Líderes globais discutem soluções para desafios sociais e ambientais

1727-phpCIMMRB

Evento será no Rio de Janeiro, entre 8 e 10 de dezembro

Pela primeira vez na história, a América Latina sediará uma reunião da Clinton Global Initiative (CGI), reunindo líderes de todo o mundo em busca de soluções para os maiores desafios sociais e ambientais. O evento será no Rio de Janeiro, entre os dias 8 e 10 de dezembro. Em todas as reuniões da CGI, os participantes colaboram em diferentes setores para desenvolver compromissos para ação, com metas e planos para lidar com os maiores desafios globais.

Na atual edição, os líderes e representantes trabalharão em três áreas: planejando para o crescimento verde, desenvolvendo a capacidade humana e alavancando tecnologia e inovação. “O momento é oportuno para destacar as soluções mais eficientes para negócios liderados por mulheres empreendedoras, populações vulneráveis, e infraestrutura em toda América Latina, e trabalhar para replicar resultados positivos em comunidades de Porto Príncipe ao Peru. Estou entusiasmado com a reunião que acontecerá em dezembro no Rio e com esse novo importante capítulo para a CGI”, declarou Bill Clinton.

A NESsT, representada por sua co-CEO, Nicole Etchart, participará em uma discussão sobre o potencial do investimento de impacto para resolver problemas sociais na região. Ela participará em uma conversa sobre como soluções híbridas do mundo empresarial e terceiro setor, tais como o investimento de impacto, podem gerar tanto impacto financeiro para investidores quanto impacto social positivo para a sociedade. Fundada em 1997, a NESsT é líder no desenvolvimento de negócios sociais e promoção do setor na América Latina, um dos maiores polos de crescimento e inovação do modelo.

“Apesar de ainda não ser de amplo conhecimento, o modelo dos negócios sociais cresce a cada dia nos países da América Latina, assim como o interesse de diferentes atores. Empreendedores e investidores olham cada vez mais para esses empreendimentos como uma solução para os problemas sociais críticos que afetam grande parte da nossa população. O objetivo é aumentar o conhecimento sobre os modelos existentes e inovar na combinação das ferramentas para se obter um impacto social ainda mais significativo”, destaca Nicole.

A NESsT já treinou 3.800 organizações em mais de 48 países ao redor do mundo sobre os princípios e ferramentas de autofinanciamento. Além de sua consultoria global, a NESsT trabalha com um portfólio de negócios sociais em dez países de mercado emergentes, proporcionando capacitação sob medida e de longo prazo e apoio financeiro, tendo investido mais de US$ 8 milhões para criar 130 empresas sociais. A instituição atua no Brasil desde 2007.


NESsT Brasil - Site: www.nesst.org/brasil/

Também nessa Edição nº: 169
Entrevista: Marcos Rossa
Entrevista: Ana Moser e Eunice Lima
Artigo: Liderança Sustentável
Notícia: Em busca da inclusão social
Notícia: Projeto ligado à saúde vence maior premiação de empreendedorismo social da América Latina
Oferta de Trabalho: Procura-se (12/2013)