
Dráuzio Varella
A 6ª edição da revista www.RESPONSABILIDADESOCIAL.COM aproveita o destaque que vem sendo dado à “Carandiru”, livro e filme homônimo de Dráuzio Varella, e homenageia a carreira desse paulista nascido e 1943. Drauzio Varella é médico, formado pela USP e foi também um dos fundadores do Curso Objetivo, onde lecionou química durante muitos anos.
No Brasil, foi um dos pioneiros no tratamento da AIDS, tendo participado de conferências internacionais e visitado serviços especializados no tratamento e prevenção dessa doença. Em 1986, iniciou campanhas que visavam ao esclarecimento da população sobre a prevenção à AIDS, primeiro pela rádio Jovem Pan AM e depois pela 89 FM de São Paulo.
Em 1989, iniciou um trabalho de pesquisa sobre a prevalência do vírus HIV na população carcerária da Casa de Detenção do Carandiru e até a desativação do presídio, em setembro de 2002, trabalhou como médico voluntário dentro da cadeia. Atualmente, dirige no rio Negro um projeto de bioprospecção de plantas brasileiras com o intuito de obter extratos para testá-los experimentalmente em células tumorais malignas e bactérias resistentes aos antibióticos.
Em reconhecimento pelos seus esforços pela saúde pública brasileira, Dráuzio Varella recebeu o Prêmio UNESCO de Cidadania em 2002.
Também nessa Edição :
Entrevista: Olívia Rauter
Artigo: Empresas e Investimento Social*
Notícia: O que deu na mídia (Edição 6)
Notícia: Banco Consciente
Notícia: Missão Criança vai ao exterior
Notícia: Visão Mundial amplia projetos
Leave a Reply