Culturas Ecologicamente Responsáveis e Técnicas para Cultivá-las

headshot

Por Daniel Packer*

O Brasil está trabalhando para se tornar um modelo global com uma agricultura mais ecológica, sustentável e economicamente benéfica. Os agricultores têm mecanizado seus processos e implementado novas estratégias de sustentabilidade, como a rotação de culturas, sistemas de plantio direto e consorciado. A seguir, estão apenas três exemplos de culturas que respeitam o ambiente e novas técnicas sustentáveis ​​para cultivá-las:

Soja

O Brasil aumentou sua produção de soja em 250 vezes nos últimos 20 anos graças à introdução de técnicas agrícolas sustentáveis, melhor uso da terra e mecanização. Isso fez com que aumentasse a exportação de soja do país, e o Brasil é hoje um dos líderes mundiais na produção de soja. Ela não só traz muitas receitas para o país, mas ainda é acessível para os brasileiros.

A mecanização é um dos principais fatores para tornar a indústria agrícola mais rentável. Máquinas pesadas, como tratores, têm ajudado a reduzir os custos do cultivo, mantendo baixos custos para os consumidores locais.

O sistema de plantio direto usado em muitas fazendas de soja tem sido aclamado como um dos sistemas agrícolas disponíveis mais sustentáveis. Com este sistema, o solo não é arado antes da sementeira, o que ajuda a manter a estrutura e a ecologia do solo. Como resultado, o solo fica efetivamente fertilizado com a matéria orgânica da planta ao longo do ano, permitindo uma melhor retenção da umidade e dos nutrientes suplementares que serão adicionados novamente ao solo.

Além disso, a rotação de culturas é praticada de modo que o solo tenha tempo para se recuperar entre as plantações. Este método torna possível plantar uma segunda colheita, como milho, no mesmo ano, o que maximiza o uso da terra e reduz ainda mais os custos.

Cana-de-Açúcar

O Brasil também é líder mundial quando se trata da produção de cana-de-açucar, produzindo mais de 600 milhões de toneladas por ano. Também é uma indústria socialmente responsável. A cana-de-açúcar é uma cultura relativamente de baixo impacto porque não precisa ser replantada todos os anos, pois ela volta a crescer após a colheita. Os agricultores só precisam substituir a colheita a cada cinco ou seis anos.

O sistema de plantio direto tem sido posto em prática para a cana-de-açúcar também. Isso permite que os agricultores usem de modo eficiente o seu espaço e proteja seu solo. Na verdade, a nova legislação estabelece que até 2018, os agricultores não estão autorizados a queimarem canaviais antes da colheita para ajudar a proteger o meio ambiente.

Gado

Exportações de carne bovina são outra grande fonte de receita agrícola. No entanto, tem havido muita discussão sobre a sustentabilidade da criação de gado.

Com o advento de técnicas inovadoras, como consorciado, a pecuária é mais ecologicamente sustentável e acessível para os agricultores locais. O plantio ou criação consorciada permite aos agricultores maximizarem seu espaço de terra. Por exemplo, uma cultura comercial, como soja ou milho, é plantada entre as fileiras de árvores que foram apenas plantadas. Uma vez que a safra for colhida, a forragem é plantada de forma que gado possa pastar entre as árvores até que sejam colhidas. Em seguida, o processo começa novamente.

O consorciado torna a pecuária e a agricultura de madeira mais ecologicamente sustentáveis porque as pastagens resultantes ajudam a prevenir a erosão do solo e o esterco do gado ajuda a fornecer nutrientes para o solo. Além disso, as árvores ajudam a equilibrar as emissões de gases com efeito de estufa provenientes do gado.


Daniel Packer é um blogueiro de finanças pessoais que escreve sobre suas experiências relacionadas a ganhar e economizar dinheiro no SweatingTheBigStuff.com. Ele também é apaixonado por agricultura e sustentabilidade, e pretende se formar em economia agrícola. Você pode acompanhar suas aventuras financeiras no Twitter: @DanielPacker

Também nessa Edição nº: 195
Entrevista: Ronaldo Scucato
Notícia: Dia do Amigo: campanha da Fundação do Câncer incentiva doações
Notícia: O que deu na mídia (edição 195)
Notícia: Curso promove projeto solidário em simulado
Notícia: Ranking com as 28 melhores práticas socioambientais do País são apresentadas pelo Programa Benchmarking Brasil
Oferta de Trabalho: Oportunidade de Trabalho