• Skip to primary navigation
  • Skip to main content
  • Skip to primary sidebar
  • O que é Responsabilidade Social?
    • Quem somos
  • Divulgue seu Projeto
  • Envie seu artigo
  • Anuncie
  • Contato

Responsabilidade Social

  • Entrevista
  • Noticias
  • Artigo
  • Charge
  • Oferta-de-trabalho
  • Perfil
  • Editorial
You are here: Home » Noticias » Ética na rede

Ética na rede

June 27, 2020 by admin Leave a Comment

637-phpecnrVK

Pesquisa mostra que 30% das 500 maiores empresas que atuam no Brasil expõem código de ética em seu site nacional

Entre as 500 maiores empresas em faturamento com atuação no Brasil, pouco menos de um terço (148, ou 29,6%) mostra seu código de ética a consumidores e funcionários em seu site brasileiro. A constatação está num estudo inédito no país, realizado pelo Instituto Ética nos Negócios, com objetivo de servir de exemplo para que um número maior de empresários adote esse instrumento.

Para a produção da pesquisa “Código de Ética Corporativo”, o instituto visitou os sites das 500 maiores corporações listadas na edição 2007 de uma das mais importantes revistas de negócio do país (Revista Exame). A proposta era verificar se o código de ética estava no endereço eletrônico, se havia link para ele na home page e como o documento abordava pontos como represálias e funcionários que apresentam denúncias, relacionamento com o público e sustentabilidade social e ambiental. “Pela falta de cultura corporativa no Brasil em destacar o principal instrumento para os negócios, o resultado foi fantástico e acreditamos que depois da pesquisa os resultados para 2009 serão muito melhores”, destaca o diretor-presidente do instituto, Douglas Flinto.

Segundo a análise, 85% dos códigos de ética prevêem relacionamento com os diversos grupos e indivíduos que interagem, direta ou indiretamente, no dia-a-dia dos negócios, chamados de stakeholders, o que indica uma crescente preocupação das empresas em atender e satisfazer os interesses de todos os públicos de relacionamento.

Outro dado importante diz respeito à exigência de denúncia. Quase 86% dos documentos explicitam a obrigatoriedade de se reportar ao superior imediato toda e qualquer desconformidade com aquilo que é imperativo no código. Mas, somente 54,7% dos códigos indicam claramente que a empresa não permitirá qualquer tipo de represália àquele que cumprir a determinação de reportar as desconformidades ao código de ética.

O estudo apontou, ainda, que das empresas que disponibilizam o código de ética no portal brasileiro, 22% divulgam documento na página inicial do site corporativo, diferentemente do que ocorre com as ações de responsabilidade social e ambiental, que recebem evidência de 62,4% e 50,8%, respectivamente. “As empresas ainda estão preocupadas, com toda razão, em destacar suas ações de responsabilidade social e ambiental. Mas não existe responsabilidade social sem ética nos negócios. Não existe responsabilidade ambiental sem ética nos negócios e não existe sustentabilidade sem ética nos negócios. E a ética nos negócios tem um grande aliado: o código de ética”, enfatiza o diretor.

Ainda, segundo ele, a adoção do documento também é um importante instrumento para a competitividade da empresa e pode ser visto como um diferencial de mercado. “Para os investidores de capital esse é o principal instrumento que eles analisam, antes mesmo dos resultados econômicos. Os acionistas têm maior segurança e satisfação em participar de empresas que têm o código de ética. E os consumidores, a cada dia mais, estão se identificando com as empresas a partir daquilo que está contido no código”, avalia.

Constituição corporativa

O Código de Ética pode ser interpretado como a Lei Maior da empresa, sua Constituição, refletindo sua cultura, valores e princípios. O documento também esclarece sobre as responsabilidades éticas, sociais e ambientais da empresa junto aos stakeholders e esses, por sua vez, podem conhecer a empresa, suas formas de atuação e suas normas de conduta e comportamento tanto dela (empresa) como aquelas exigidas de todos os seus funcionários.

“Evidentemente que não é o código que fará com que uma empresa seja mais ou menos ética do que uma outra que não o tem, mas a empresa que o disponibiliza publicamente acabam dizendo ao mercado que ela tem uma bússola que a orienta na condução de seus negócios, dando um norte para sua atuação socialmente responsável e ecologicamente correta e assim, estará seguindo o caminho seguro para a sustentabilidade”, garante Flinto.


Instituto Ética nos Negócios – Site: www.eticanosnegocios.org.br

Também nessa Edição :
Perfil: Maria Doralice Maciel Gil
Entrevista: Alexandre Ostrowiecki
Artigo: Balanço Social Corporativo
Notícia: O que deu na mídia (edição 55)
Notícia: Adoção mais fácil
Notícia: Projeto social em Brasília une reciclagem e inclusão social
Oferta de Trabalho: Procura-se (06/2008)

Filed Under: Noticias

Reader Interactions

Leave a Reply Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Primary Sidebar

Veja mais

Os Benefícios de Adotar um Animal de Estimação em Vez de Comprá-lo

March 20, 2024 Leave a Comment

A Importância das Redes Sociais para Prefeituras e Municípios no Brasil

February 2, 2024 Leave a Comment

Energia Solar: Transformando Luz em Sustentabilidade Ambiental

January 30, 2024 Leave a Comment

Recent Posts

  • Os Benefícios de Adotar um Animal de Estimação em Vez de Comprá-lo
  • A Importância das Redes Sociais para Prefeituras e Municípios no Brasil
  • Energia Solar: Transformando Luz em Sustentabilidade Ambiental
  • A Importância Da Doação De Sangue
  • Transformando o Mundo: Startups Sociais e Suas Inovações Locais

© Copyright 2002 - 2025 Responsabilidade Social — ISSN: 1677-4949. Website support service