Projeto de Mobilização pela Tecnologia Assistiva chega ao fim

image002

Depois de alguns meses de expectativa, chegou ao fim o COlabora (http://www.mercur.com.br/COlabora/), projeto da Mercur que visa mobilizar pessoas para a construção colaborativa de soluções que melhorem a vida de pessoas com mobilidade reduzida. Nos últimos meses os colaboradores envolvidos no projeto tiveram a oportunidade de se integrar, de construir relacionamentos e através deles puderam ampliar muito seus conhecimentos, mas, enfim, chegou a hora de conhecer os grupos que trabalharam e pensaram em formas de construir uma muleta, a partir das reais necessidades das pessoas, considerando a redução dos impactos humanosocioambientais.

image004

Os grupos Apoio Sustentável, Cusco Studio, DEAR, Integração, Mobiliza, Muleve, Plástico IFRS, TIL e Uni Design tiveram a chance de apresentar seus projetos e estiveram à disposição das pessoas que visitaram o Laboratório de Inovação Social, na Mercur, para esclarecer dúvidas e mostrar seus trabalhos com mais detalhes. Assim, os convidados, junto com a comissão julgadora, puderam conversar tranquilamente com os participantes, opinar sobre os projetos e deixar seu voto para ajudar a eleger as ideias com que mais se identificaram. Inclusive os membros dos grupos participantes tiveram a mesma chance votar em 3 projetos diferentes.

Os projetos dos grupos Cusco Studio, TIL e Integração foram os que mais adequadamente construíram seus projetos de acordo com os requisitos da mobilização COlabora e, assim, foram reconhecidos pela dedicação com que trabalharam ao longo dos últimos meses na criação dos projetos.

“Não foi nada fácil a escolha dos 3 projetos, porque encontramos pontos de vista diferentes, complementares e sensacionais. O COlabora recompensou a todos os envolvidos de inúmeras formas. Para nós da Mercur: através dos laços, da ampliação de conhecimentos necessários a condução do projeto, da ampliação de conhecimentos pelas trocas entre os grupos e demais participantes, dos questionamentos que nos mobilizaram ao longo do caminho e da experiência de promover, pela primeira vez, um projeto nestes moldes”, conta Claudia Regert, colaboradora da Mercur.

image003

O COlabora teve início em março deste ano e passou por duas fases distintas. A primeira chamada “Fase das Ideias”, que foi finalizada em maio, e a outra chamada “Fase dos Projetos”, que teve fim no último sábado. Confira abaixo todas as ideias apresentadas e, em destaque, aquelas que foram contempladas:

– STED: Substituição total ou parcial do uso do alumínio na muleta buscando por materiais mais sustentáveis, renováveis ou que possuam maior facilidade de acesso e/ou utilização (Cusco Studio).

– Tubos de Papelão como Alternativa à Substituição do Alumínio na Fabricação de Muletas: substituição do alumínio pelos tubos de papelão, como principal matéria-prima. (Integração).

– Bambuleta: criação de muletas de bambu adaptáveis com kits de montagem para uso como muleta axilar ou como muleta canadense, a critério da necessidade do usuário (TIL).

Demais projetos apresentados:
– Apoio Sustentável: “muleta modular” baseada quase que totalmente no material Politereftalato de etileno, com a possibilidade de reciclagem total do produto.

– Projeto Muleta Modular Dobrável 4U: desenvolvimento de um produto modular diferenciado e acompanhado de seus módulos e acessórios.

– SMARTCANE – A Bengala Inteligente: bengala do tipo canadense que tem como objetivo reduzir o peso suportado pelas pernas do usuário e ao mesmo tempo aumentar a estabilidade na postura, contribuindo também para a independência na locomoção.

– Motriz: possibilidades de melhorias, como aumentar a praticidade e a mobilidade da muleta a ser proposta.

– Muleve: eliminação do uso do alumínio de todas as partes da muleta, buscando reduzir o esforço físico e o cansaço do usuário, além de utilizar um polímero especifica.

– Muleta ecológica: desenvolvimento de uma nova matéria-prima para substituição do tubo de alumínio, com o objetivo de redução do peso e a possibilidade de variação da estética visual.

– Uni Crutch: utilização de matérias-primas recicladas, ainda não utilizadas no mercado, aliadas ao design diferenciado, mais limpo, funcional e com um novo sistema de ajuste de altura da muleta.


Mercur: www.mercur.com.br

Também nessa Edição nº: 201
Perfil: Grupo Mais Unidos
Entrevista: Anna Helena Altenfelder
Artigo: Filmes sobre sustentabilidade e preservação
Notícia: Jornada de Foguetes aproxima jovens das ciências espaciais
Notícia: O que deu na mídia (edição 201)
Oferta de Trabalho: Oportunidade de Trabalho