Assunto: Sustentabilidade

Sustentabilidade é uma característica ou condição de um processo ou de um sistema que permite a sua permanência, em certo nível, por um determinado prazo. Ultimamente este conceito tornou-se um princípio, segundo o qual o uso dos recursos naturais para a satisfação de necessidades presentes não pode comprometer a satisfação das necessidades das gerações futuras, e que precisou do vínculo da sustentabilidade no longo prazo, um “longo prazo” de termo indefinido, em princípio.

Noticias:

Editorial:

Premiações em Responsabilidade Social

Em sua 189ª edição, o ResponsabilidadeSocial.com aborda prêmios com inscrições abertas no mês de Abril. O prêmio Itaú-Unicef 2015 para ONGs que atuam em prol da Educação Integral. A respeito dele, conseguimos uma entrevista exclusiva com a gerente Patrícia Guedes, que nos contou detalhes sobre todo o procedimento e edições passadas.

Ano novo, atitudes novas

Essa primeira edição do ano trás as ações corporativas do Grupo Arcor implementadas no Brasil, na Argentina e no Chile. Em comemoração aos seus dez anos de atividades, os programas e projetos pregam a missão institucional de contribuir para que crianças e adolescentes tenham igualdade de oportunidades.

Natal solidário

Na 184ª edição da revista Responsabilidade Social.com, você conhecerá o trabalho realizado pelo Instituto GPA para proporcionar um Natal mais feliz e solidário às famílias carentes do Brasil. Em artigo escrito por Flávia Pini, apresentaremos 5 bons motivos para aderir ao plantio de árvores como forma de compensar o CO2 emitido pelos servidores que hospedam o seu site na internet. Tudo isso de maneira rápida e bastante simples!

Reestruturação

A filantropia empresarial surgiu como um novo campo de atuação que vem conquistando crescente visibilidade no Brasil, vindo compartilhar e disputar espaços com outras formas de ações privadas em benefício público. A seção perfil mostra o trabalho realizado pelo escritório de advocacia Pinheiro Neto Advogados em alguns de seus projetos socioambientais.

Morte ou Vida?

O artista paulistano Eduardo Srur, reconhecido por trabalhos que chamam a atenção para questões ambientais assina a exposição Aquário Morto. A instalação foi dividida ao meio deixando todas as espécies marinhas de um lado e, do outro, resíduos retirados do mar. Cabe a cada um escolher o que quer para o seu futuro: morte ou vida.

Esforço reconhecido

O relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) divulgado em Yokohama, no Japão, no final de março, considerou que o Brasil se tornou um dos países mais preparados no combate aos avanços e impactos do aquecimento global.

Educação e sustentabilidade

A edição 175 do boletim do Responsabilidade Social traz uma entrevista com Maria Helena Godoy. Ela é coordenadora técnica dos projetos Fundação de Desenvolvimento Gerencial. A instituição é uma das finalistas da primeira edição do Prêmio ODM de Minas Gerais e também da quinta edição da premiação nacional.

Investimento ou desperdício?

Você é favorável à realização da Copa no Brasil? Esse é o novo questionamento da enquete do Responsabilidade Social.com. A proposta é saber se para os leitores o mundial deixará um legado de infraestrutura ou se representa apenas desperdício de dinheiro público.

Sustentabilidade e eleições

A sustentabilidade será uma plataforma eleitoral nas próximas eleições? Esse é o tema da nova enquete do site Responsabilidade Social.

Desafios globais

Esta edição destaca a realização, pela primeira vez na história, a América Latina, da reunião da Clinton Global Initiative. O evento será no Rio de Janeiro, entre os dias entre 8 e 10 de dezembro e reunirá líderes globais em busca de soluções para desafios socioambientais. A proposta é estabelecer.

Entrevista:

Claudia Werneck

Cláudia Werneck, fundadora da ONG Escola de Gente, conta um pouco sobre a trajetória e a atuação de ações transformadoras que trabalham para que as sociedades sejam inclusivas e sustentáveis.

Fernando Alves

A proposta da Rede Cidadã surge exatamente inspirada no movimento de Responsabilidade Social Empresarial

Eduardo Odebrecht de Queiroz

Vice-Presidente do Conselho de Curadores da Fundação Odebrecht conta quais são as principais metas e desafios da Fundação.

Flávia Queiroz

A gerente executiva da Page Talent, unidade de negócios da Page Personnel dedicada ao recrutamento de estagiários e trainees, fala sobre pesquisa recente da empresa sobre responsabilidade social empresarial. Mais da metade dos entrevistados afirmaram que procuram saber quais são os programas de responsabilidade ambiental das companhias que eles pretendem atuar.

Roberta Valença

A Arator Sustentabilidade registrou no último ano um crescimento de 10% na busca por planejamento estratégico em gestão sustentável. O dado foi apresentado por Roberta Valença, diretora de Relacionamento da consultoria especializada no tema em entrevista exclusiva ao site Responsabilidade Social.com. Segundo ela, o desempenho se deu comumente pelo “compliance”, ou seja, as obrigações legais que por vezes são exigidas pela própria lei ou pela cadeia onde a empresa está inserida.

Glender Alvarenga

Captação da água da chuva para o aproveitamento na irrigação, iluminação natural que proporciona a economia de energia elétrica e a geração de energia renovável com a utilização de aquecedores solares.

Stuart Hart

A concepção de produtos e mercados inclusivos, que incorporam, como parte de seus processos, tecnologias limpas, inovadoras e momentos de criação coletiva entre os mais diversos grupos de stakeholders, é um desafio complexo discutido pelo economista e professor da Escola de Administração de Cornell (EUA), Stuart Hart, uma das maiores referências mundiais em estratégias empresariais para as populações de baixa renda.

Enrique Leff

O economista mexicano Enrique Leff acredita que as metas dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) poderão ser alcançadas até o prazo estabelecido de 2015. No entanto, Leff, que é referência mundial nos campos da economia ambiental e da ecologia política, avalia que muitos acordos globais sobre meio ambiente seguem uma lógica genérica e mercantilista. Para ele, a sustentabilidade não pode ser limitada à construção de metas dentro de uma contabilidade econômica. A agenda global de desenvolvimento pós-2015 começou a ser discutida em setembro, quando teve início a 68ª Sessão da Assembleia Geral da ONU. Acompanhe a entrevista.

Marcos Rossa

Marcos Rossa, gerente de Sustentabilidade e Segurança do Trabalho do Grupo Libra, um dos maiores operadores portuários e de logística de comércio exterior do país, detalha o Relatório Anual e de Sustentabilidade referente ao exercício de 2012. A instituição foi a primeira empresa do setor portuário a reunir os seus.

Ana Moser e Eunice Lima

A Novelis, líder mundial em laminados e em reciclagem de alumínio realiza, em parceria com o Instituto Esporte e Educação (IEE), o projeto “Formação Continuada de Professores da Rede Pública de Ensino em Esporte Educacional”. Lançado em maio de 2013, a iniciativa de formação na área de educação para o.

Perfil:

Natura

A companhia torna-se a primeira empresa B Corp de capital aberto da América Latina e a maior do mundo, em receita e número de colaboradores.

Marilena Lavorato

Diretora da Mais Projetos e Criadora do Programa Benchmarking Brasil acredita que a sustentabilidade precisa de mais práticas e menos discursos. “O futuro será o resultado das ações do presente”!

Sérgio Bispo

As pessoas que têm o nobre trabalho de transformar toneladas de resíduos em dinheiro e oportunidades muitas vezes se passam por invisíveis, escondidas entre milhões de garrafas de plástico e de vidro, caixas e embalagens usadas, latinhas, papel e tudo aquilo que um dia já foi jogado fora. Transformando as.

Francisco de Moura Cândido

Apesar de portar um nome de homem branco, Francisco de Moura Cândido é filho de cacique, da comunidade Apurinã, localizada no sul do Amazonas. Ele nasceu para ser caçador e viver na floresta, mas, aos 10 anos, saiu da tribo e iniciou os estudos na cidade de Boca do Acre.

Fernando Botelho

Fernando Botelho, de 42 anos, é responsável por um programa de computador que amplia a inclusão digital e o acesso à educação de pessoas com deficiência visual. A licença da ferramenta já foi comercializada em 23 países. Em dois anos, já ganhou mais de 700 adeptos.Pela iniciativa, o sociólogo ganhou.

Antônio José Rabello Ferreira

O presidente em exercício do Sindicato das empresas de Asseio e Conservação do Distrito Federal (Seac), Antônio José Rabello Ferreira, destaca como as instituições do setor têm atuado para minimizar o impacto ambiental. As iniciativas englobam, por exemplo, o uso de produtos formulados com matérias-primas vegetais, isentos de derivados de.

Léo Valença (2011/10)

Para o publicitário Léo Valença, meio ambiente é coisa séria, mas nem por isso ele deixa de usar o bom humor para abordar o tema. Ele é o organizador do livro “Aquecimento Global em cartuns”, composto por tirinhas e quadrinhos elaborados por ele e outros 24 artistas brasileiros. O objetivo.

Marina Silva (2011/05)

A ex-senadora e candidata à Presidência da República, Marina Silva (PV/AC), recebeu o Grand Prix do GreenBest. Ela foi indicada “personalidade do ano” na primeira edição do concurso voltado para iniciativas e os melhores produtos e projetos de consumo sustentáveis. Realizada pela empresa Greenvana, a iniciativa é pioneira no país.

Joséh Carlos Bonatto

O ambientalista Joséh Carlos Bonatto planeja lançar durante a Semana Mundial do Meio Ambiental, comemorada nos primeiros dias de junho, o “Selo Verde”. A certificação atenderá inicialmente o Estado do Rio Grande do Sul e a proposta é gerar soluções limpas locais e ofertar uma contabilidade ambiental para as empresas.

Andrea Lopes

Andrea Lopes está à frente do lançamento do BonecoEco, um produto que alia o marketing corporativo e o verde. A peça é produzida com pó de madeira e sementes e tem como objetivo disseminar hábitos de preservação ambiental de uma forma criativa e lúdica. “O mercado de produtos com proposta.