
Alunos do projeto Vantagens de Permanecer na Escola
Em atividade há mais de cinco anos, ação já beneficiou cerca de 20 mil jovens
Mais de seis mil estudantes de escolas públicas de São Paulo puderam neste ano descobrir alguns bons motivos para não abandonar os estudos. Trata-se do projeto “Vantagens de Permanecer na Escola”, promovido pela Associação Junior Achievement São Paulo (Jasp), organização não-governamental sem fins lucrativos que atua no Brasil desde 1983.
Dirigido a alunos da sétima série do ensino fundamental, o programa é realizado durante cinco horas, por meio de atividades lúdicas e discussões sobre a questão do estudo e da profissão. “O programa começa com um jogo de tabuleiro em que os participantes, por meio de dados e cartas, traçam uma trajetória de educação e mercado de trabalho. Depois disso, são feitas várias análises como, por exemplo, escolaridade X remuneração”, explica a gerente executiva da instituição, Liliana Magon.
Segundo ela, a entidade não tem registro de quando a iniciativa começou, mas desde 2003 há edições maciças do programa, somando mais de 20 mil alunos beneficiados, tanto na capital paulista como em municípios do interior. Em 2007, participaram do projeto 3.432 jovens de um total de 18.019 alunos atendidos pela instituição. Neste ano, mais de 300 voluntários treinados pela ONG estão mobilizados para atender 6.600 jovens do ensino fundamental e médio. Somente numa ação realizada em outubro, mais de quatro mil alunos foram beneficiados.
Para Rodrigo Aparecido Almeida do Instituto Unibanco e parceiro do projeto, o programa proporcionou um momento de muita reflexão sobre a educação no Brasil. “Pude perceber que a escola não prepara totalmente o aluno para o mercado de trabalho e ter o contato com uma sala de aula para levar os pontos positivos de continuar os estudos me deixou muito feliz”, diz.
Reinaldo Pires de Campos, voluntário do HSBC Solidariedade, também parceiro do projeto, concorda com essa opinião. “Foi uma experiência ímpar voltar à escola onde estudei 38 anos depois e poder colaborar com esse excelente programa”, conta.
Segundo a gestora de Implementação de Programas da Jasp, Carolina Paul Leitão, “o maior beneficio da mobilização para os alunos é perceber que a escola dá oportunidade de vislumbrar oportunidades para o futuro”. “O programa me trouxe esperança. Esse projeto abriu minha mente, despertou interesse em futuramente ser alguém na vida e seguir uma carreira que com certeza vai gerar frutos imensos”, destaca a estudante Nayara Cristina, que participou do projeto neste ano.
“O projeto é muito interessante porque nos ajuda a perceber o quanto é fundamental a educação em nossas vidas, ter o ensino médio completo e fazer uma universidade, ter um bom emprego, um bom salário, enfim, ser alguém na vida”, avalia Fabrício Godoy da Cunha, também beneficiado pelo projeto em 2008.
Para 2009, a meta é atender 30 mil alunos em todos os programas promovidos pela instituição. “Pretendemos repetir a edição maciça do programa, atendendo de cinco a sete mil alunos simultaneamente”, antecipa Liliana Magon.
Associação Junior Achievement São Paulo – Telefones: (11) 3285-4527 / 3285-2621 – Ramal 14
Também nessa Edição :
Perfil: Andrea Pasquini
Entrevista: Gilson Bertozzo
Artigo: O Sol saiu
Notícia: O que deu na mídia (edição 67)
Notícia: Corrente da solidariedade
Notícia: Discussão social e acessibilidade marcam Festival de Cinema de Brasília
Oferta de Trabalho: Procura-se (12/2008)
Leave a Reply