Segmento de purificadores Brazon comenta sobre o reuso de água no setor

Filtros-X-Purificadores-870x400w

Por Brazon*

A crise hídrica da região Sudeste está sendo debatida desde meados de 2014. Com os reservatórios trabalhando no volume morto, o reuso da água voltou a ser um tema bastante debatido. O principal objetivo é conscientizar os indivíduos sobre a importância da economia de água e incentivar novo hábitos que evitem o desperdício do bem natural.

Em alguns lugares, como por exemplo, Belo Horizonte, reaproveitar a água da máquina de lavar para limpar pisos, calçadas e irrigar jardins é lei. Instalar hidrômetros individuais para medir o consumo também faz parte da norma aprovada pela Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH).

Em outros lugares, como São Paulo, o reuso também já é uma prática comum, seja para lavar calçadas, carros ou áreas comuns de condomínios. A Brazon, empresa dos segmentos de purificadores de água, acredita que utilizar os recursos naturais em menor quantidade e adotar medidas de sustentabilidade são práticas fundamentais para não agredir o meio ambiente e conscientizar a população.

Atualmente, um grande volume da água da chuva é direcionado para os esgotos, o que gera um grande desperdício. Porém, muitos edifícios já possuem um mecanismo de captação e reaproveitamento da água da chuva, que é usado na limpeza das áreas comuns do condomínio, o que diminui os gastos e contribui com o meio ambiente.

Em São Paulo foi aprovada uma lei que determina que os lava rápidos e postos de combustíveis tratem e reaproveitem a água utilizada nas lavagens de carro. Estima-se que a economia seja de 90%. Vale ressaltar que para ser reutilizada a água passa por um processo químico.

A implantação de mecanismos de racionamento é recomendada pela Organização Mundial da Saúde e pela ONU, pois estimulam a conservação e uso racional do bem natural

Atitudes sustentáveis:
Atitudes sustentáveis têm o objetivo de preservar o meio ambiente e não comprometer os recursos naturais. Pensando nisso, e também no atual cenário, a Brazon adotou uma série de medidas na produção de seus produtos. Veja quais são:

•Baixo consumo de energia elétrica;

•Utilização de materiais atóxicos;

•Reutilização da água;

•Utilização de sistema gerador de ozônio;

•Uso de gases refrigerantes inofensivos (R134a);

•Insumos doados para empresas de reciclagem.

O princípio da sustentabilidade envolve questões sociais, energéticas e ambientais. Sem considerar essas três questões, não há sustentabilidade. O meio ambiente devastado coloca em risco a vida do homem e também das gerações futuras. Por isso, adotar medidas que poupem e preservem os recursos naturais é fundamental para que o futuro não seja insustentável. 


Empresa de purificadores de água - Brazon

Também nessa Edição nº: 200
Entrevista: Fábio Eon
Artigo: Top 5: artigos mais lidos
Notícia: ASICS faz campanha de conscientização contra o câncer
Notícia: O que deu na mídia (edição 200)
Notícia: Pesquisa revela os consensos e dissensos sobre a Base Nacional Comum Curricular no país
Notícia: Companhias educam, qualificam e empregam jovens, maiores afetados pelo desemprego
Oferta de Trabalho: Oportunidade de Trabalho