Toda e qualquer entidade ou pessoa que queira praticar ações de cidadania e responsabilidade social pode usar a tecnologia ao seu favor, para otimizar resultados e ampliar os efeitos de suas ações. A revista traz nesta edição uma bela entrevista com o jovem brasileiro Leonardo da Silva, que conquistou importante prêmio internacional ao desenvolver um aplicativo com o objetivo de unir, via web, os interessados na doação de bens àqueles que deles necessitam.
Nesse sentido, também apresentamos um artigo do cientista da computação, Flavio Exterkoetter, que vê a tecnologia da informação como aliada na gestão de projetos sociais. Segundo ele, ao mesmo tempo em que ocorre a profissionalização do terceiro setor, as organizações devem avaliar e planejar a incorporação de ferramentas e de tecnologias de informação às suas práticas gerenciais, sempre visando o aprimoramento do processo de gestão.
Aproveitamos a oportunidade para anunciar a chegada de uma eficiente tecnologia de comunicação ao nosso portal: o blog do site Responsabilidade Social.com. Nele, postaremos notícias fora das edições quinzenais. Será um espaço para trocar idéias com nossos leitores, e receber sugestões de como melhorar ainda mais nossa revista.
Também aplaudimos a iniciativa da Caixa Econômica Federal que, nesta semana, anunciou a adoção de novas regras para a contratação de obras de habitação. Elas prevêem a exigência de certificação do uso de madeira legal – Documento de Origem Florestal (DOF) – por parte das construtoras e empresas do segmento imobiliário para o pedido de crédito na instituição. Essa ação certamente criará uma repercussão benéfica no mercado, que tende a seguir o exemplo desse grande banco.
Apresentamos, ainda, a atuação de executivos voluntários da Junior Achievement São Paulo com o intuito de levar conhecimentos sobre o universo corporativo e preparar os jovens para o mercado de trabalho. Destacamos também a história de uma concessionária de veículos de Brasília, a Slavieiro, que adotou um parque ecológico da cidade, atuando na preservação e recuperação de parte do seu bioma. E contamos a história da mulher cidadã Cristiane Macêdo de Santana – uma dentista que leva atendimento voluntário e gratuito para os lugares mais distantes e sem acesso a saúde básica, no Brasil e no mundo.
O resultado da enquete anterior feita aos internautas sobre a saída da ministra do meio ambiente, Marina da Silva, trouxe os seguintes resultados: 68,9% deles estão muito tristes com a decisão, pois acreditam que Marina não conseguiu encontrar espaço e apoio para executar seus projetos; outros 20,1% acham que sua passagem pelo ministério foi vitoriosa, pois nunca se fez tanto pelo meio ambiente no Brasil; e apenas 11% dos internautas acreditam que a saída ocorreu no momento certo, pois confiam que Carlos Minc desempenhará o papel melhor do que Marina.
Por fim, trazemos uma enquete-reflexão para cada um dos leitores sobre seu nível de consciência e ação ambiental no dia-a-dia. Aproveite e vote, participe!
Forte abraço!
Também nessa Edição :
Perfil: Cristiane Macêdo de Santana
Entrevista: Leonardo da Silva
Artigo: A tecnologia da informação como aliada na gestão de projetos sociais
Notícia: O que deu na mídia (edição 56)
Notícia: Madeira Legal (2008/06)
Notícia: Jovens empreendedores
Notícia: Concessionária implanta programa para salvar parque ecológico
Oferta de Trabalho: Procura-se (06/2008)
Leave a Reply