Ajudar causas sociais é apenas um dos fatores que incentivam a adoção de animais
O comportamento das gerações mais recentes passou por diversas mudanças, incluindo a percepção de futuro, fazendo com que muitas pessoas optem por adotar um pet em vez de ter filhos. Com isso, tutores investem em adestramentos e produtos Zee Dog, tendo cada vez mais uma visão humanizada sobre a entrada dos animais para a família.
Em um estudo de 2023 realizado pela Organização Mundial da Saúde, foi mapeada a existência de cerca de 30 milhões de animais em situação de abandono somente no Brasil. Esse número inclui principalmente cães e gatos, que além de sofrerem com desnutrição, maus tratos e doenças, contribuem para outros problemas urbanos.
Hoje em dia existem muitas iniciativas de resgate desses animais, realizando cuidados médicos e encaminhando-os para adoção. Quem deseja agregar um pet dentro de casa pode oferecer e obter inúmeros benefícios através da adoção em contraponto com a compra de animais.
Adoção de animais: como funciona e por que vale a pena
Antes de tudo, é preciso entender que a adoção de pets envolve muita responsabilidade, tanto da parte doadora quanto da parte adotiva. É bastante comum encontrar posts em redes sociais de pessoas doando filhotes de cães, gatos e outros pets que nasceram de animais de estimação que já possuem donos.
Um animal de estimação requer cuidados e atenção, sem falar no impacto do orçamento, então a adoção deve ser pensada de forma responsável. A seguir você entende melhor como encontrar animais para adoção e garantir a regularidade do processo, além de conhecer as vantagens que tanto os animais quanto você desfrutam após a adoção.
Processo de adoção responsável
Se você optou por adotar um animal de alguém doando filhotes recém-nascidos, tenha em mente que pode ser necessário arcar com os custos de transporte. Após a adoção, o ideal é levar o animal ao veterinário para regularizar o calendário de vacinação e realizar alguns procedimentos, como a castração.
Já na adoção intermediada por ONGs ou outras instituições, pode ser cobrada uma taxa de adoção, que inclui documentos, vacinas e custos de manutenção do espaço. Nesses lugares, é comum que haja fila de espera e uma triagem inicial, justamente para assegurar que a intenção de adotar é responsável.
Muitas dessas instituições são fortemente atreladas a causas animais, combatendo maus tratos e abandono, resgatando animais e mantendo abrigos temporários, onde eles permanecem até a adoção. A sugestão é pesquisar o histórico de cada local antes de adotar, garantindo que as atividades ali sejam de fato bem-intencionadas.
Feiras de adoção
Em paralelo a isso, existem feiras de adoção que podem ser itinerantes ou acontecer em um mesmo local regularmente. Essas feiras normalmente são organizadas por ONGs ou até mesmo pet shops, seguindo os mesmos procedimentos mencionados acima, mas com o objetivo de alcançar um maior número de pessoas.
Nelas, é comum encontrar pets para adoção já adultos, ou que possuem alguma característica física que causa desvantagem na escolha entre os demais. Nesses eventos, é possível interagir diretamente com os animais, conhecer o histórico da instituição e fazer doações, mesmo sem adotar um animal.
Amor de pet não tem preço
Quem opta por comprar animais de estimação certamente possui seus motivos, mas é inegável que a adoção é muito mais benéfica, além de democrática. Ao adotar um pet, você está contribuindo para amenizar problemas sociais, como abandono de animais nas ruas, saúde pública e segurança.
Além disso, o valor de um animal de raça pode ser muito alto, então a adoção é uma maneira de tornar acessível o encontro entre quem deseja ter um pet mas não pode arcar com custos para além de alimentação, cuidados médicos e documentação. Adotar também é um ato de amor, e o pet será eternamente grato por ter sido escolhido para compartilhar momentos inesquecíveis ao seu lado.
Leave a Reply