Assunto: Meio Ambiente

Segundo a Conferência de Estocolmo da ONU de 1972, nosso “meio ambiente” seria “o conjunto de componentes físicos, químicos, biológicos e sociais capazes de causar efeitos diretos ou indiretos, em um prazo curto ou longo, sobre os seres vivos e as atividades humana”.

O conceito de meio ambiente ganhou voga após os sucessivos excessos realizados em prol de um desenvolvimento econômico inconsequente, imediatista e desigual.

O respeito ao meio ambiente envolve, assim, abraçar a ideia de desenvolvimento sustentável e de respeito aos nossos ecossistemas, estes entendidos como as unidades naturais que englobam todas as plantas, animais e micro-organismos de determinada área geográfica.

Noticias:

Instituto Terra Brasilis lança campanha “Decisão Consciente”

ONG mineira lança projeto para tomadores de decisão em atividades impactantes ao meio ambiente. Ação é voltada para profissionais dos setores público e privado, que participam de decisões referentes a atividades impactantes ao meio ambiente.

Editorial:

Sustentabilidade e eleições

A sustentabilidade será uma plataforma eleitoral nas próximas eleições? Esse é o tema da nova enquete do site Responsabilidade Social.

Desenvolvimento sustentável em debate

A edição 168 do Responsabilidade Social.com destaca a realização da COP-19, que segue até o dia 22 de novembro, em Varsóvia, na Polônia, com uma chamada para alcançar um novo acordo que diminua a emissão de gases de efeito estufa no meio ambiente. A secretária-executiva da Convenção-Quadro da ONU sobre.

Papa fez História, mas não falou de sustentabilidade

O Papa endereçou mensagens pontuais a diferentes segmentos da sociedade ao longo de toda a Jornada Mundial da Juventude. Instigou os jovens a irem para as ruas e “fazerem confusão”, em defesa dos espaços que precisam ser ocupados por eles na sociedade. “Sejam revolucionários. Tenham a coragem de seguir contra.

Sustentabilidade na mesa

A
edição 160 do Responsabilidade Social.com destaca que a pela
primeira vez, a carne produzida a partir de práticas responsáveis no campo,
alcançou o varejo brasileiro. O produto respeita as normas da Rede de
Agricultura Sustentável, que contemplam respeito ao meio ambiente, respeito ao
trabalhador, regras de bem-estar animal e.

Rede da solidariedade

Estabelecer um ponto de encontro entre as milhares de instituições filantrópicas com pessoas que gostariam de colaborar financeira ou voluntariamente para uma causa. Essa é a proposta da Rede Social de Verdade, criada recentemente nos moldes do Facebook e do Orkut. O canal está disponível no endereço www.socialdeverdade.com.br. A iniciativa.

Dá para confiar?

A edição 155 do boletim do Responsabilidade Social.com traz o resultado de um estudo inédito realizado sobre a percepção do consumidor sobre os apelos de embalagens. De acordo com a pesquisa, apenas 1 em cada 4 consumidores percebe ativamente as mensagens que dizem respeito à responsabilidade socioambiental das empresas. Foram.

Sustentabilidade como norte

A edição 143 do Responsabilidade Social.com traz uma entrevista com Rebecca Raposo, presidente do Centro de Estratégias para Organizações Sociais. Ela faz uma avaliação do terceiro setor no Brasil. Raposo também aponta quais são os principais desafios para organizações sociais brasileiras e elenca ações prioritárias para fortalecer essas instituições. Ela.

Legislação e meio ambiente

A edição 141 do Responsabilidade Social.com tem como foco legislação e meio ambiente. A seção entrevista, por exemplo, traz uma matéria com Renato Dolabella. O advogado especialista em terceiro setor destaca os principais avanços da Lei de Acesso a Informações, em vigor desde maio. Ele também mostra as implicações da.

É melhor prevenir do que remediar

A edição 137 do Responsabilidade Social.com traz uma entrevista com o Paulo Al-Assal. Ele é o responsável por trazer para o Brasil o “Fuck Cancer”. Trata-se de uma organização não-governamental fundada em 2009 por Yael Cohen, em Vancouver, no Canadá. A diretriz é capacitar e mobilizar jovens com idades entre.

O que esperar da Rio +20?

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo realizará, nos dias 6 e 7 de março, um workshop preparativo para a Rio +20. A proposta é contribuir para as discussões sobre tópicos que estarão em pauta, a partir das pesquisas mais avançadas realizadas no Brasil sobre clima,.

Entrevista:

Claudia Werneck

Cláudia Werneck, fundadora da ONG Escola de Gente, conta um pouco sobre a trajetória e a atuação de ações transformadoras que trabalham para que as sociedades sejam inclusivas e sustentáveis.

Eduardo Odebrecht de Queiroz

Vice-Presidente do Conselho de Curadores da Fundação Odebrecht conta quais são as principais metas e desafios da Fundação.

Flávia Queiroz

A gerente executiva da Page Talent, unidade de negócios da Page Personnel dedicada ao recrutamento de estagiários e trainees, fala sobre pesquisa recente da empresa sobre responsabilidade social empresarial. Mais da metade dos entrevistados afirmaram que procuram saber quais são os programas de responsabilidade ambiental das companhias que eles pretendem atuar.

Roberta Valença

A Arator Sustentabilidade registrou no último ano um crescimento de 10% na busca por planejamento estratégico em gestão sustentável. O dado foi apresentado por Roberta Valença, diretora de Relacionamento da consultoria especializada no tema em entrevista exclusiva ao site Responsabilidade Social.com. Segundo ela, o desempenho se deu comumente pelo “compliance”, ou seja, as obrigações legais que por vezes são exigidas pela própria lei ou pela cadeia onde a empresa está inserida.

Mariano Colini Cenamo

O pesquisador sênior do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (Idesam), Mariano Colini Cenamo, fala sobre o cenário brasileiro de Redução de Emissões provenientes de Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+).

Glender Alvarenga

Captação da água da chuva para o aproveitamento na irrigação, iluminação natural que proporciona a economia de energia elétrica e a geração de energia renovável com a utilização de aquecedores solares.

Christiane Michaela Balluff

A gerente de Relações Institucionais do Demarest Advogados, Christiane Michaela Balluff, fala sobre a política socioambiental da empresa. Considerada um dos maiores e mais conceituados escritórios de advocacia da América Latina, a instituição realiza ações socioambientais mensais que conscientizam e motivam o engajamento dos colaboradores.

Scott Poynton

Hoje, o TFT é uma organização não-governamental presente em 14 países, com uma equipe de 120 pessoas e 80 clientes importantes. Segundo Scott Poynton, a rápida evolução do TFT se deve ao fato de conseguirem adicionar valores reais a seus clientes.

Enrique Leff

O economista mexicano Enrique Leff acredita que as metas dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) poderão ser alcançadas até o prazo estabelecido de 2015. No entanto, Leff, que é referência mundial nos campos da economia ambiental e da ecologia política, avalia que muitos acordos globais sobre meio ambiente seguem uma lógica genérica e mercantilista. Para ele, a sustentabilidade não pode ser limitada à construção de metas dentro de uma contabilidade econômica. A agenda global de desenvolvimento pós-2015 começou a ser discutida em setembro, quando teve início a 68ª Sessão da Assembleia Geral da ONU. Acompanhe a entrevista.

Marcos Rossa

Marcos Rossa, gerente de Sustentabilidade e Segurança do Trabalho do Grupo Libra, um dos maiores operadores portuários e de logística de comércio exterior do país, detalha o Relatório Anual e de Sustentabilidade referente ao exercício de 2012. A instituição foi a primeira empresa do setor portuário a reunir os seus.

Perfil:

Roberto Proença de Macêdo

O empresário Roberto Proença de Macêdo será um dos homenageados com o 44º Troféu Sereia de Ouro. Além dele, receberão a comenda o jurista Hugo de Brito Machado, a médica Glaura Férrer Dias Martins e o engenheiro José Ramos Torres de Melo Filho.

Eduardo Srur

O artista paulistano Eduardo Srur, reconhecido por trabalhos que chamam a atenção para questões ambientais versus o cotidiano nas metrópoles, assina a exposição “O Aquário Morto”, organizada no Acqua Mundo. A instalação, aberta para visitação até 10 de maio, retrata um futuro de vida ou morte para os oceanos.

Sérgio Bispo

As pessoas que têm o nobre trabalho de transformar toneladas de resíduos em dinheiro e oportunidades muitas vezes se passam por invisíveis, escondidas entre milhões de garrafas de plástico e de vidro, caixas e embalagens usadas, latinhas, papel e tudo aquilo que um dia já foi jogado fora. Transformando as.

Joey Salceda

O encontro em Paris das Nações Unidas para discutir o futuro do Fundo Climático Verde (GCF), realizado neste mês, terminou na última semana com a eleição do filipino Joey Salceda para a presidência da UNGFC, entidade que controlará os prometidos US$ 100 bilhões anuais para ações de adaptação e mitigação.

Marina Silva (2012/09)

A ambientalista brasileira e ex-senadora Marina Silva foi indicada para Membro Honorário da União Internacional de Conservação da Natureza (UICN) por sua contribuição inspiradora para a conservação da natureza. A nomeação foi anunciada no dia 11 de setembro, em Jeju, Coreia, durante solenidade no Congresso Mundial de Conservação. O evento.

Antônio José Rabello Ferreira

O presidente em exercício do Sindicato das empresas de Asseio e Conservação do Distrito Federal (Seac), Antônio José Rabello Ferreira, destaca como as instituições do setor têm atuado para minimizar o impacto ambiental. As iniciativas englobam, por exemplo, o uso de produtos formulados com matérias-primas vegetais, isentos de derivados de.

Adrian Cowell

O cineasta Adrian Cowell foi homenageado no Festival Pan-Amazônico de Cinema, realizado em Belém (PA), de 05 a 11 de novembro. Ele ficou conhecido por produzir, para a televisão britânica, documentários sobre a destruição da floresta amazônica e retratou como poucos os impactos dessa devastação sobre as populações indígenas e.

Léo Valença (2011/10)

Para o publicitário Léo Valença, meio ambiente é coisa séria, mas nem por isso ele deixa de usar o bom humor para abordar o tema. Ele é o organizador do livro “Aquecimento Global em cartuns”, composto por tirinhas e quadrinhos elaborados por ele e outros 24 artistas brasileiros. O objetivo.

Maria Aparecida Amorim

Durante o mês de maio a artista Maria Aparecida Amorim, 60 anos, pôde expor para o público os frutos de um longo trabalho que lhe devolveu a alegria. Tratam-se de inúmeras telas produzidas a partir da técnica da pintura com a boca, já que Cidinha, como é carinhosamente conhecida, não.

Marina Silva (2011/05)

A ex-senadora e candidata à Presidência da República, Marina Silva (PV/AC), recebeu o Grand Prix do GreenBest. Ela foi indicada “personalidade do ano” na primeira edição do concurso voltado para iniciativas e os melhores produtos e projetos de consumo sustentáveis. Realizada pela empresa Greenvana, a iniciativa é pioneira no país.