
Gerente da Net em Brasília fala sobre as ações sociais da empresa e destaca os principais projetos em curso no DF
A unidade da Net em Brasília doou no início deste mês 25 computadores e 12 monitores para o Comitê de Democratização da Informática no Distrito Federal e Entorno (CDI), uma organização do terceiro setor que atua em comunidades de baixa renda. As máquinas serão encaminhadas para escolas e centros comunitários. O objetivo é levar inclusão digital para o maior número de pessoas possível.
A iniciativa faz parte do projeto de responsabilidade social da instituição, maior empresa de multisserviços via cabo da América Latina. A atuação da entidade na área social vai desde ações pontuais, como doações de alimentos e roupas para entidades carentes, a trabalhos de maior envergadura, como apoio ao desenvolvimento do ensino público no país.
A doação realizada neste mês é a primeira do tipo promovida em Brasília, mas segundo o gerente da instituição, José Luiz Gonçalves Filho, a meta é realizar pelo menos uma por ano. “A nossa ideia é estimular a inclusão digital no DF, principalmente em lugares em que a população tem pouco acesso”, disse.
Formado em engenharia elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Filho tem MBA em estratégia empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, e ingressou na Net em 2001. Desde 2007, ele gerencia a operação da empresa no Distrito Federal. Em entrevista exclusiva para o Responsabilidade Social.com, ele detalha o trabalho social desenvolvido pela instituição na capital federal e apresenta os principais resultados. Confira.
1) Responsabilidade Social – A Net doou neste mês computadores e monitores para o Comitê de Democratização da Informática no Distrito Federal e Entorno (CDI). Vocês têm uma estimativa de quantas pessoas serão beneficiadas por essa ação social?
José Luiz Gonçalves Filho – O CDI é o órgão responsável por repassar as máquinas. Sabemos que essa instituição atende atualmente 41 escolas com capacidade para 520 alunos, por ano.
2) RS – Essa é a primeira doação de computadores que a Net faz em Brasília?
JF – Sim. Trata-se da primeira ação desse tipo realizada em Brasília, porém em outros lugares como Rio de Janeiro e São Paulo já fizemos doação de computadores.
3) RS – A Net planeja realizar outras doações desse tipo no DF? O que há em curso?
JF – Está nos planos da Net Brasília fazer ações como essa pelo menos uma vez por ano. A nossa ideia é estimular a inclusão digital no DF, principalmente em lugares em que a população tem pouco acesso.
4) RS – Por que trabalhar com ações voltadas para inclusão digital?
JF – O computador e a internet representam hoje importantes ferramentas para formação pessoal e profissional. Proporcionam educação, cultura, lazer, informação e entretenimento. A Net, como uma das principais empresas a oferecer acesso à banda larga no país, entende que deve promover a inclusão digital.
5) RS – A Net realiza outras ações de responsabilidade social no DF? Quais?
JF – A Net sempre realiza ações de responsabilidade social no DF. Esse ano, além da doação dos computadores, também fizemos a arrecadação e doação de alimentos e casacos para as vítimas dos deslizamentos no Rio de Janeiro. Também doamos água e roupas para as vítimas do Haiti.
Na Páscoa, fizemos doação de ovos de chocolate para as crianças da Associação Brasileira para o Adolescente e a Criança Especial (Abrace). Na Festa Julina que fizemos, arrecadamos fraldas e latas de leite em pó para duas instituições que atendem crianças carentes no DF. Também o dinheiro arrecadado com o bingo nessa festa foi enviado para os desabrigados de Pernambuco e Alagoas.
6) RS – Há uma estimativa de quantas pessoas são beneficiadas pelas ações sociais desenvolvidas ou apoiadas pela Net hoje no Brasil e no DF?
JF – Além de ações regionais em mais de 90 cidades, como a realizada em Brasília, a Net mantém dois importantes projetos na área de responsabilidade Social: Net Comunidade, um programa que tem como objetivo incentivar o protagonismo da comunidade na transformação social, tendo como grande eixo de trabalho a Educomunicação; e portal Net Educação (http://www.neteducacao.com.br), que tem a proposta de enriquecer a educação, oferecendo recursos atrativos e dinâmicos ao processo de ensino aprendizagem.
Em todo Brasil, são mais de 15 mil colaboradores participando de ações beneficentes; 2.500 pontos de TV em escolas públicas, que beneficiam milhares de alunos; mais de 500 computadores com acesso à internet; e apoio a eventos ligados à produção audiovisual, cultura e sustentabilidade.
Net – Telefone: (61) 3323-8764
Também nessa Edição :
Entrevista: Renata Couto
Artigo: Rótulos, selos e certificações verdes
Notícia: O que deu na mídia (edição 100)
Notícia: Educação ambiental (2010/07)
Notícia: Brasil sedia encontro entre índios da América do Sul
Notícia: Projeto define critérios socioambientais para ações de REDD+ na Amazônia
Oferta de Trabalho: Procura-se (07/2010)
Leave a Reply