Leia aqui as principais notícias sobre responsabilidade social e Terceiro Setor
UE pressiona por agricultura ecológica – “Valor Econômico” – 19/11/2010
“A Comissão Europeia, o braço executivo da UE, adotou ontem seu plano para a reforma da Política Agrícola Comum (PAC), pela qual forçará os produtores a proteger o ambiente para poderem receber os subsídios bilionários. O plano passará pelo crivo do Parlamento e dos países e será afinado até junho de 2011, para vigorar entre 2014 e 2020. As centrais agrícolas denunciaram a exigência de uma agricultura mais ecológica como ameaça à viabilidade econômica do setor e temem abertura do mercado para as exportações do Mercosul”.
Guerra contra a poluição – “Correio Braziliense” – 19/11/2010
“Transformar gases poluentes de ônibus em matéria-prima para recauchutagem de pneus é a proposta que garantiu ao estudante brasiliense Ricardo Castro de Aquino, 18 anos, a vitória no 24ª Prêmio Jovem Cientista na categoria Estudante do ensino médio. Ele criou um filtro que reduz, em até 86%, os resíduos tóxicos liberados por veículos. A solenidade de encerramento do concurso foi realizada ontem, no Palácio do Planalto, quando os três primeiros colocados nas categorias Graduado, Estudante de ensino superior e Estudante de ensino médio receberam troféus e prêmios em dinheiro. O concurso, que trouxe este ano o tema Energia e meio ambiente — soluções para o futuro, teve número recorde de inscrições: 2.158 em todo o país”.
Acre vai poder vender carbono para Califórnia a partir de 2012 – “Folha de S. Paulo” – 19/11/2010
“Na última terça-feira, foi firmado um memorando de entendimento entre os governadores dos dois Estados, Binho Marques e Arnold Schwarzenegger, além do governador do Estado mexicano de Chiapas, Juan Sabines, para formar um grupo que avaliará projetos da área florestal, no Brasil e no México, passíveis de crédito. O acordo põe para funcionar na prática o Redd, mecanismo de redução de emissões de CO2 por desmate cuja aprovação é um dos resultados esperados da conferência do clima de Cancún, que começa em dez dias”.
Indústria teme que lei paulista gere nova guerra fiscal – “Valor Econômico” – 17/11/2010
“As leis estaduais sobre mudança climática podem criar uma guerra ambiental entre Estados, atraindo ou afastando indústrias. Empresários paulistas temem que a lei do Estado de São Paulo, a única entre as nove existentes hoje que coloca uma meta obrigatória de corte de emissões de CO2, possa repetir a guerra fiscal em molde ambiental”.
Fim de trabalho infantil pede engajamento – “Folha de S. Paulo” – 16/11/2010
“As empresas têm um papel relevante nos esforços da sociedade para a erradicação do trabalho infantil, que envolve o engajamento de fornecedores, o estímulo a projetos sociais de educação e inclusão na infância e o alinhamento às políticas públicas relacionadas ao tema”.
Apesar de cortes, Europa investe em energia limpa – “Valor Econômico” – 16/11/2010
“Jeremy Rifkin passou a última década como conselheiro da União Europeia para assuntos de economia, mudanças climáticas e segurança energética. Antes da crise, o Parlamento Europeu aprovou sua ideia de terceira revolução industrial, que cria um modelo econômico baseado em energias renováveis. Agora, num momento de recuperação, o economista americano diz que os governos europeus não estão apenas tomando medidas de austeridade. Apesar do aperto, há recursos para o planeta”.
Eco verde – “O Globo” – 11/11/2010
“Existem pelo menos três boas razões para que o novo governo que toma posse em janeiro ponha o Brasil, de uma vez por todas, no caminho do desenvolvimento sustentável. A primeira delas é ética. Tem a ver com deixar de fazer as coisas de uma certa maneira para fazer da maneira certa. Considerando a escala de tempo, somos apenas visitas num planeta que tem mais de 3,5 bilhões de anos. Portanto, já está mais do que na hora de parar de botar os pés em cima da mesa e sujar a casa”.
Empresas buscam atenuar riscos da mudança climática – “Valor Econômico” – 09/11/2010
“David Vincent, diretor da Carbon Trust, reforça ideias do economista Nicholas Stern, que lançou um estudo em 2007 onde dizia que quem se adaptar antes aos impactos da mudança do clima terá custo menor”.
Indústria diversifica quadros para atender novas demandas – “Valor Econômico” –
08/11/2010
“A necessidade de adotar melhores práticas de governança aliada ao aumento da preocupação com a sustentabilidade têm feito o setor sucroalcooleiro buscar pessoas com um perfil mais diversificado. Segundo os consultores ouvidos pelo Valor, áreas como tecnologia, segurança e qualidade de vida estão passando por reestruturações e demandando novos profissionais”.
Também nessa Edição :
Entrevista: Ronaldo Monteiro
Entrevista: Vanessa Belém
Artigo: Inércias da Sustentabilidade Empresarial
Notícia: Regras justas
Notícia: Valores sociais em debate
Notícia: Responsabilidade empresarial (2010/11)
Oferta de Trabalho: Procura-se (11/2010)
Leave a Reply