Funcionários do Na Hora, prática inovadora de gestão pública do país, participam de curso sobre educação ambiental e estabelecem medidas para conservação do meio ambiente
O Serviço de Atendimento Imediato ao Cidadão, projeto conhecido como Na Hora no Distrito Federal, lançou uma iniciativa para fortalecer a prática de responsabilidade ambiental. A unidade de Taguatinga implantou a agenda ambiental, documento que prevê algumas medidas a serem adotadas pelos servidores do órgão para a preservação de recursos naturais, como o uso de papel reciclado e seu reaproveitamento e a economia de energia e água.
“Estamos em um momento de preocupação em salvaguardar o meio ambiente para as gerações futuras. Isso exige que todos estejam empenhados em fomentar o uso renovável dos recursos naturais”, afirma Hermínio Medeiros, coordenador da ação e membro da equipe de representação do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) no Na Hora.
Entre as ações adotadas, destaque para a instalação de um minhocário, na cantina da instituição, para realizar a compostagem dos resíduos orgânicos. Também foi criada a ‘sextas-feiras ambientais’, que permitirá reunir a comunidade, uma vez ao mês, para discutir temas relacionados ao meio ambiente. Também foram instalados dosadores de vazão nas descargas dos sanitários.
A ação é resultado de um curso iniciado em outubro de 2008 sobre educação ambiental. A oficina beneficiou 52 servidores e foi idealizado pelo Ibram. De acordo com Hermínio Medeiros, a ideia partiu dos próprios funcionários, que observavam o desperdício de água, energia e papel no local de trabalho. “A adesão de todos que aqui trabalham foi realmente impressionante”, destaca.
Com duração total de 60 horas, o curso foi dividido em três módulos que ofereceram aos participantes aulas teóricas sobre temas como reciclagem, consumo de água e energia, recursos hídricos e unidades de conservação, além de oficinas de trabalho e criação de grupos temáticos para discutir problemas ambientais existentes no local.
Também de acordo com Medeiros, a expectativa agora é promover um curso de educação ambiental para aqueles que desenvolvem serviços de apoio na instituição, como o pessoal da segurança e limpeza. “Essa é uma cobrança dos próprios funcionários”, completa.
O Na Hora é considerado um dos mais bem sucedidos exemplos de inovação em gestão pública no país. Criado em 2002, projeto tem como finalidade facilitar o acesso do cidadão aos serviços públicos e ampliar os canais de comunicação entre o Estado e o cidadão. Para isso, oferece cerca de 300 tipos de serviços prestados por órgãos do governo local, federal, Justiça e entidades parceiras em um único local.
Na Hora – Endereço: Unidade Taguatinga – Edifício Shopping Mall – 3º andar.
Também nessa Edição :
Perfil: Rogério Toledo
Entrevista: Gabriel Chalita
Artigo: As novas regras do jogo
Notícia: O que deu na mídia (edição 102)
Notícia: Conferência propõe políticas para o semiárido
Notícia: Agricultura sustentável (2010/08)
Oferta de Trabalho: Procura-se (08/2010)
Leave a Reply