Junior Achievement planeja atender 200 mil jovens neste ano

Alunos do programa Miniempresa e seus produtos

Alunos do programa Miniempresa e seus produtos

Por meio de programas educacionais, instituição prepara adolescentes para o mercado de trabalho

A Junior Achievement São Paulo, unidade paulista da organização internacional Junior Achievement, pioneira mundial em educação com foco em economia e negócios para crianças e jovens, deve superar a marca de 200 mil beneficiados neste ano. O desempenho é resultado da aplicação de programas educacionais, com metodologia própria desde 1983, quando se iniciaram as atividades da instituição no Brasil. Em 2010, os resultados apontam para um acumulado de mais de 180 mil participantes.

O foco do trabalho da entidade é despertar o espírito empreendedor em crianças e jovens, ainda na escola, e proporcionar-lhes uma visão clara do mundo dos negócios. Os programas educacionais oferecidos trabalham temas relacionados ao mundo empresarial, como administração, economia, negócios, livre iniciativa, ética e sustentabilidade.

No programa Miniempresa, por exemplo, os alunos exercitam os conceitos na prática. Com o apoio de quatro consultores voluntários, eles desenvolvem, durante 15 jornadas, uma miniempresa, realizando desde o estudo de viabilidade, escolha do nome, produção até o pagamento de ordenados e divisão de lucros entre os acionistas.

“Eu achei muito interessante e divertido, pois aprendi como lidar com pessoas diferentes e com um outro nível profissional. Foi um projeto nota 10, agora sei como lidar com a vida e vou seguir carreira profissional como diretora de produção”, afirma Beatriz Dias Santos, que participou do programa Miniempresa em sua escola, na capital paulista.

Ao todo, a organização desenvolve 18 programas educacionais, que chegam aos beneficiários por meio da parceria com empresas mantenedoras, que custeiam os programas e cedem seus colaboradores para atuação voluntária, e escolas e entidades, que abrem suas portas para que crianças e jovens sejam beneficiados.

“A Junior Achievement trabalha com base em uma interessante metodologia, onde os quatro pilares básicos do trabalho (jovens, voluntários, escolas e empresas) são expostos uma troca viva de realidades, potencializando o poder de transformação das ações, despertando em todos a vontade de assumirem sua condição de agentes de mudança”, explica a diretora executiva, Gisela Cordeiro. Segundo a instituição, a meta para 2012, completará 30 anos de existência, é alcançar outra marca histórica de 15 mil voluntários.


Junior Achievement São Paulo - Tel: (11) 3285-4527

Também nessa Edição nº: 112
Perfil: João Ricardo Magalhães Gonçalves
Entrevista: Ben Sangari
Artigo: Pessoas melhores para um mundo melhor
Notícia: O que deu na mídia (edição 112)
Notícia: Férias solidárias
Notícia: Ensinando a pescar
Oferta de Trabalho: Procura-se (01/2011)