7 dicas para empresas se tornarem mais sustentáveis e ajudarem o planeta

Mayra_Gianoni

Por Mayra Gianoni

Mal começamos 2015 e já estamos sofrendo com a enorme falta de recursos hídricos nas principais regiões do Brasil. Prestar atenção à sua cadeia de negócios e implantar pequenas ações podem fazer uma grande diferença. A sustentabilidade é pautada por três grandes pilares: o social, o ambiental e oeconômico. Pensando nisso, Mayra Gianoni, Diretora executiva da Site Sustentável, empresa pioneira na neutralização do C02 emitido por sites através do plantio de árvores, elaborou algumas dicas de ações que as empresas podem colocar em prática para torná-la mais sustentável e ajudar o planeta.

1. Diminua o consumo de descartáveis, incentive a reciclagem e pequenos atos. Incentive seus colaboradores a utilizarem canecas ou garrafas laváveis para consumir bebidas líquidas na empresa. Opte sempre por utensílios que podem ser utilizados mais de uma vez e preste atenção à lavagem, procure sempre acumular um pouco de louça, para não gastar muita água com pouca coisa, lembrando de sempre fechar a torneira enquanto não enxágua. Incentive os colaboradores a fazerem a reutilizaçãode papéis como rascunhos e a separarem o lixo.

2. Cuide da sua infraestrutura. Esteja com a manutenção da estrutura da sua empresa em dia, evitando vazamentos no encanamento. Se você possui sistema de ar condicionado, mantenha portas ejanelas sempre fechadas – a alteração de temperatura do ambiente faz com que o ar condicionado consuma mais energia para resfriá-lo novamente. Opte por lâmpadas de LED com sensores de presençapara ambientes que não possuem muito fluxo de pessoas (banheiro, depósito, cozinha). Coloque torneiras temporizadoras em todas as pias. Aproveite a luz do Sol para iluminar o ambiente e utilizar menos iluminação artificial.

3. Tenha um controle de qualidade rigoroso com os fornecedores. Procure sempre por fornecedores que possuem padrões de qualidade e garantias de respeito com o meio ambiente e com os direitos dos seus trabalhadores. Procure por certificações reconhecidas por entidades renomadas. Busque saber quais são as certificações que são aplicáveis aos seus fornecedores, procure indicações efaça um levantamento das empresas que utilizam o mesmo fornecedor que você.

4. Incentive seus colaboradores a utilizarem transporte público ou bicicleta. Principalmente no caso das grandes cidades um dos maiores problemas que existe é o trânsito e a poluição decorrente dele. Incentive seus colaboradores a utilizarem o transporte público e a bicicleta. Além de muitas vezes possibilitar o transporte mais rápido ao local de trabalho, quem utiliza a bicicleta também sente menos pressão por causa do trânsito e se concentra melhor do que os que utilizam carros. Dica para asempresas – possibilite que os funcionários entrem em horários flexíveis, ofereça um vestiário ebicicletário para os ciclistas. Se nem transporte público nem bicicleta são viáveis, incentive a criação de um programa de caronas,para que funcionários que moram perto e possuem horários parecidos possam ir juntos para o trabalho.

5. Faça suas entregas de bicicleta. Se a sua empresa precisa fazer entregas de produtos, refeições, documentos priorize as entregas de bicicleta ou até mesmo a pé quando possível. A utilização de transporte motorizado deve ser bem planejada para que ele seja o menos agressivo possível ao meio ambiente.

6. Diminua as embalagens. Se você produz produtos com embalagem, busque alternativas paradiminuir ou até mesmo não precisar de embalagens. O mesmo se aplica às sacolas, incentive clientes ecolaboradores a utilizarem menos sacolas. Ofereça benefícios para os clientes que optarem por nãolevar as embalagens embora ou que não utilizarem sacolas. Ofereça locais para que eles depositem as embalagens dos produtos que você não conseguiu modificar e faça o descarte e reciclagem correto de todas elas.

7. Conscientize seu consumidor final e ajude o Meio Ambiente. Busque sempre incentivar o seus consumidores a terem hábitos que sejam menos degradantes ao Meio Ambiente. Você como marca possui poder de persuasão e consegue atingir mais pessoas do que imagina. Além de transmitir hábitos que sejam mais sustentáveis, você ainda consegue fidelizar os clientes à sua marca e criar um relacionamento diferenciado com o consumidor final. Os consumidores se sentem mais atraídos por marcas que estão preocupadas com os mesmos problemas que eles.


Mayra Gianoni é Diretora executiva da Site Sustentável (uma empresa pioneira na neutralização do C02 emitido por sites, através do plantio de árvores nativas da Mata Atlântica).

Também nessa Edição nº: 186
Perfil: Grupo Arcor
Notícia: O que deu na mídia (edição 186)
Notícia: APAE Salvador recebe doação da Feijoada do Bem