A edição de número 102 do Responsabilidade Social.com traz uma entrevista exclusiva com o ex-secretário de Educação de São Paulo, Gabriel Chalita, que faz um balanço sobre a área de educação no país e principais desafios para a próxima década. Autor de leis importantes, como estadual de SP anti-bullying, Chalita é reconhecido nacionalmente pela sua dedicação e atuação incansável na temática. Na avaliação dele, a educação apresenta avanços significativos no país e entre as ações prioritárias para que o Brasil continue a crescer ele aponta a valorização do professor e adoção de temas transversais.
A seção notícias destaca a realização da Segunda Conferência Internacional: Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas (Icid 2010), realizada entre os dias 16 e 20 deste mês em Fortaleza (CE). A proposta do evento foi incluir de forma efetiva as questões relacionadas aos efeitos do aquecimento global em regiões áridas e semiáridas nas agendas de debates nacionais e internacionais.
A editoria traz também matéria sobre o Programa Agricultura de Baixo Carbono, instituído oficialmente no último dia 17. A iniciativa destinará R$ 2 bi para práticas agronômicas que permitem compatibilizar aumento da produção e proteção ao meio ambiente, com a redução da emissão de gases de efeito estufa. Os recursos podem ser tomados pelo produtor rural e o crédito terá taxa de juros de 5,5% ao a.a.
Esta seção divulga também a ação lançada pelo Na Hora, no DF, que fortalecerá a prática de responsabilidade ambiental. O órgão, que presta serviços diversos ao cidadão, implantou uma agenda ambiental, que norteará a conduta dos servidores da instituição. São diretrizes para a preservação de recursos naturais, como o uso de papel reciclado e seu reaproveitamento e a economia de energia e água.
Perfil traz a história de Rogério Toledo, que doou medula óssea e deu fim ao sofrimento de um paciente cadastrado no Inca. Ele participou campanha lançada pelo Inca em 2004. Casado e pai de duas filhas, ele soube da ação na ArcelorMittal Brasil, onde trabalha. A instituição já investiu mais de R$ 1 milhão na causa.
E por fim e artigos, Ricardo Voltolini, publisher da revista Idéia Socioambiental faz uma análise sobre selos verdes e como esse movimento veio para ficar. Em muitos mercados, eles estão efetivamente se transformando em regra para fazer negócios, variável de competitividade para produtos e critério relevante para consumo responsável. A pressão vem dos mercados, consumidores e governos.
Boa leitura!
Também nessa Edição :
Perfil: Rogério Toledo
Entrevista: Gabriel Chalita
Artigo: As novas regras do jogo
Notícia: O que deu na mídia (edição 102)
Notícia: Conferência propõe políticas para o semiárido
Notícia: Agricultura sustentável (2010/08)
Notícia: Órgão de atendimento ao cidadão do DF adota agenda ambiental
Oferta de Trabalho: Procura-se (08/2010)
Leave a Reply