Robert William de Carvalho

1764-thumb-phpts7GY5

Pai de cinco filhos e avô de cinco netos, o policial civil Robert William de Carvalho, especialista em dependência química, é um dos fundadores da ONG Defesa Social | Contra Drogas, que possui nove anos de existência. A instituição é referência em Minas Gerais por conta do levantamento em campo sobre o número de usuários de crack. “No início, fizemos levantamentos sobre a situação de segurança pública no estado, e concluímos que as drogas eram um dos temas mais importantes ligados ao ambiente escolar. Iniciamos palestras voltadas aos alunos do ensino médio e fundamental, e a partir daí começaram a surgir casos que necessitavam de intervenções mais qualificadas”, diz.

Na ONG são oferecidos atendimentos gratuitos, com encaminhamento para psicólogos e assistentes sociais, ou ainda para atendimento externo na rede conveniada. “Qualquer pessoa pode visitar a nossa organização, mas não fazemos o atendimento em regime de ambulatório ou internação, sendo esses casos encaminhados para entidades e clínicas parceiras”, explica.

Além dos dependentes químicos, a organização dá suporte aos familiares dos usuários. Para Robert, o trabalho deve sempre ser realizado junto à família, que em geral são os mais atingidos pelas drogas. Ele lembra que ONG foi a primeira instituição a conseguir em Minas Gerais a internação compulsória de dependente químico, sendo esta a primeira no Brasil a ser totalmente custeada pelo governo.

Robert que cursa Direito na Anhanguera, Faculdade de Belo Horizonte, diz que sempre foi ligado a questões sociais e espera que com essa formação acadêmica possa auxiliar ainda mais a comunidade e as pessoas atendidas na organização. “Hoje trabalhamos em um convênio com o governo estadual de Minas, e possuímos parcerias de trabalho. Contudo, nenhuma financeira, sendo que os recursos para financiamento dos nossos trabalhos vêm de parte do meu salário e da renda de venda de anúncios de nosso jornal de anúncios”.




Também nessa Edição nº: 173
Entrevista: Stuart Hart
Notícia: Descarbonização profunda
Notícia: DF inicia coleta seletiva
Notícia: Instituto Arcor fortalece atuação em prol da educação de base
Notícia: Montadora comprará US$ 40 milhões em créditos de carbono de universidades norte-americanas
Oferta de Trabalho: Procura-se (02/2014)2