• Skip to primary navigation
  • Skip to main content
  • Skip to primary sidebar
  • O que é Responsabilidade Social?
    • Quem somos
  • Divulgue seu Projeto
  • Envie seu artigo
  • Anuncie
  • Contato

Responsabilidade Social

  • Entrevista
  • Noticias
  • Artigo
  • Charge
  • Oferta-de-trabalho
  • Perfil
  • Editorial
You are here: Home / Entrevista / Paulo Pompilio

Paulo Pompilio

October 25, 2020 by admin Leave a Comment

Sustentabilidade é a marca do setor varejista

Sustentabilidade é a marca do setor varejista

A maior empresa de varejo da América Latina, o Grupo Pão de Açúcar (GPA), não enfrenta mais dificuldades para implementar ações de responsabilidade social. A afirmação é do diretor de Responsabilidade Socioambiental da instituição, Paulo Pompilio. Segundo ele, a atuação da organização nesse setor se faz por meio de pequenas iniciativas em diversas frentes e que há décadas o grupo acredita que o papel de uma empresa vai muito além do fornecimento de produtos e serviços ou de geração de lucros para seus acionistas.

Em entrevista exclusiva para o Responsabilidade Social.com, Pompilio apresenta o balanço da atuação responsável do Pão de Açúcar em 2009 e destaca as metas para este ano. Entre elas está a proposta de iniciar o levantamento de emissões de carbono com o estabelecimento de metas, a intensificação de ações de rastreabilidade da carne e a diminuição ainda mais do consumo de sacolas plásticas. Confira.

1) Responsabilidade Social – O Grupo Pão de Açúcar fechou 2009 com investimentos da ordem de R$ 60 milhões na área socioambiental. Quais as frentes de atuação da empresa nesse segmento e como é pautada a gestão de responsabilidade social e ambiental do grupo?
Paulo Pompilio
– A atuação de responsabilidade socioambiental do Grupo Pão de Açúcar está baseada em três grandes frentes de atuação. Tratam-se de programas de qualidade de vida com as iniciativas esportivas e de alimentação saudável; programas sociais voltados para educação e transformação social e programas de sustentabilidade em que se enquadram as iniciativas ligadas a meio ambiente e de diminuição do impacto da nossa operação.

2) RS – O balanço apresentado traz números animadores. A rede comercializou mais de 1.000.000 sacolas retornáveis, arrecadou 32 mil toneladas de lixo seco (papelão, plásticos, metal, vidro) e 184 litros de óleo de cozinha nos programas de reciclagem. Mas como o senhor defenderia para um cliente, que a empresa é realmente responsável?
PP
– O Grupo Pão de Açúcar pensa em sustentabilidade para um mundo melhor e faz isso por meio de pequenas iniciativas em diversas frentes, para serem percebidas por todos os nossos clientes. As ações são inúmeras, vão desde as estações de reciclagem que oferecem o descarte correto de resíduos, a oferta de produtos orgânicos com rastreabilidade e qualidade garantida, passando por campanhas de arrecadação de brinquedos, livros e agasalhos. Essa atuação possibilita que todos participem de alguma forma. Também desenvolvemos programas de aproveitamento e melhoria da alimentação, tratamento do lixo gerado nas lojas, redução do consumo de energia e água, entre outros.

3) RS – Qual o significado do termo “responsabilidade social” para a maior empresa de varejo da América Latina?
PP
– O GPA sempre acreditou que o papel de uma empresa vai muito além do fornecimento de produtos e serviços ou de geração de lucros para seus acionistas. O grupo acredita também que mudanças de hábitos e atitudes conscientes constroem um mundo melhor. Prova disso são as dezenas de ações sociais que o grupo promove há décadas. Hoje, o principal reflexo dessa postura da organização, tem como atribuição informar, liderar e multiplicar as práticas de responsabilidade social da empresa.

4) RS – Entre as ações realizadas no ano passado, está a inauguração de quatro lojas verdes e a conquista da certificação LEED para a unidade de Indaiatuba, que figura como o primeiro e único supermercado da América Latina com a aprovação da United States Green Building Council (USGBC), ONG de grande reconhecimento para certificação ambiental de edificações. Mas, de uma forma geral, a empresa tem um plano com metas anuais para minimizar o impacto ambiental decorrente de sua operação ou para prevenir os riscos ambientais?
PP
– A preocupação do GPA em minimizar o impacto da sua operação é constante, desde ações simples como a diminuição do uso de embalagens na frente de caixa, com programas de redução do consumo de sacolas plásticas, bem como as construções verdes e iniciativas de redução no consumo de água e energia, o tratamento do lixo orgânico e a reciclagem de óleo das lojas.

5) RS – Hoje o consumo consciente está entre as maiores preocupações das empresas. De que forma o Pão de Açúcar se prepara para atender esse cliente? Quais as principais mudanças no comportamento deles percebidas pelo grupo nos últimos anos?
PP
– O Grupo Pão de Açúcar foi a primeira empresa do varejo a oferecer aos seus clientes uma alternativa para o descarte correto dos materiais recicláveis, em 2001, com a implementação das Estações de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever. O crescimento significativo dos volumes arrecadados e a implementação de mais pontos de coleta mostram a mudança de comportamento dos clientes que aderiram à causa da preservação do meio ambiente e enxergam o Pão de Açúcar como principal incentivador de ações desse tipo. O aumento da venda de sacolas retornáveis e o uso de caixas de papelão pelos clientes também mostra a expansão da conscientização dos clientes ao diminuírem o uso de sacolas plásticas.

6) RS – As certificações, conhecidas como “selos verdes” têm crescido exponencialmente no país nos últimos anos e alcançou o mercado de alimentos, por exemplo. Como o senhor avalia a popularização dessas certificações? Esse aumento é positivo? Um número desenfreado de certificações pode banalizar o processo?
PP
– O aumento de certificações mostra a preocupação crescente da população com empresas atentas em diminuir o seu impacto no meio ambiente, assim como o desejo de consumir produtos cada vez mais sustentáveis. A sociedade vem demandando das empresas que elas tenham ações em prol do meio ambiente e isso está diretamente ligado com a imagem que elas conquistam no mercado.

7) RS – Em que segmentos o Brasil poderia investir mais em produtos sustentáveis?
PP
– O Brasil é um país muito rico e com possibilidades infinitas para produção sustentável. É perceptível um o aumento significativo de produtos orgânicos que aderem à produção sustentável.

8) RS – O senhor tem enfrentado dificuldades para gerenciar o processo de responsabilidade social dentro da cultura do Pão de Açúcar? Quais os desafios que a empresa ainda enfrenta quanto o tema é responsabilidade social?
PP
– Não, pois há décadas promovemos ações de responsabilidade social. O grande desafio hoje é multiplicar todas as ações sociais para todos os locais onde temos lojas e engajar os clientes, para que possamos aumentar o numero de pessoas beneficiadas.

9) RS – Quais são os principais projetos de sustentabilidade que a instituição dará continuidade em 2010? Quais são as expectativas de investimento para este ano?
PP
– A idéia para 2010 é continuar com os projetos tradicionais de sustentabilidade que tem tido a participação crescente dos consumidores a cada ano, por exemplo, as estações de reciclagem, o caixa verde, a venda de sacolas retornáveis, a construção de mais lojas verdes, entre outros. Além disso, iremos iniciar o nosso levantamento de emissões de carbono com o estabelecimento de metas, intensificar as ações de rastreabilidade da carne, diminuir ainda mais o consumo de sacolas plásticas nas lojas, oferecer novas oportunidades de embalagem, entre outras ações.


Grupo Pão de Açúcar – Telefone: (61) 3347-1030

Também nessa Edição :
Perfil: Peterson Marcon
Artigo: Informação faz diferença em consumo consciente
Notícia: O que deu na mídia (edição 92)
Notícia: Concurso reconhece iniciativas inovadoras para gestão de resíduos sólidos em MG
Notícia: Preocupação com o meio ambiente sem maquiagem
Notícia: Visão empresarial aplicada no social
Oferta de Trabalho: Procura-se (03/2010)

Filed Under: Entrevista Tagged With: Emissões, Meio Ambiente, preservação do meio ambiente, programas sociais, Reciclagem, responsabilidade social, responsabilidade socioambiental, Sustentabilidade

Reader Interactions

Leave a Reply Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Primary Sidebar

Veja mais

Conheça Os Direitos Das Pessoas Com Deficiência Ao Se Hospedarem

Conheça Os Direitos Das Pessoas Com Deficiência Ao Se Hospedarem

September 25, 2023 Leave a Comment

O Papel das Redes Sociais na Responsabilidade Social: Conectar Pessoas e Causas

O Papel das Redes Sociais na Responsabilidade Social: Conectar Pessoas e Causas

September 12, 2023 Leave a Comment

Como as organizações podem contribuir para a educação de crianças carentes em comunidades locais

Como As Organizações Podem Contribuir Para A Educação De Crianças Carentes Em Comunidades Locais

August 29, 2023 Leave a Comment

Recent Posts

  • Conheça Os Direitos Das Pessoas Com Deficiência Ao Se Hospedarem
  • O Papel das Redes Sociais na Responsabilidade Social: Conectar Pessoas e Causas
  • Como As Organizações Podem Contribuir Para A Educação De Crianças Carentes Em Comunidades Locais
  • A Importância Do Voluntariado Corporativo E Como Implementá-Lo Em Sua Empresa
  • Moda e PCDs: 10 Formas de Promover a Inclusão no Mundo Fashion

Copyright © 2002 - 2022 Responsabilidade Social — ISSN: 1677-4949. Website support service