Grupo Arcor

10426

Arcor é uma corporação multinacional da Argentina cujas atividades se concentram no setor alimentício. Foi fundada em 5 de julho de 1951, na localidade de Arroyito, na província de Córdova. Atualmente possui mais de 30 plantas industriais, espalhadas pela Argentina, Brasil, Chile e Peru.

O Grupo Arcor chegou ao Brasil em 1981 com a aquisição da Nechar Alimentos Ltda. A partir dessa data a fábrica expandiu-se consideravelmente devido aos substanciais investimentos em maquinário, equipamentos, reformas e construções de novos prédios. Hoje, a Arcor é a principal exportadora de guloseimas do país, produz 170 mil toneladas/ano, é líder no segmento de chicletes infantis e terceiro produtor de chocolates.

A Arcor, no Brasil, é a majoritária da joint venture entre Arcor e a francesa Danone no setor de biscoitos, dando origem à maior empresa de biscoitos da América do Sul e assumindo assim as operações comerciais das marcas AymoréTriunfo e Danix, sendo líder em biscoitos em Minas Gerais.

Além de suprir o mercado interno, as marcas e produtos fabricados no Brasil são conhecidos no exterior, permitindo que as exportações tenham destinos bem diferentes, tais como África do Sul, Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, Espanha, Estados Unidos, Coréia, Filipinas, China, Paraguai e Uruguai, somando mais de 120 países.

A Fundação Arcor foi criada em 1991, para cumprir a tradição de compromisso e responsabilidade herdada dos fundadores da empresa. Atualmente, suas atividades estão alinhadas com a Política de Investimento Social do Grupo Arcor. Sua missão é contribuir para que a educação seja ferramenta de igualdade de oportunidades para a infância. Dois objetivos estratégicos orientam as ações da Fundação Arcor:

1. Produzir e compartilhar conhecimentos teóricos e metodológicos que contribuam para a igualdade de oportunidades educativas.

2. Contribuir para instalar na sociedade e na agenda pública a importância de trabalhar a favor da igualdade de oportunidades educativas para a infância.

Além disso, em 2004 o Instituto Arcor Brasil passou a coordenar o investimento social do Grupo Arcor no Brasil. Os programas e projetos desenvolvidos, por iniciativa própria e em parceria, estão alinhados com o cumprimento de sua missão, que é contribuir para que crianças e adolescentes tenham igualdade de oportunidades, por meio da educação.

Com base nesse propósito, implementam-se ações voltadas para fortalecer a escola pública, a criação de redes comunitárias visando a educação integral e o apoio a projetos de educação ambiental e desenvolvimento de base, voltados para a erradicação da pobreza e ao fortalecimento da democracia. Por exemplo, a Escola em Movimento é um de seus projetos educacionais, que incentiva a vida ativa por meio do brincar e da recreação no espaço da escola de ensino fundamental. Ano passado o Instituto Arcor comemorou 10 anos de atividades.

Uma das marcas do Instituto durante estes 10 anos é o trabalho que desenvolve em parceria com outros institutos, fundações e organizações da sociedade civil, como por exemplo: Projeto TAMAR, Childhood Brasil, RedeAmérica, entre outros.

 

Para maiores informações sobre o Grupo Arcor, acesse Instituto Arcor.




Também nessa Edição nº: 186
Artigo: 7 dicas para empresas se tornarem mais sustentáveis e ajudarem o planeta
Notícia: O que deu na mídia (edição 186)
Notícia: APAE Salvador recebe doação da Feijoada do Bem