
GDF lança Disque Racismo
Governo local lança serviço público para receber e acompanhar denúncias de caráter discriminatório
A Secretaria Especial da Promoção da Igualdade Racial do Distrito Federal (Sepir/DF) lançou, no último mês, o Disque Racismo. Trata-se de um serviço público, inédito em âmbito governamental no País, de proteção aos direitos das populações negra, indígena, quilombola, cigana e ribeirinha.
Por meio do número 156, a secretaria recebe e acompanha denúncias de caráter discriminatório étnico-raciais e de intolerância religiosa ocorridas no DF. A pasta oferece ainda assistências psicológica e jurídica às vítimas. Segundo o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, a ideia é instituir um “mecanismo de articulação de políticas e diretrizes da promoção da igualdade e direitos”.
Em 15 dias de funcionamento, o serviço recebeu mais de 800 ligações, sendo 227 reclamações, 512 denúncias e 130 ligações de outros serviços, como informações e esclarecimentos. Segundo a Sepir, todos os casos serão acompanhados, até a conclusão, pela Ouvidoria, pelo Departamento Jurídico da secretaria e pelos órgãos parceiros, como a Defensoria Pública e o Ministério Público.
A Sepir também anunciou uma campanha especial de combate ao racismo voltado para crianças. Realizada em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a ação objetiva conscientizar a população sobre efeitos negativos que o racismo pode causar na infância.
Dados da Sepir apontam que os os negros e pardos correspondem a 54% da população do DF. Estudos da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) mostram que há uma desvantagem de crianças negras, indígenas ou quilombolas, em relação às crianças brancas na capital do País. Os estudos destacam que a população negra no DF é a que enfrenta maior dificuldade para ingressar nos primeiros anos de estudo, quando a diferença fica em torno de 5% em relação a população não negra que é de 0 a 3 anos e 4 a 5 anos.
Serviço
O Disque Racismo está disponível por meio do número 156, opção 7, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Sábados, domingos e feriados das 8h às 18h. As denúncias também podem ser enviadas para o endereço eletrônico ouvidoriaracial.sepir@buriti.df.gov.br.
Sepir/DF – Telefone: (61) 3425-4705
Também nessa Edição :
Entrevista: Miguel Chaves
Entrevista: Fabiana Xavier
Artigo: Pegada ecológica ajuda a registrar e controlar impacto do consumo
Notícia: Seminário em São Paulo mostra produtos inspirados pela natureza
Notícia: Energia suja
Oferta de Trabalho: Procura-se (04/2013)
Leave a Reply