Instituto Arcor anuncia novo projeto educacional

1501-phpUswWrg

Iniciativa substituirá o Programa Minha Escola Cresce, que atendeu três estados brasileiros

O Instituto Arcor Brasil anunciou, no final de setembro, o lançamento do projeto Escola em Movimento. A iniciativa está sendo formulada em parceria com educadores de escolas públicas do interior de São Paulo e substituirá o Programa Minha Escola Cresce, realizado entre 2004 e 2012 em três estados brasileiros.

Antes de iniciar a nova ação, o instituto pretende apresentar uma avaliação do programa em curso atualmente no país. Para tanto, realizará no dia 30 de novembro, em Campinas (SP), o Seminário Práticas Exitosas, que reunirá educadores e gestores envolvidos. O objetivo é discutir boas práticas do Minha Escola Cresce, que beneficiou escolas públicas do interior de São Paulo, de Contagem (MG) e Ipojuca (PE).

A iniciativa abrangeu a capacitação de educadores, visitas técnicas e aplicação de instrumentos de monitoramento e avaliação, somando o apoio a 182 projetos de escolas públicas nos três estados. Entre as ações contempladas vale destacar a criação e estruturação de bibliotecas escolares, realização de oficinas em várias linguagens artística, como teatro, música e dança, além de práticas esportivas. Também foram apoiados projetos voltados para a educação especial de crianças e adolescentes com deficiência.

Na avaliação do instituto, os projetos foram concebidos de modo a estimular o protagonismo juvenil e a maior participação das famílias na vida das escolas. A ideia era, em síntese, fortalecer a escola pública, como espaço essencial no processo educacional. De acordo com a instituição, espera-se que a experiência acumulada ao longo de oitos anos ofereça importantes subsídios para o novo programa.

Intercâmbio social

O Programa Minha Escola Cresce também foi realizado na Argentina de 1996 e 2004, resultando no apoio a 188 projetos implementados nas 23 províncias. Naquele país, a iniciativa foi encerrada em razão das mudanças conceituais, operacionais e estratégicas na Fundação Arcor, que conduzia as ações.

Segundo números apresentados pelo Instituto Arcor Brasil, nos dois países foram beneficiados, por exemplo, mais de 30 projetos de comunicação escolar e em ações voltadas para discutir temas da sustentabilidade em mais de 50 escolas.


Instituto Arcor Brasil - Telefone: (19) 8206.1867

Também nessa Edição nº: 144
Entrevista: Fernando Alves
Entrevista: Antônio Celso da Silva
Artigo: A educação e os novos prefeitos, artigo de Mozart Neves Ramos
Notícia: Estudo mostra que a maioria dos biocombustíveis não é verde
Notícia: Brasil sedia Simpósio Econômico Global 2012
Oferta de Trabalho: Procura-se (10/2012)