• Skip to primary navigation
  • Skip to main content
  • Skip to primary sidebar
  • O que é Responsabilidade Social?
    • Quem somos
  • Divulgue seu Projeto
  • Envie seu artigo
  • Anuncie
  • Contato

Responsabilidade Social

  • Entrevista
  • Noticias
  • Artigo
  • Charge
  • Oferta-de-trabalho
  • Perfil
  • Editorial
You are here: Home » Noticias » O que deu na mídia (edição 87)

O que deu na mídia (edição 87)

July 13, 2020 by admin Leave a Comment

Leia aqui as principais notícias sobre responsabilidade social e Terceiro Setor

Mobilização solidária – “O Globo” – 20/12/2009

“No mês em que se festeja o Dia Internacional do Voluntário — em 5 de dezembro —, não há muito o que comemorar quando o assunto é mobilização social dentro das empresas. Além de a adesão dos funcionários ainda ser baixa — geralmente não chega a 10% do quadro de pessoal —, boa parte das organizações não prevê verbas específicas em seus orçamentos anuais para trabalhos solidários nem flexibiliza horários para a sua realização durante o expediente”.

Entidades públicas e privadas: parceria na coleta seletiva – “DCI” – 20/12/2009

“A Rede de Apoiadores da Coleta Seletiva Solidária no Centro da Cidade do Rio de Janeiro, composta por 17 entidades públicas e privadas e do terceiro setor, será formalizada nessa segunda-feira (21) durante solenidade de assinatura de protocolo de intenções no Teatro Carlos Gomes. Uma dessas entidades é o Banco do Brasil. A gerente de Desenvolvimento Regional Sustentável do banco (DRS), Liliane Miranda Joels, disse que o protocolo vai reforçar um trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo dos dois últimos anos com quatro cooperativas e associações de catadores. A formalização da rede facilitará o recebimento de recursos pelos projetos”.

Assim deve ser o mundo – “Isto É” – 19/12/2009

“Graças à evolução impressionante das técnicas de computação gráfica, o cinema-catástrofe volta a viver uma fase de ouro em Hollywood. O talento de artistas para criar tornados digitais, tempestades de neve virtuais e toda sorte de hecatombe leva milhões de pessoas às salas de projeção. Um dos filmes recentes do gênero, “O Dia Depois de Amanhã” (2004), mostra o que uma crise ambiental de proporções gigantescas pode causar em nosso planeta. Sucesso imediato”.

A economia da biocivilização – “Isto É” – 19/12/2009

“A questão ambiental ainda depende de um consenso global. A COP-15, em Copenhague, mostrou quanto esses entendimentos são difíceis. A história do século XX prova como foram poucos os momentos em que líderes, sentados em torno de uma mesa, alcançaram uma convergência sobre políticas econômicas. Quase sempre a motivação a empurrar para uma concordância – como o tema do aquecimento planetário exige com urgência – foi a dura realidade da pobreza, ou seja, a ameaça de que a quantidade de produção de riqueza pelas nações pudesse ser insuficiente para atender ao crescimento da população. Portanto, até hoje, só a fome uniu o planeta”.

Ele está surfando na onda verde – “Época” – 19/12/2009

“Num galpão no charmoso bairro paulistano da Vila Madalena, o surfista e fabricante de pranchas Daniel Aranha trabalha e sonha ao mesmo tempo. O objetivo do microempresário de 24 anos é oferecer ao mundo a possibilidade de pegar onda usando um equipamento amigo da natureza. Por mais saudável que o surfe possa parecer, a prancha comum pode representar um pequeno pesadelo para os ambientalistas mais sensíveis, resultante de um processo de fabricação que usa (e, muitas vezes, desperdiça) materiais tóxicos, não recicláveis e não degradáveis. Por isso, no fim de 2008, Aranha começou a projetar uma alternativa, que exigiria inovações de conceito, marketing e tecnologia. Em outubro, ele finalmente começou a vender a e-board, a prancha ambientalmente correta”.

A corrente verde – “Isto É” – 19/12/2009

“O ser humano sobrevive em ambientes tão distintos como o gelo do Ártico, o calor escaldante dos desertos africanos e as altitudes extremas do Tibet. Tudo isso graças à capacidade de modificar suas condutas e, ao mesmo tempo, o lugar que habita. Agora, a humanidade enfrenta o maior desafio de sua história: alterar seu modo de vida para salvar a própria existência – e o planeta. A tarefa se complica num dilema de coordenação: proteger o meio ambiente demanda uma série de ações tomadas em conjunto, enquanto que os esforços e custos de mudança dependem de atitudes individuais e imediatas. Cidadãos, empresas, governos. Todos precisam estar envolvidos”.

Noção de sustentabilidade ainda é pouco difundida – “Valor Econômico” – 18/12/2009

“O turismo sustentável ainda engatinha no Brasil, mas alguns empreendimentos já abraçam o conceito, que exige respeito ao meio ambiente e menor consumo de água e energia, além de geração de trabalho e renda para a população local. A Pousada Flutuante Uacari, na reserva de Mamirauá (AM), aplica princípios de sustentabilidade em atividades de ecoturismo e na relação com sete comunidades da região. No hotel fazenda São Francisco, no Pantanal, as ações se dividem entre a colheita de arroz, projetos de pesquisa sobre a fauna e safáris fotográficos”.

Energia renovável continua a ser um artigo de luxo no mundo – “Valor Econômico” – 17/12/2009

“Plataforma básica para que seja possível fazer a transição entre o atual modelo e uma economia de baixo carbono, com emissões limitadas de gases de efeito estufa, a energia renovável é hoje um ativo de elite. Com preços ainda bastante altos em relação às tecnologias tradicionais, as chamadas fontes limpas estão longe de ser uma opção viável para grande parte da população mundial”.

Senado aprova dispensa de licitação para ONGs agrárias – “Valor Econômico” – 17/12/2009

“O Senado aprovou, na noite de terça-feira, um projeto de lei que permitirá ao governo contratar, sem licitação, entidades privadas para executar planos de assistência técnica e extensão rural para assentados da reforma agrária, agricultores familiares, pescadores, indígenas e quilombolas. O Orçamento para essas ações deve superar R$ 500 milhões em 2010”.

Assíduo frequentador do pódio levanta a taça mais uma vez – “Valor Econômico” – 16/12/2009

“Gerador, distribuidor e comercializador de energia elétrica, o grupo CPFL Energia também tem sido um notável propagador de boas práticas de gestão entre suas empresas. Prova disso é a assiduidade com que, nos últimos anos, tem subido ao palco de entrega do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ). Um ano depois de a CPFL Paulista ser declarada vencedora pela segunda vez – feito pouco comum na história do prêmio -, caberá agora à CPFL Piratininga o papel de estrela do grupo na festa na Sala São Paulo. A Rio Grande Energia (RGE), outra subsidiária, será reconhecida na condição de finalista”.

Jovens pedem mais ação das empresas, afirma estudo – “Valor Econômico” – 16/12/2009

“O preço de ostras, lagostas e vieiras para 2050 já está fixado: é de 350 ppm, segundo cartazes espalhados pelas ruas e estações de metrô de Copenhague. Essa referência ao limite máximo de carbono na atmosfera (350 partes por milhão) para se evitar um desastre climático, segundo cientistas, integra uma campanha publicitária para a preservação dos oceanos da ONG Oceana. Mas é bem provável que num futuro próximo essa seja uma informação básica para os consumidores. “A monetização do carbono será apenas uma das referências que a geração futura terá para avaliar produtos e empresas”, afirma Ricardo Young, presidente do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, que acompanha a CoP-15”.

Responsabilidade social terá norma – “O Estado de S. Paulo” – 16/12/2009

“Está na reta final a elaboração de uma norma padrão para responsabilidade social nas empresas, a ISO 26000. Até o início do ano que vem a norma, uma iniciativa da Organização Internacional de Normalização (ISO, na sigla em inglês), passa por votação pelo comitê internacional que participa de sua formulação, formado por 435 especialistas em trabalho, meio ambiente e consumo de 91 países. Uma vez aprovada, já estará pronta para utilização por empresas e também órgãos públicos e organizações não governamentais, em meados de 2010”.

Toda força à busca de talentos e à diversidade – “O Estado de S. Paulo” – 15/12/2009

“Confirmada mais uma vez pela pesquisa do Great Place to Work como uma das melhores empresas para trabalhar no País, a IBM Brasil encerra o ano confirmando a sua vocação pela contínua busca de talentos e por um desempenho voltado para a responsabilidade social e crescimento sustentável”.

Ibase retoma discussão da Agenda Social – “O Globo” – 15/12/2009

“O Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) voltou a discutir, no início do mês, a Agenda Social formulada pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, há 13 anos, e que havia sido deixada de lado. As metas do documento — até hoje não cumpridas — eram: Esporte e cidadania jogando no mesmo time; educação de qualidade para todas as crianças e jovens; todas as crianças bem alimentadas; favelas urbanizadas, integradas à cidade; ninguém morando na rua. Em reunião na sede do instituto no dia 2, no Centro do Rio, representantes de organizações não-governamentais, da sociedade civil e de universidades debateram a necessidade da retomada do movimento, com vistas aos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio. O palestrante foi Sérgio Magalhães, que nos concedeu a entrevista ao lado”.

Novas tecnologias são ditadas pela sustentabilidade – “Valor Econômico” – 14/12/2009

“A inovação continua a desenvolver-se num estilo defensivo no Brasil. Ainda não se chegou àquela agressividade necessária para fazer frente aos diversos problemas que desafiam a economia contemporânea. Uma das principais razões para os resultados insuficientes é a ausência de uma perspectiva mais ampla e, em particular, ao pouco conhecimento de variáveis culturais e organizacionais que influenciam o processo. É um cenário complexo, em que avanços importantes têm sido registrados. Avanços esses, porém, incapazes de reduzir a distância frente a outros países, como a Índia e a China, mercados emergentes, de extremo potencial para a nova dinâmica global do consumo, e onde projetos de investimentos caminham integrados a outra estrutura produtiva, baseada na sustentabilidade socioambiental”.

Empresas no Brasil já veem corte de emissões como oportunidade – “Valor Econômico” – 14/12/2009

“A eventual adoção, no futuro, de metas de redução das emissões de gases de efeito estufa no Brasil já não assusta uma parcela significativa de grandes empresas que atuam no país. Ao contrário: 32% dessas companhias consideram que seria uma grande oportunidade de negócios e apenas 9% acham que isso traria problemas, com possível aumento de preços como resultado. Boa parte, 35%, prefere não opinar ainda”.

Custo de obras sobe até 30% por causa de exigências ambientais – “O Estado de S. Paulo” – 06/12/2009

“O rigor dos projetos socioambientais virou questão fundamental para que uma obra de infraestrutura se concretize no Brasil. Nos últimos anos, com a maior pressão sobre o País em relação ao desmatamento, o peso desses custos cresceu de forma significativa e alcançou níveis recordes. Há casos em que os gastos chegam a bater 30% do valor total do empreendimento. Na média, entre obras rodoviárias, hidrelétricas e portuárias, o custo fica em torno de 15%”.


Também nessa Edição :
Entrevista: Leonardo Gloor (2009/12)
Entrevista: Carlos Humberto Perissé
Artigo: Em quem o brasileiro confia
Notícia: Lições de Copenhagem
Notícia: Festas do bem
Notícia: Educação profissional
Oferta de Trabalho: Procura-se (12/2009)

Filed Under: Noticias

Reader Interactions

Leave a Reply Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Primary Sidebar

Veja mais

Os Benefícios de Adotar um Animal de Estimação em Vez de Comprá-lo

March 20, 2024 Leave a Comment

A Importância das Redes Sociais para Prefeituras e Municípios no Brasil

February 2, 2024 Leave a Comment

Energia Solar: Transformando Luz em Sustentabilidade Ambiental

January 30, 2024 Leave a Comment

Recent Posts

  • Os Benefícios de Adotar um Animal de Estimação em Vez de Comprá-lo
  • A Importância das Redes Sociais para Prefeituras e Municípios no Brasil
  • Energia Solar: Transformando Luz em Sustentabilidade Ambiental
  • A Importância Da Doação De Sangue
  • Transformando o Mundo: Startups Sociais e Suas Inovações Locais

© Copyright 2002 - 2025 Responsabilidade Social — ISSN: 1677-4949. Website support service