Empresa planeja investir em estações de tratamento de efluentes com tecnologia de ponta e em um novo prédio com reaproveitamento da água da chuva
Líder de mercado na área de ferramentas motorizadas portáteis, a Stihl tem planos ousados para 2009 na área de responsabilidade socioambiental. Entre as metas definidas pelo Comitê de Sustentabilidade da empresa estão os investimentos de R$ 4,74 milhões em uma nova estação de tratamento de efluentes (ETE) sanitária e de R$ 6,24 milhões em uma nova ETE industrial, ambas com tecnologia de ponta.
A instituição também investirá numa nova unidade de fabricação de 21 mil metros quadrados, que terá reaproveitamento de água da chuva e se prepara para a conquista da SA 8000, norma internacional de avaliação da responsabilidade social. “Desde 2006 trabalhamos fortemente a meta da produção limpa, de forma a não agredir o meio ambiente em nenhum ponto da cadeia de produção, além de realizarmos um esforço contínuo para garantir a segurança de nossos 1.650 colaboradores”, destaca Cláudio Guenther, vice-presidente de Finanças da Stihl.
Com matriz em Waiblingen, Alemanha, a empresa foi criada em 1926 em Stuttgart e conta hoje com mais de 10 mil colaboradores em todo o mundo. No Brasil, a instituição iniciou as operações em 1973, em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. Neste ano, a empresa abriu caminho para as certificações, com a implantação do sistema integrado SSM – Sistema de Gestão de Saúde e Segurança e Meio Ambiente. “A integração trouxe maior dinamismo às ações e facilitou a conquista da dupla certificação, uma vez que a auditoria realizada pela DQS também foi integrada”, explica Ana Curia, supervisora de Segurança e Meio Ambiente. O ISO 14001, de gestão ambiental e o OHSAS 18001, de sistema de gestão para saúde e segurança, têm validade de três anos.
“O Comitê de Sustentabilidade se preocupa com o ciclo completo de vida do produto, incluindo fornecedores, processo de produção, revendas e o pós-consumo”, explica Curia. “Trabalhamos com muita transparência, empenho, envolvimento e acima de tudo com paixão, porque agir hoje pensando nas gerações futuras é um compromisso que deixa os colaboradores muito motivados”, destaca.
Stihl – Tel: (11) 5182-1806
Também nessa Edição :
Perfil: Anísio Antônio Izidoro
Entrevista: Kerstin Born
Artigo: Planejamento, Monitoramento e Avaliação (PM&A) na Responsabilidade Social
Notícia: O que deu na mídia (edição 74)
Notícia: Empreendedorismo juvenil
Notícia: Novo lar
Oferta de Trabalho: Procura-se (03/2009)
Leave a Reply