Instituto Arcor fortalece atuação em prol da educação de base

lápices de colores

O Instituto Arcor Brasil celebra dez anos em 2014 com novas ações pela educação e desenvolvimento de base. São iniciativas próprias e em parceria, voltadas para o cumprimento de sua missão institucional, de contribuir para que crianças e adolescentes tenham igualdade de oportunidades por meio da educação.

As atividades de 2014 estarão alinhadas em quatro linhas de atuação: apoio a projetos e organizações, geração e divulgação de conhecimentos, defesa de direitos e relações com a comunidade. Neste ano, serão implementados os projetos vinculados ao Fundo Comunidade em Rede, fruto de convênio com outras entidades, integrantes do Bloco Brasil da RedEAmérica, com a Fundação Interamericana. A ideia é apoiar projetos de organizações de base, comunitárias, voltados para a construção do desenvolvimento local, a partir da interação entre diversos parceiros nas comunidades escolhidas.

Cada fundação e instituto empresarial membro do bloco definiu territórios para apoiar projetos locais. Após diagnóstico de territórios, o Instituto Arcor Brasil mobilizou e articulou com organizações dos municípios de Bragança Paulista e Ubatuba, em São Paulo, para que apresentassem projetos para a obtenção de apoio e que serão implementados ao longo de 2014.

Também de acordo com a instituição, em 2014 será lançada uma nova iniciativa. Trata-se de um programa de educação infantil, dentro da linha programática do Fundo Juntos pela Educação, que nos últimos nove anos realizou o Programa pela Educação Integral, com apoio a projetos em Campinas (SP), na Paraíba, Ceará e Pernambuco.

Ainda neste ano, segundo a instituição, será concluída a primeira edição do Programa Escola em Movimento, uma iniciativa corporativa do Grupo Arcor no Brasil, Argentina e Chile. O programa consiste no apoio técnico e financeiro a projetos elaborados por escolas públicas, que viabilizem atividades voltadas para a criação e/ou fortalecimento de espaços, tempos e condições socioeducativas favoráveis para a promoção do brincar e dos hábitos de vida ativa nas crianças.

Inclusão social

O instituto também anunciou apoio à escola municipal Vasco Pinto da Fonseca, de Contagem, referência em educação especial na Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG). Serão beneficiados dois projetos que têm como escopo promover a acessibilidade digital e a técnicas de produção cinematográfica dos educandos.




Também nessa Edição nº: 173
Perfil: Robert William de Carvalho
Entrevista: Stuart Hart
Notícia: Descarbonização profunda
Notícia: DF inicia coleta seletiva
Notícia: Montadora comprará US$ 40 milhões em créditos de carbono de universidades norte-americanas
Oferta de Trabalho: Procura-se (02/2014)2