Aberje reúne pesquisadores para mostrar como a comunicação pode impulsionar a adoção de uma agenda verde no meio empresarial
A Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) realizará na próxima sexta-feira (11), o Fórum de Sustentabilidade. A proposta do evento, que ocorre em Recife (PE), é impulsionar o debate sobre o tema, bem como discutir como a comunicação tem contribuído para produzir no meio empresarial uma cultura voltada para a adoção de práticas socioambientais.
“Nosso objetivo é apresentar exemplos de melhores práticas empresariais no campo da sustentabilidade e suas relações com o meio ambiente, economia, sociedade e cultura”, destaca o diretor geral da associação, Paulo Nassar. Participarão do evento executivos, acadêmicos, estudantes, entre outros.
A pauta do fórum é diversificada e conta com palestras sobre sustentabilidade nos negócios, a redução da pobreza como fator para consciência ecológica, além de apresentação de cases do Walmart e da Braskem. “A Aberje almeja, a partir de ações como o seminário, constituir em Pernambuco um comitê permanente de discussões sobre comunicação e sustentabilidade, com a participação de nossos associados”, antecipa Nassar.
Na avaliação do especialista, ainda são grandes os desafios para empresas brasileiras na área da sustentabilidade, principalmente porque é preciso romper um paradigma, constituído de valores, crenças e tecnologias, voltadas unicamente para os resultados econômicos.
“A sustentabilidade é um tema complexo, isso porque a sua implantação no cotidiano exige mudanças de comportamento e na forma de operar as finanças e o marketing. São decisões e ações que significam grandes riscos para quem operou a vida toda baseado em uma cultura mecanicista e na qual o lucro se transformou no único objetivo”, diz.
Dentro desse contexto, ele aponta como fundamental a participação do comunicador empresarial, que deve ser um líder nos processos ligados à inovação e às mudanças no ambiente das empresas. “O comunicador é um cultor. Nesse sentido, ele pode ajudar a empresa e os seus gestores, por meio de ações de educomunicação, a tratar de temas complexos como a sustentabilidade. Destaco a importância da comunicação em promover permanentemente o diálogo entre empresários, gestores, governos, instituições de pesquisa e organizações não-governamentais”, completa.
Ainda durante o encontro, Nassar ministrará palestra sobre o seu livro “Comunicação Todo Dia”, uma compilação de 80 artigos publicados na revista eletrônica Terra Magazine entre abril de 2006 e abril de 2009. Mais informações sobre o seminário estão disponíveis no site http://www.aberje.com.br/eventos/2011/forumsustentabilidade.
Comunicação e sustentabilidade
Criada em 1967, a Aberje tem promovido por meio da comunicação a inclusão social de trabalhadores de setores como o agronegócio. Atualmente tem cerca de 1000 associados, sendo em sua maioria grandes empresas, como a Petrobras e Natura, além de universidades e instituições governamentais.
A associação mantém estruturas que a transforma em um think-tank, integrado por gestores, intelectuais e comunicadores renomados. Exemplo é o Centro de Memória e Referência (CMR), o único centro de informação qualificada sobre comunicação e suas interfaces.
Vale citar também as ações que buscam integrar os comunicadores que atuam no Brasil com os profissionais de Nova York, Londres, Milão e Xangai. “Um exemplo disso é a realização, pelo segundo ano consecutivo, do Brazilian Corporate Communication Day”, diz. Neste ano, o evento será realizado no dia 7 de abril, em Nova York, e empresas brasileiras apresentarão para comunicadores das 500 maiores empresas do mundo, imprensa e academia internacionais as melhores práticas de comunicação e sustentabilidade realizadas no Brasil.
Aberje – Telefone: (11) 3662-3990
Também nessa Edição :
Perfil: Eloísa Lima
Entrevista: Ricardo Amorim
Artigo: A minha lista de 25 livros imprescindíveis em sustentabilidade
Notícia: O que deu na mídia (edição 113)
Notícia: Brasil solidário
Notícia: Lixo extraordinário
Oferta de Trabalho: Procura-se (02/2011)
Leave a Reply