• Skip to primary navigation
  • Skip to main content
  • Skip to primary sidebar
  • O que é Responsabilidade Social?
    • Quem somos
  • Divulgue seu Projeto
  • Envie seu artigo
  • Anuncie
  • Contato

Responsabilidade Social

  • Entrevista
  • Noticias
  • Artigo
  • Charge
  • Oferta-de-trabalho
  • Perfil
  • Editorial
You are here: Home » Noticias » Brasil sedia encontro entre índios da América do Sul

Brasil sedia encontro entre índios da América do Sul

May 29, 2020 by admin Leave a Comment

Mais de 60 pajés de etnias da América do Sul participam de encontro neste mês

Mais de 60 pajés de etnias da América do Sul participam de encontro neste mês

Evento realizado neste mês reuniu sábios indígenas de 60 etnias e proporcionou intercâmbio cultural

A Aldeia Cartucho, localizada no Médio Rio Negro II, no Estado do Amazonas, recebeu entre os dias 03 e 05 deste mês, cerca de 60 sábios indígenas de diversas etnias da América do Sul. O encontro foi numa casa tradicional, uma espécie construção onde são realizados os principais eventos da aldeia, produzida pelos índios da comunidade Baré e teve como proposta resgatar e valorizar a importância desses líderes espirituais na cultura indígena.

“Esse evento foi uma forma de ajudá-los a construir uma fortaleza simbólica contra a expropriação de seus recursos naturais e saberes tradicionais”, destaca o antropólogo, Júlio Borges, que esteve presente em outras edições do “Encontro de Saberes”, realizadas na Colômbia, em 2005, no Xingu, em 2006 e no Suriname, em 2007.

Organizado pela Associação das Comunidades Indígenas e Ribeirinhas (ACIR), com apoio da Equipe de Conservação da Amazônia (ACT Brasil), o evento tem como diferencial não estabelecer um tema previamente. As sugestões são apresentadas pelos índios no local do encontro e nessa edição a escolha foi tratar sobre a utilização de curas tradicionais para a melhoria da saúde dos índios.

“Foi maravilhoso perceber a importância que o nosso saber tem para a saúde indígena e que é possível juntar com o conhecimento do branco. Vou levar essa ideia para a minha aldeia e colocar em prática os ensinamentos que aprendi”, afirma Sebastião Jiahui, cacique da etnia Jiahui. Para Korotai Pumama, pajé de Suriname da comunidade Tyrió, o encontro aconteceu no momento certo. “O conhecimento da medicina tradicional está praticamente esquecido. Foi uma ótima oportunidade para reavivar e fortalecer o que se tem perdido, principalmente aos mais jovens”, explica.

Os habitantes da Aldeia do Cartucho provavelmente foram os mais tenham tirado lições do encontro. Até a realização do evento, os modos tradicionais na aldeia estavam praticamente esquecidos. “Não criamos, com o passar dos anos, uma cultura que repassasse os ensinamentos às próximas gerações. Isso fez com que os nossos conhecimentos sobre curas e doenças se perdessem praticamente por completo. A partir de agora vamos começar a colocar em prática o que aprendemos no nosso dia a dia e ensinar os mais jovens”, revela Vamberto Plácido Rodrigues.

Distante dessa realidade, a situação de algumas aldeias do Suriname e da Colômbia é completamente diferente. De acordo com o pajé Amashina Urewaru, da etnia Tyrió de Suriname, o assunto é levado tão a sério em sua comunidade, que foi criado um hospital para atender os indígenas com tratamentos tradicionais. “Hoje tenho 200 pacientes que se consultam regularmente, entre indígenas e não indígenas. Acredito que o encontro foi ótimo para percebermos o problema e podermos ajudar a comunidade do Cartucho a se reerguer e a se fortalecer”, afirma o líder. “

Nessa edição, participaram sábios do Waurá (Xingu-Brasil), Tiriyó (Suriname-Brasil), Ingano (Colômbia), Baré, Tukano e Arapasso (Médio Rio Negro II-Brasil), entre outros. Intérpretes teceram a fina rede da compreensão comum, facilitando o entendimento entre os presentes. Nos eventos anteriores foram discutidos temas como a pressão que os brancos têm feito sobre suas terras indígenas e recursos naturais; a valorização das culturas tradicionais; e a proteção de seus saberes ante a fúria capitalista.


ACT Brasil – Telefone: (61) 3323-7863

Também nessa Edição :
Entrevista: Renata Couto
Entrevista: José Luiz Gonçalves Filho
Artigo: Rótulos, selos e certificações verdes
Notícia: O que deu na mídia (edição 100)
Notícia: Educação ambiental (2010/07)
Notícia: Projeto define critérios socioambientais para ações de REDD+ na Amazônia
Oferta de Trabalho: Procura-se (07/2010)

Filed Under: Noticias

Reader Interactions

Leave a Reply Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Primary Sidebar

Veja mais

Os Benefícios de Adotar um Animal de Estimação em Vez de Comprá-lo

March 20, 2024 Leave a Comment

A Importância das Redes Sociais para Prefeituras e Municípios no Brasil

February 2, 2024 Leave a Comment

Energia Solar: Transformando Luz em Sustentabilidade Ambiental

January 30, 2024 Leave a Comment

Recent Posts

  • Os Benefícios de Adotar um Animal de Estimação em Vez de Comprá-lo
  • A Importância das Redes Sociais para Prefeituras e Municípios no Brasil
  • Energia Solar: Transformando Luz em Sustentabilidade Ambiental
  • A Importância Da Doação De Sangue
  • Transformando o Mundo: Startups Sociais e Suas Inovações Locais

© Copyright 2002 - 2025 Responsabilidade Social — ISSN: 1677-4949. Website support service