• Skip to primary navigation
  • Skip to main content
  • Skip to primary sidebar
  • O que é Responsabilidade Social?
    • Quem somos
  • Divulgue seu Projeto
  • Envie seu artigo
  • Anuncie
  • Contato

Responsabilidade Social

  • Entrevista
  • Noticias
  • Artigo
  • Charge
  • Oferta-de-trabalho
  • Perfil
  • Editorial
You are here: Home » Noticias » Tecnologia verde

Tecnologia verde

July 17, 2020 by admin Leave a Comment

Thierry Breton, CEO da Atos Origin, primeira empresa de TI a oferecer compensação de carbono na França

Thierry Breton, CEO da Atos Origin, primeira empresa de TI a oferecer compensação de carbono na França

A busca por uma economia de baixo carbono muda a rotina empresas de TI que colocam no mercado soluções ambientalmente corretas

A crescente preocupação da sociedade em torno de ações que minimizem danos ao meio ambiente atingiu em cheio as empresas de tecnologia da informação (TI). Exemplo é a Atos Origin, empresa internacional que colocou no mercado europeu soluções para diminuir a emissão de CO2 na atmosfera. Este ano, a corporação que emprega mundialmente cerca de 50 mil profissionais e possui uma receita anual de € 5,5 bilhões, iniciou a prestação de contas sobre o impacto de sua atuação no meio ambiente, tendo como base as atividades realizadas em 2009.

O documento será elaborado de acordo com a Iniciativa Global de Relatório (GRI), que contempla padrões mundiais de sustentabilidade. A empresa é a primeira do segmento a produzir o balanço e a oferecer compensação de carbono para sua carteira de clientes na França. A corporação também mediu sua emissão de gases de efeito estufa e reportou os resultados ao “Projeto de Divulgação de Emissão de Carbono”, uma organização independente dedicada a compartilhar e orientar corporações sobre emissão dos gases.

Na França, a empresa conduziu uma auditoria de emissão de carbono em parceria com a French Environment and Energy Management Agency (ADEME) e o Conseil em Développement Durable et Eco-conception (O2 France) para avaliar a emissão global de carbono de seu Centro de Processamento de Dados em Aubervilliers, instalado em território francês.

Para ampliar sua gestão ambientalmente correta, a partir de agora auxiliará os clientes na tomada de decisões sustentáveis. A postura engloba a ofertar de serviços voltados para mudanças de comportamentos culturais, como orientação para aquisições verdes, ou seja, que privilegiem cadeias sustentáveis. Também indicará como equilibrar desempenho e eficiência ambiental.

Segundo Thierry Breton, CEO da Atos, medidas mais ecológicas representam uma importante mudança na abordagem de negócios para a indústria de TI. “Nós poderemos ajudar as empresas em sua jornada e acompanhá-las em todo o processo de migração para serviços verdes, já que somos capazes de criar soluções de transformação customizadas para as necessidades do mercado”, diz. Para ele, essa estratégia sustentável fará parte do pilar de novos modelos de crescimento pós-crise financeira mundial não só para empresas, mas também para o setor público.

Ainda dentro da proposta ecologicamente correta, a corporação concluiu parceria com a Schneider Electric, especializada na gestão de energia. A medida resultará na implantação de tecnologia avançada para resfriamento dos centros de processamento de dados. A solução resultará na redução significativa da emissão de CO2. Também desenvolveu projetos para racionalizar o portifólio de aplicativos, para que eles sejam hospedados com menor impacto ambiental.

Mas a preocupação da Atos com o meio ambiente não teve início neste ano. Ela é parceira oficial de TI do Comitê Olímpico Internacional (COI) e oferta consultoria de sustentabilidade para os Jogos Olímpicos de Inverno 2010, a serem realizados neste mês em Vancouver, Canadá. O projeto também será adotado nos Jogos Olímpicos de Londres de 2012. A empresa criou, ainda, projetos ambientalmente corretos para ERDF, subsidiária da EDF, a maior rede de distribuição de eletricidade da União Européia.

Também é responsável pela solução inovadora de emissão de passagens aéreas via telefonia celular adotada pela Air France, criada com o intuito de reduzir o uso de papel. A lista dos projetos verdes contempla ainda a terceirização da infraestrutura da agência de rodovias do Reino Unido, o que possibilitou uma redução de 50% em emissões de carbono e uma economia anual da ordem de 4 milhões de libras para o governo britânico.

Era ecológica

O movimento verde ganha cada vez mais força e a adesão de grandes companhias. Para incentivar os fabricantes a adotarem políticas que levem em consideração as questões ambientais, o Greenpeace lança três vezes por ano, o Guide to Greener Electronics. O documento reúne as marcas do setor que mais se mostram comprometidas com os conceitos de sustentabilidade.

A proposta é que as empresas sigam alguns critérios, como a redução de componentes tóxicos utilizados na fabricação de equipamentos, além de aumentar a eficiência energética dos produtos e se responsabilizar pelos itens depois de usados. Há quatro edições, a Nokia lidera o ranking, seguida pela Samsung, Sony Ericsson, LG e Toshiba.


Atos Origin – Tel.: (11) 3323 1601

Também nessa Edição :
Perfil: Mara Gabrilli
Entrevista: Claudio Sales (2010/02)
Artigo: Aviação mais verde
Notícia: O que deu na mídia (edição 89)
Notícia: Mercado ambiental
Notícia: DF entra na briga contra a exploração sexual
Oferta de Trabalho: Procura-se (02/2010)

Filed Under: Noticias Tagged With: Efeito Estufa, Emissões, Meio Ambiente, Sustentabilidade

Reader Interactions

Leave a Reply Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Primary Sidebar

Veja mais

Os Benefícios de Adotar um Animal de Estimação em Vez de Comprá-lo

March 20, 2024 Leave a Comment

A Importância das Redes Sociais para Prefeituras e Municípios no Brasil

February 2, 2024 Leave a Comment

Energia Solar: Transformando Luz em Sustentabilidade Ambiental

January 30, 2024 Leave a Comment

Recent Posts

  • Os Benefícios de Adotar um Animal de Estimação em Vez de Comprá-lo
  • A Importância das Redes Sociais para Prefeituras e Municípios no Brasil
  • Energia Solar: Transformando Luz em Sustentabilidade Ambiental
  • A Importância Da Doação De Sangue
  • Transformando o Mundo: Startups Sociais e Suas Inovações Locais

© Copyright 2002 - 2025 Responsabilidade Social — ISSN: 1677-4949. Website support service