Filmes sobre sustentabilidade e preservação

filmes

Por Andreza Souza*

Se preocupar mais com o meio ambiente é, não só uma tendência que atinge apenas a sociedade civil, mas principalmente empresas privadas. Iniciativas que visam o cuidado e a preservação do meio ambiente trazem não só ética aos negócios e respeito ao planeta, mas muitas organizações encontram nestes investimentos uma oportunidade de trabalhar sua marca e evidenciar sua boa reputação.

A sociedade civil, por sua vez, também precisa fazer sua parte e criar uma responsabilidade social. E esse dever é diário. Não jogar lixo em lugares indevidos, reciclar e reutilizar materiais e produtos quando possível, não desmatar, não provocar queimadas acidentais, por exemplo, são atitudes simples, mas que podem fazer uma grande diferença, tanto para o mundo, quanto para nossa saúde. Além disso, é importante estar sempre informado. Ter conhecimento sobre o meio ambiente e a natureza, potencializa ainda mais o trabalho de preservação destes bens tão essenciais para a vida humana.

Alguns filmes e documentários, inclusive, exercem bem este papel de informar sobre a sustentabilidade. Alguns deles são bem didáticos e explicam, por exemplo, as verdadeiras causas do aquecimento global. Outros dão dicas importantes de como a sociedade deve se comportar diante destes problemas ambientais que afetam todo o mundo.

Confira:

Flow

Flow, por exemplo, retrata a situação de água atual e de como a escassez e problemas com abastecimento estão intimamente ligados à lógica de consumo deste bem tão precioso. Além disso, o filme traz algumas importantes reflexões: questiona sobre o dono da água, afinal, quem é o dono e quem decide sobre este recurso?

A produção de Irena Salina conscientiza os espectadores sobre a importância de um dos elementos mais essenciais para a vida humana e de como é fundamental que a tratemos com responsabilidade, não desperdiçando.

Uma Verdade Inconveniente

Idealizado pelo ex-vice-presidente, Al Gore, este documentário dirigido por Davis Guggenheim traz importantes discussões sobre um dos temas mais recorrentes em todo o mundo: o aquecimento global. Gore traz a produção discussões fundamentais que cercam o problema. Quais são as reais causas da mudança climática? Como a humanidade pode contribuir para que este problema seja solucionado e não afete mais o planeta Terra?

Segundo Gore, é essencial que as pessoas estejam mais preocupadas com a mudança climática e para isso, ele fornece informações e muito conteúdo, provando a todos o quão é importante um esforço conjunto para a preservação de todo o meio ambiente.

A última hora

Dirigido por Nadia Conners e Leila Conners Petersen, este documentário conta com opiniões de diversos cientistas que tentam explicar como a ação humana intervém nas catástrofes naturais que acontecem em todo o mundo. Nesse sentido, cerca de 50 profissionais tentam encontrar formas de conter a degradação do ambiente.

No documentário, é possível perceber como as próprias intervenções humanas no ambiente tem a prejudicar a humanidade e das consequências que estes problemas podem acarretar no futuro.

2012: Tempo de Mudanças

O filme dirigido por João G. Amorim, retrata alternativas possíveis para que o planeta continue a ser sustentável. Com entrevistas com Gilberto Gil e outras celebridades, a produção constrói possibilidades para um mundo mais ecologicamente correto, com construções e trabalhos sustentáveis e outras opções.

“Tempo de Mudanças” oferece ao espectador uma nova forma de encarar a vida e mostra que com algumas atitudes diárias, grandes diferenças podem ser feitas. Também retrata o cotidiano daqueles que optaram por viver de um modo diferente ao da sociedade contemporânea e, consequentemente, ganham em qualidade de vida.

What A Way To Go: Life at the End of Empire

Timothy Bennett é o diretor e personagem deste documentário. A produção mostra toda a mudança de Tim quando passa a investigar suas origens e descobre algumas realidades como, por exemplo, mudanças de clima, escassez de recursos, ambientes degradados e um mundo chegando ao ponto de explodir.

“What A Way To Go: Life at the End of Empire” enfrenta a dura realidade do que espera a humanidade do futuro. se caso não começar a tratar do meio ambiente como prioridade. A tendência é que problemas assim afetem a todos. Atitudes precisam ser tomadas!

A Corporação

“A Corporação” é um documentário e ganhou mais de 26 prêmios na categoria. A produção dirigida por Mark Achbar e Jennifer Abbott mostra, especialmente, como as corporações modernas de todo o mundo afetam o meio ambiente e o ecossistema. O documentário analisa como estas organizações impactam a sociedade, a vida cotidiana e a natureza.

Mark e Jennifer trouxeram à tona o papel que as empresas têm com o meio ambiente e de como eles devem, cada vez mais, criar essa preocupação.


Fonte: www.combomultinet.com

Também nessa Edição nº: 201
Perfil: Grupo Mais Unidos
Entrevista: Anna Helena Altenfelder
Notícia: Projeto de Mobilização pela Tecnologia Assistiva chega ao fim
Notícia: Jornada de Foguetes aproxima jovens das ciências espaciais
Notícia: O que deu na mídia (edição 201)
Oferta de Trabalho: Oportunidade de Trabalho