Top 5: artigos mais lidos

Top5-Drobo

1- Os desafios da inclusão de deficientes no mercado de trabalho

Desde 1991 existe uma lei no Brasil que obriga as empresas com mais de 100 funcionários a contratarem pessoas portadoras de deficiências. A lei prevê que uma determinada quantidade de vagas, que varia de 2% a 5% do número total de funcionários, deve ser reservada para pessoas deficientes. Andrea Goldschmidt explica porque a questão da inclusão de deficientes no mercado de trabalho é um desafio que pode ser visto pelas empresas como uma crise ou como uma oportunidade incrível.

2- SA 8000 – O modelo ISO 9000 aplicado à responsabilidade social

O modelo de certificar empresas através da realização de auditorias por renomadas entidades independentes está sendo reconhecido pelo mercado como eficaz. Mais de 500.000 empresas em todo o mundo tiveram seus sistemas de qualidade auditados e reconhecidos, provando para seus clientes que essas empresas dão prioridade ao aspecto da qualidade. Milhares de empresas estão em busca da certificação de acordo com a norma ISO 14.000, para demonstrar a sua preocupação com o meio ambiente. Baseado nesse modelo de sucesso, algumas empresas de classe mundial como AVON, KPMG, SGS, TOYS R US,, organizações não governamentais (ONGs), sindicatos, entidades de classe, resolveram elaborar uma norma relativa às condições de trabalho.

3- Ética nos negócios e nas organizações da sociedade civil

Não é raro que a ética nos negócios seja comparada com “espelhos para elevador”, como fazem Llano e Zagal, autores de um livro sobre o tema. Contam eles que, em um luxuoso prédio comercial, os usuários se queixavam continuamente da lentidão dos elevadores. Quando se estava a ponto de trocar todo o maquinário por um melhor, mais moderno e mais caro, surgiu a idéia de se colocarem espelhos no hall onde se aguarda o elevador. As pessoas começam a se ver, o tempo se ocupa e se elimina a sensação de espera. De acordo com a metáfora, a ética estaria sendo introduzida nas empresas mais para tranqüilizar as consciências do que para promover aperfeiçoamentos morais.

4- Responsabilidade Social Empresarial: Uma filosofia que autentica a gestão socialmente responsável

A base conceitual do Instituto Ethos nos mostra que o cerne da responsabilidade social empresarial é a ética. Com absoluta certeza a ética é a chave mestra que abre os portões da verdadeira e única maneira de gerir uma organização. Entendo ainda que a ética deva ser para as organizações a “rocha” que sustenta e sustentará a edificação – independente da intensidade do vendaval mercadológico, nada a destruirá. É imprescindível que as organizações compreendam que não há responsabilidade social sem ética nos negócios. Do que adianta uma organização burlar as regras das relações trabalhistas (CLT), prejudicando seus empregados quanto aos seus direitos, corromper a área de compras de seus clientes ou pagar propinas a fiscais do governo?

5- Projetos de Responsabilidade Social

Desde a década de 90 que o número de ONGs vem crescendo muito, estimulado pelo fortalecimento da sociedade civil e sua crescente conscientização e mobilização para soluções de problemas sociais. As desigualdades e a pouca ou ineficiente atuação das esferas do governo nesse aspecto fez com que as ONGs passassem a intermediar ações do Estado onde este não é capaz de atender. Nesse cenário, surgem os investimentos sociais originados da iniciativa privada, para financiar ONGs ou para financiar seus próprios projetos. Com esse panorama surgido há anos, os investimentos sociais evoluíram e acompanharam o avanço do terceiro setor. O início da discussão sobre responsabilidade social corporativa foi um estímulo a mais para que empresas se dispusessem a ser protagonistas nas mudanças sociais.

 




Também nessa Edição nº: 200
Entrevista: Fábio Eon
Artigo: Segmento de purificadores Brazon comenta sobre o reuso de água no setor
Notícia: ASICS faz campanha de conscientização contra o câncer
Notícia: O que deu na mídia (edição 200)
Notícia: Pesquisa revela os consensos e dissensos sobre a Base Nacional Comum Curricular no país
Notícia: Companhias educam, qualificam e empregam jovens, maiores afetados pelo desemprego
Oferta de Trabalho: Oportunidade de Trabalho