
Uma iniciativa do Todos Pela Educação
Portal reúne informações sobre o tema de todos os municípios brasileiros
Indicadores, pesquisa sobre o perfil dos professores e dos alunos, taxas de reprovação, aprovação, evasão escolar, recursos financeiros, experiências bem-sucedidas – e tudo atualizado em tempo real. Essa é a proposta do De olho na educação, portal eletrônico desenvolvido pelo movimento Todos pela Educação, que traz um retrato da situação do ensino em todos os municípios brasileiros, de maneira fácil e didática.
Pelo site, por exemplo, é possível consultar uma biblioteca temática, encontrar a análise desses dados elaborada por especialistas, e, ainda, acompanhar as notícias diárias sobre o setor. “Nosso objetivo é oferecer aos usuários do portal um panorama claro da educação no Brasil, com dados das regiões, estados, municípios e, em breve, das escolas públicas de todo o país”, destaca a coordenadora de pesquisa e conteúdo do movimento Todos Pela Educação, Alice Andrés.
O portal conta com um banco de dados composto por informações detalhadas de 40 indicadores sócio-demográficos e educacionais oficiais, compilados em parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Instituto Futuro Brasil. “O site é muito dinâmico e, desde seu lançamento, já foram inseridos mais de dez novos indicadores, e, em breve, também estarão disponíveis séries históricas e projeções”, revela a coordenadora.
Entre as seções, destaque para Números, onde o usuário encontra desde um quadro aprofundado sobre uma localidade até comparações de desempenhos. “Além dos números, também há dicas valiosas para professores e alunos sobre a educação e outros assuntos que merecem discussão como, por exemplo, respeitar as diferenças”, avalia o professor de história, Alan Mariano Silva Lourenço.
Mas se engana quem pensa que o portal foi elaborado somente para os profissionais da área. “O site é voltado para qualquer pessoa que queira entender como está a educação no Brasil e o que precisa ser feito para melhorá-la. Para que isso ocorra é necessário entender o cenário atual, e assim, cobrar por um ensino de melhor qualidade”, explica Alice Andrés.
O De olho na educação traz, ainda, experiências bem-sucedidas de todo o país e sugestões de pauta para jornalistas, com áudios e vídeos. “Nossa meta é qualificar a demanda por uma educação de qualidade para todas as crianças e jovens brasileiros”, garante a coordenadora do portal. “Mas faltam, ainda, dicas de como realizar projetos, quem procurar e como implantá-los”, sugere Alan Mariano.
De olho na Educação – Tel.: (11) 3266-5477 – Ramal 229
Também nessa Edição :
Entrevista: André Franco Montoro Filho
Entrevista: Sergio Amoroso
Artigo: Água: fonte da vida
Notícia: Portas abertas para o primeiro emprego (2008/02)
Notícia: Gestão sustentável é tema de livro lançado no país
Notícia: O que deu na mídia (edição 48)
Notícia: Portas abertas para o primeiro emprego (2001/02)
Oferta de Trabalho: Procura-se (01/2008)
Leave a Reply