“Talvez algumas pessoas me considerem uma sonhadora, mas acho que posso ajudar a construir um mundo melhor”. Foi com essa disposição e consciência social que Maria Doralice Maciel Gil implantou em Vacaria, no Rio Grande do Sul, um projeto social capaz de mobilizar toda comunidade em prol da preservação do meio ambiente e ainda gerar emprego e renda. A iniciativa batizada de “Pet vazia, cidade arborizada” rendeu a ela o Prêmio Mabe Mulher Cidadã, divulgado em abril deste ano.
Na prática, o projeto realizado durante setembro passado consistiu em trocar garrafas plásticas vazias por mudas de árvores nativas ou frutíferas, ação capaz de trazer vários benefícios ao meio ambiente, já que tanto incentivou a coleta eletiva, quanto o plantio. “Nós contamos com a colaboração dos meios de comunicação de massa para divulgação da campanha e no dia 29 passamos pelas ruas da cidade em carreata para recolher o material. A cada cinco garrafas, o morador recebia uma muda. Foram mais de 2.500 pets arrecadadas, o que demonstra o interesse e a colaboração da população nesse projeto, tendo em vista que Vacaria é um município de pequeno porte”, destaca.
Além de reduzir o lixo enviado para o aterro sanitário, o projeto também foi uma fonte de inclusão social, com a geração de emprego e renda. As garrafas arrecadadas foram doadas para a Associação de Recicladores de Vacaria, que reúne 11 pessoas. “Entretanto é importante lembrar que toda a população de Vacaria foi beneficiada indiretamente, pois a redução do lixo e a arborização trouxeram, entre outras coisas, à melhora da qualidade do ar”, salienta.
Mas vale destacar que a ação não terminou por aí. Foram montados pontos de coleta pela cidade e já está programada para setembro deste ano uma nova carreata para a arrecadação de pets e doação de novas mudas. E essa edição contará, ainda, com a apresentação de um grupo especial de voluntários mirins. Trata-se do “patrulha da cidadania”, formado por jovens preparados para instruir a comunidade sobre as formas de preservação ambiental.
Dona de um currículo ativo na área social, Maria Doralice já foi voluntária em diversas campanhas, como de vacinação de crianças e idosos, de prevenção sobre o cigarro, de doação de sangue e de prevenção do câncer, além de atuar numa associação de renais crônicos. Hoje, ela é diretora de cultura no Centro de Tradições Gaúchas Rancho da Integração, onde desenvolve um trabalho com jovens carentes. Na instituição, são realizadas atividades que vão desde aulas de geografia e história até oficinas sobre os costumes e aspectos folclóricos do estado do Rio Grande do Sul. “Trabalhamos com jovens de origem humilde, mas com vontade de vencer na vida”, salienta.
Segundo ela, receber o prêmio Mabe Mulher Cidadã foi uma grande satisfação, que seguramente servirá de incentivo para que outras pessoas exerçam a cidadania. Para a realização do projeto, ela contou com a parceria do Centro de Tradições Gaúcha Rancho da Integração e com a colaboração da Secretaria Municipal da Agricultura que doou 200 mudas de árvores; do Departamento Municipal de Meio Ambiente, que promoveu palestras educativas; entre outras instituições.
“Quem sabe eu realmente seja uma idealista, mas jamais vou perder a esperança de legar um mundo melhor para as futuras gerações com água potável em abundância, parques e florestas verdes, alimentos saudáveis para todos e uma sociedade mais justa e igualitária”, conclui.
Maria Doralice Maciel Gil – E-mail: mdmmgil@hotmail.com
Também nessa Edição :
Entrevista: Alexandre Ostrowiecki
Artigo: Balanço Social Corporativo
Notícia: O que deu na mídia (edição 55)
Notícia: Adoção mais fácil
Notícia: Ética na rede
Notícia: Projeto social em Brasília une reciclagem e inclusão social
Oferta de Trabalho: Procura-se (06/2008)
Leave a Reply