• Skip to primary navigation
  • Skip to main content
  • Skip to primary sidebar
  • O que é Responsabilidade Social?
    • Quem somos
  • Divulgue seu Projeto
  • Envie seu artigo
  • Anuncie
  • Contato

Responsabilidade Social

  • Entrevista
  • Noticias
  • Artigo
  • Charge
  • Oferta-de-trabalho
  • Perfil
  • Editorial
Você está aqui: Home / Artigo / Culturas Ecologicamente Responsáveis e Técnicas para Cultivá-las

Culturas Ecologicamente Responsáveis e Técnicas para Cultivá-las

Julho 31, 2020 by admin Deixe uma resposta

headshot

Por Daniel Packer*

O Brasil está trabalhando para se tornar um modelo global com uma agricultura mais ecológica, sustentável e economicamente benéfica. Os agricultores têm mecanizado seus processos e implementado novas estratégias de sustentabilidade, como a rotação de culturas, sistemas de plantio direto e consorciado. A seguir, estão apenas três exemplos de culturas que respeitam o ambiente e novas técnicas sustentáveis ​​para cultivá-las:

Soja

O Brasil aumentou sua produção de soja em 250 vezes nos últimos 20 anos graças à introdução de técnicas agrícolas sustentáveis, melhor uso da terra e mecanização. Isso fez com que aumentasse a exportação de soja do país, e o Brasil é hoje um dos líderes mundiais na produção de soja. Ela não só traz muitas receitas para o país, mas ainda é acessível para os brasileiros.

A mecanização é um dos principais fatores para tornar a indústria agrícola mais rentável. Máquinas pesadas, como tratores, têm ajudado a reduzir os custos do cultivo, mantendo baixos custos para os consumidores locais.

O sistema de plantio direto usado em muitas fazendas de soja tem sido aclamado como um dos sistemas agrícolas disponíveis mais sustentáveis. Com este sistema, o solo não é arado antes da sementeira, o que ajuda a manter a estrutura e a ecologia do solo. Como resultado, o solo fica efetivamente fertilizado com a matéria orgânica da planta ao longo do ano, permitindo uma melhor retenção da umidade e dos nutrientes suplementares que serão adicionados novamente ao solo.

Além disso, a rotação de culturas é praticada de modo que o solo tenha tempo para se recuperar entre as plantações. Este método torna possível plantar uma segunda colheita, como milho, no mesmo ano, o que maximiza o uso da terra e reduz ainda mais os custos.

Cana-de-Açúcar

O Brasil também é líder mundial quando se trata da produção de cana-de-açucar, produzindo mais de 600 milhões de toneladas por ano. Também é uma indústria socialmente responsável. A cana-de-açúcar é uma cultura relativamente de baixo impacto porque não precisa ser replantada todos os anos, pois ela volta a crescer após a colheita. Os agricultores só precisam substituir a colheita a cada cinco ou seis anos.

O sistema de plantio direto tem sido posto em prática para a cana-de-açúcar também. Isso permite que os agricultores usem de modo eficiente o seu espaço e proteja seu solo. Na verdade, a nova legislação estabelece que até 2018, os agricultores não estão autorizados a queimarem canaviais antes da colheita para ajudar a proteger o meio ambiente.

Gado

Exportações de carne bovina são outra grande fonte de receita agrícola. No entanto, tem havido muita discussão sobre a sustentabilidade da criação de gado.

Com o advento de técnicas inovadoras, como consorciado, a pecuária é mais ecologicamente sustentável e acessível para os agricultores locais. O plantio ou criação consorciada permite aos agricultores maximizarem seu espaço de terra. Por exemplo, uma cultura comercial, como soja ou milho, é plantada entre as fileiras de árvores que foram apenas plantadas. Uma vez que a safra for colhida, a forragem é plantada de forma que gado possa pastar entre as árvores até que sejam colhidas. Em seguida, o processo começa novamente.

O consorciado torna a pecuária e a agricultura de madeira mais ecologicamente sustentáveis porque as pastagens resultantes ajudam a prevenir a erosão do solo e o esterco do gado ajuda a fornecer nutrientes para o solo. Além disso, as árvores ajudam a equilibrar as emissões de gases com efeito de estufa provenientes do gado.


Daniel Packer é um blogueiro de finanças pessoais que escreve sobre suas experiências relacionadas a ganhar e economizar dinheiro no SweatingTheBigStuff.com. Ele também é apaixonado por agricultura e sustentabilidade, e pretende se formar em economia agrícola. Você pode acompanhar suas aventuras financeiras no Twitter: @DanielPacker

Também nessa Edição :
Entrevista: Ronaldo Scucato
Notícia: Dia do Amigo: campanha da Fundação do Câncer incentiva doações
Notícia: O que deu na mídia (edição 195)
Notícia: Curso promove projeto solidário em simulado
Notícia: Ranking com as 28 melhores práticas socioambientais do País são apresentadas pelo Programa Benchmarking Brasil
Oferta de Trabalho: Oportunidade de Trabalho

Categoria: Artigo

Reader Interactions

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Primary Sidebar

Vídeo

Veja mais

Tradutor de conteúdos em português para Libras está disponível para download gratuito para Android

Janeiro 29, 2021 Deixe uma resposta

Richard Goughnour

Janeiro 29, 2021 Deixe uma resposta

O que deu na mídia (edição 108)

Janeiro 28, 2021 Deixe uma resposta

Artigos recentes

  • Tradutor de conteúdos em português para Libras está disponível para download gratuito para Android
  • Richard Goughnour
  • O que deu na mídia (edição 108)
  • Abertos para a comunidade
  • Estímulo ao Voluntariado

Copyright © 2002 - 2021 Responsabilidade Social — ISSN: 1677-4949