Ativismo social

1204-phplEx0wW

Nova enquete publicada na edição 112 do Responsabilidade Social.com quer saber se você participa de manifestações e abaixo-assinados na internet. A proposta é avaliar se esse é um instrumento eficiente de atuar no ativismo social. Participe.

A publicação traz ainda uma entrevista com Ben Sangari, presidente do Instituto Sangari. Ele mostra como a ciência, tecnologia e a inovação podem ser utilizadas para superar gargalos em setores como saúde e educação e detalha as ações realizadas pela instituição que promove a difusão da ciência por meio de exposições, publicações e projetos. As ações já beneficiaram cerca de um milhão de pessoas, em sua maioria jovens e crianças.

A seção notícias destaca o Projeto Pescar, ação realizada no Distrito Federal desde 2004 e que tem preparado alunos de escolas públicas para o mercado de trabalho. O índice de empregabilidade é de 90%. As inscrições para turma de 2011 começam em fevereiro. A editoria também mostra o trabalho em curso em Santos, no litoral paulista. Um grupo formado por universitários do Brasil e do exterior trocou o descanso por férias solidárias e até o próximo mês realizará ações que contempla reforma de espaços públicos.

Outro destaque é o balanço da Junior Achievement São Paulo, que deve superar a marca de 200 mil beneficiados neste ano. O desempenho é resultado da aplicação de programas educacionais com foco em economia e negócios para crianças e jovens. Em 2010, os resultados apontam para um acumulado de mais de 180 mil participantes. As aulas abordam temas relacionados ao mundo empresarial, como administração, economia, negócios, livre iniciativa, ética e sustentabilidade.

Em perfil, a publicação apresenta o trabalho do arquiteto e urbanista, João Ricardo, que conquistou o Prêmio Von Martius de Sustentabilidade, na categoria Humanidade. Trata-se de um dos concursos mais importantes do país no segmento e é voltado para empresas e profissionais que atuam com o tema. A inovação criada por ele é apoiada no tripé justiça social, preservação ambiental e viabilidade econômica e poderá beneficiar ex-detentos de todo o país.

Em artigos, Vilmar Berna discute o tema “pessoas melhor para um um mundo melhor”. Ele questiona se estamos sendo pessoas melhores e estamos educando filhos melhores para este mundo novo ou seguimos fazendo escolhas que nos mantém com os dois pés no mundo velho.

Boa leitura!




Também nessa Edição nº: 112
Perfil: João Ricardo Magalhães Gonçalves
Entrevista: Ben Sangari
Artigo: Pessoas melhores para um mundo melhor
Notícia: O que deu na mídia (edição 112)
Notícia: Férias solidárias
Notícia: Junior Achievement planeja atender 200 mil jovens neste ano
Notícia: Ensinando a pescar
Oferta de Trabalho: Procura-se (01/2011)