O número de pessoas com aids no Brasil registrou alta de 3% entre 2008 e 2009, passando de 37,4 mil para 38,5 mil respectivamente. O balanço foi divulgado no final do ano passado pelo Ministério da Saúde e mostrou, também, que a proporção de infectados em relação à população geral também cresceu. Em 2007, havia 19,7 mil pessoas com a doença em cada grupo de 100 mil habitantes, alcançando 19,8 mil em 2008 e 20,1 mil em 2009.
Para frear esse crescimento, ações diversas são realizadas em todo o país. Exemplo é a campanha Cabeleireiros contra Aids, uma iniciativa da L’Oréal e a Organizações das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco). A proposta é prevenir a doença por meio de informações, atitudes e mecanismos que possam incentivar e apoiar comportamentos que evitem o risco.
O projeto está presente em 30 países e cerca de 1 milhão de cabeleireiros no mundo abraçam essa causa. Entre as ações em curso no Brasil, vale citar o calendário anual, elaborado com 12 fotos de personalidades brasileiras, como Camila Pitanga que estampa o mês de janeiro deste ano. Cada exemplar custa R$ 10,00 e toda a renda é revertida para Sociedade Viva Cazuza, que atende crianças com aids no Rio de Janeiro.
Em entrevista exclusiva para o Responsabilidade Social.com, a gerente da Divisão de Produtos Profissionais da L’Oréal, Mariana Ruiz, detalha a iniciativa e anuncia as metas para 2012. Acompanhe.
1) Responsabilidade Social – A L’Oréal e a Organizações das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) lançaram uma campanha de combate a aids. Como essa ação foi pensada e quais são as diretrizes da iniciativa?
Mariana Ruiz – Cabeleireiros contra Aids é um projeto que nasceu na África do Sul em 2001 e tornou-se mundial em 2005, pelas mãos da Fundação L’Oréal e a Unesco. Trata-se de um projeto de educação preventiva que tem o cabeleireiro como porta-voz. O salão de beleza é um espaço que recebe um grande número de pessoas dos mais diversos gêneros e idades. O cabeleireiro é um grande interlocutor, formador de opinião e multiplicador de informação. Por esse motivo ele se torna um ótimo profissional para disseminar informações corretas sobre o HIV/aids e sua prevenção.
2) RS – É possível detalhar as principais atividades realizadas hoje?
MR – A campanha visa disseminar informações e educar a população. Tendo isso em mente, as ações são das mais diversas. O nosso objetivo está em envolver o cabeleireiro dentro da luta contra aids. Para isso, distribuímos materiais com informações úteis nos salões de beleza. Ao mesmo tempo, realizamos ações diversas na web, por meio do site http://www.cabeleireiroscontraaids.com.br e redes sociais como Facebook, Orkut, Twitter e You Tube.
Ao mesmo tempo, os educadores das marcas profissionais do Grupo L’Oréal – L’Oréal Professionnel, Kérastase, Redken e Matrix – transmitem informações durante os cursos que realizam. O calendário com celebridades em prol da Sociedade Viva Cazuza é um projeto 100% brasileiro. Cada mês vem estampando uma artista diferente, com o cabelo feito por um cabeleireiro diferente e com uma mensagem de prevenção. Trata-se de uma ferramenta muito útil para esse profissional fazer a campanha acontecer no salão. Com ele, o cabeleireiro pode falar com a cliente do tema sem ficar constrangido. O calendário também pode ser adquirido no site http://www.vivacazuza.org.br, ao custo de R$ 10,00. Os recursos são beneficiam as crianças soropositivas da Sociedade Viva Cazuza.
3) RS – As instituições definiram como o principal interlocutor da mensagem de prevenção o cabeleireiro. O que justifica essa escolha?
MR – Trata-se de uma profissão de toque, de proximidade, de intimidade. Muitas pessoas confidenciam ao cabeleireiro coisas que não contariam nem para a própria família. O cabeleireiro tem o poder de embelezar as pessoas e isso é um valor muito grande.
4) RS – Quais são as metas da Campanha Cabeleireiros contra Aids para 2012?
MR – Continuar tocando cada vez mais pessoas com a nossa mensagem de prevenção, engajando profissionais nos salões de beleza e ajudando a diminuir a epidemia no mundo.
5) RS – O que a senhora entende por responsabilidade social?
MR – É o compromisso voluntário que cada ser humano tem com relação à sociedade, seja através de uma busca do bem estar individual da pessoa ou da melhoria do seu meio ambiente. Esse conceito adaptado às necessidades das empresas visa contribuir para uma sociedade mais justa e um ambiente mais limpo.
Cabeleireiros contra Aids – Telefone: (21) 2131-6117
Também nessa Edição :
Perfil: Emerson Teixeira
Artigo: Três anos de crise global
Notícia: Lista negra da escravidão tem número recorde de infratores
Notícia: Brasil intensifica a comercialização de créditos de carbono
Notícia: Iniciativa eleva o protagonismo da mulher brasileira
Oferta de Trabalho: Procura-se (01/2012)
Leave a Reply