• Skip to primary navigation
  • Skip to main content
  • Skip to primary sidebar
  • O que é Responsabilidade Social?
    • Quem somos
  • Divulgue seu Projeto
  • Envie seu artigo
  • Anuncie
  • Contato

Responsabilidade Social

  • Entrevista
  • Noticias
  • Artigo
  • Charge
  • Oferta-de-trabalho
  • Perfil
  • Editorial
You are here: Home » Perfil » Alfredo Borret

Alfredo Borret

December 22, 2020 by admin Leave a Comment

1183-phprYbLwg

O carioca Alfredo Borret é uma daquelas pessoas que descobrem uma oportunidade de mercado onde ninguém vê. Com espírito empreendedor e uma sagacidade ímpar, o morador do Rio de Janeiro tem apostado na produção de peças artesanais a partir de tampas de garrafas e bolachas de chope. Os produtos não são comercializados, mas têm impulsionado o turismo sustentável na capital fluminense.

“Sempre fiquei atento para a quantidade de tampinhas e de papelão colocado embaixo dos copos jogadas no lixo, nas ruas e nas praias. Preocupado com a falta de alternativas para reciclar esses produtos e vivendo em uma cidade turística elaborei com irreverência o projeto Ecotampas”, explicou.

A proposta surgiu em 2008 e desde então foi aprimorada, passando por diversas reformulações. Alfredo Borret retira das ruas cerca de cinco mil tampa de metal e outras 300 bolachas de chope por mês. Esse volume é suficiente para produzir quatro mil imãs de geladeiras e 200 descansos de copos.

O projeto ainda é uma ação solitária, mas segundo o criador, a proposta é mobilizar pessoas interessada em apoiar a causa no próximo ano. “Apesar de todos acharem uma ótima ideia, ainda não apareceu alguém para somar”, disse.

Duas vezes por mês, Borret distribui o material confeccionado. A ação ocorre geralmente todo segundo e último domingo de cada mês em um determinado cartão postal da cidade, num total de quatro mil imãs e 200 descansos de copos doados. Ele ainda realiza palestras nas escolas do Rio.

O projeto é mantido com recursos do próprio profissional formado em marketing, mas ele planeja incubá-lo em algum instituto ou ainda fazer parceria com empresas, com o intuito de gerar renda. “Acredito na ideia e estou procurando parceiros, patrocinadores e pessoas que queiram investir na iniciativa. Há um custo para fazer o artesanato e para realizar as ações”, observou.

Mas, mesmo com parcerias Alfredo garante que a proposta do projeto não será alterada. “A única coisa que não pode mudar é o ato de brindar os turistas O Rio de Janeiro é uma cidade de turismo, devemos tratar bem nossos visitantes e passar uma imagem positiva da cidade. Por isso, sigo o lema ‘se beber, recicle’. É fundamental divulgar importância de viver de uma forma mais sustentável e disseminar a reciclagem”, completou.

Segundo ele, o mercado de produtos feitos dentro de um conceito socioambiental tem potencial para crescer nos próximos anos no país, o que torna o Ecotampas uma iniciativa inovadora e auto-sustentável. “Se o mercado é feito de oferta e demanda, basta demandarmos produtos ecologicamente corretos e cobrar do produtor ou fabricante”, opinou.

Ainda na avaliação de Alfredo Borret, a criação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) é um forte instrumento indutor de ações para reciclagem e poderá contribuir para impulsionar o setor. A legislação traz medidas que prevêem, por exemplo, responsabilidades ao longo da cadeia produtiva e de consumo e outras que estimulam a redução, reutilização, reciclagem e destinação correta dos resíduos.

Criatividade com pegada social

O envolvimento de Alfredo Borret com as questões socioambientais teve início em 2004, após participar de uma oficina de responsabilidade social, realizada pelo Centro de Integração Empresa Escola (CIEE). A capacitação era destinada a jovens universitários e para a conclusão do curso eles foram desafiados a criar um projeto social.

Na época Borret criou o “Ecopet”, que tinha como proposta realizar palestras educativas com jovens e crianças da comunidade da Babilônia, localizada no Leme, bairro da Zona Sul carioca, além da produção de peças artesanais com garrafas PET. “O grupo não deu continuidade e eu caminhei sozinho. O projeto ocorreu de forma tímida, sem recurso ou patrocínio algum. Mas pude participar de ações voluntárias, dei palestras de educação ambiental em colégios, projetos sociais e associações de moradores”, lembrou.


Alfredo Borret – Telefones: (21) 7715-0409 e (21) 9688-7124 – E-mails: alfredo.borret@gmail.com e ecotampas@gmail.com – Site: www.ecotampas.com.br – Twitter: @ecotampas

Também nessa Edição :
Entrevista: Cecília Regueira
Artigo: A inserção profissional dos portadores de deficiência transforma o varejo nacional
Notícia: O que deu na mídia (edição 110)
Notícia: Nestlé instala posto de coleta seletiva em supermercado flutuante
Notícia: ABNT lança norma de responsabilidade social
Notícia: Tanques de combustíveis terão destinação ecologicamente correta no DF
Oferta de Trabalho: Procura-se (12/2010)

Filed Under: Perfil Tagged With: educação ambiental, projeto social, projetos sociais, Reciclagem, responsabilidade social

Reader Interactions

Leave a Reply Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Primary Sidebar

Veja mais

Os Benefícios de Adotar um Animal de Estimação em Vez de Comprá-lo

March 20, 2024 Leave a Comment

A Importância das Redes Sociais para Prefeituras e Municípios no Brasil

February 2, 2024 Leave a Comment

Energia Solar: Transformando Luz em Sustentabilidade Ambiental

January 30, 2024 Leave a Comment

Recent Posts

  • Os Benefícios de Adotar um Animal de Estimação em Vez de Comprá-lo
  • A Importância das Redes Sociais para Prefeituras e Municípios no Brasil
  • Energia Solar: Transformando Luz em Sustentabilidade Ambiental
  • A Importância Da Doação De Sangue
  • Transformando o Mundo: Startups Sociais e Suas Inovações Locais

© Copyright 2002 - 2025 Responsabilidade Social — ISSN: 1677-4949. Website support service