Pinheiro Neto Advogados

logocomluz05-514452

Pinheiro Neto Advogados é um escritório de advocacia, fundado em 1942 por José Martins Pinheiro Neto. O escritório começou com José, uma secretária e um office-boy, mas eventualmente seu corpo de funcionários se expandiu e incluiu nomes notáveis, como por exemplo José Eduardo Monteiro de Barros, Antonio Corrêa Meyer e João Caio Goulart Penteado.

Em 1970, a Pinheiro Neto Advogados ingressa no Club de Abogados, entidade que congrega grandes escritórios de advocacia internacionais (Américas, Europa e Japão), sendo seu representante no Brasil. Atualmente, encontra-se entre os maiores escritórios de advocacia em atividade no Brasil e na América Latina, composto por 71 sócios, 7 consultores, 231 advogados associados, 98 estagiários e 51 paralegais. Em 2010, Pinheiro Neto Advogados foi escolhido “Melhor Escritório de Advocacia Brasileiro” pela The Internacional Legal Alliance Summit & Awards.

Ademais, foi o primeiro escritório de advocacia no Brasil a criar um programa de neutralização de emissões de carbono, conforme os preceitos de Carbon Neutrality. 

O fundador da banca, José Martins Pinheiro Neto, chegou a receber da rainha da Inglaterra o título de cavaleiro, que permite ter o nome precedido pelo nobiliárquico “sir”. Por não ser britânico, não podia usar da honraria, mas costumava assinar com a sigla KBE [Knight of the British Empire] antes do nome, um dos três brasileiros dignatários da homenagem.

Nos últimos sete anos, o Pinheiro Neto reformulou o plano de carreira dos advogados e o método de remuneração, criou uma escola interna de formação de profissionais com o auxílio de instituições como a FGV e a USP e chegou até a ter uma assessoria de imprensa externa, o que antes sempre foi barrado pelos sócios. Na esteira, vieram ações de responsabilidade social como a participação nos projetos Pomar Urbano e Associação Águas Claras do Rio Pinheiros, para recuperar as margens do rio; Parceiros da Educação, para investir em escolas públicas; Tucca, para auxiliar crianças com câncer; e Ação Comunitária, para ajudar menores carentes em favelas, entre outros.

Nos últimos anos, o escritório ficou um pouco mais aberto. Antes, era muito voltado para si mesmo. Depois, se abriu para um relacionamento externo. A despersonalização e institucionalização do escritório foi desejo do próprio fundador, que nos anos 1970 já pensava em sucessão, e na década de 1990 foi o primeiro a contratar uma assessoria em gestão para deflagrar a modernização da sociedade.

Alguns dos projetos socioambientais que contam com o apoio de Pinheiro Neto Advogados:

  • Ação Comunitária do Brasil – Entidade não-governamental que visa a inclusão social de crianças e jovens de comunidades carentes através de projetos de educação, cultura e cidadania.
  • Alfabetização Solidária – Alfabetização Solidária é uma organização não-governamental que atua na redução dos índices de analfabetismo no Brasil através de parcerias com empresas e instituições de ensino.
  • Carbon Free – Pinheiro Neto Advogados é o primeiro escritório de advocacia Carbon Free no Brasil, com a neutralização das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) através de reflorestamento capaz de absorver quantidade equivalente de carbono da atmosfera.
  • Casa de Apoio Pastoral da Saúde da Granja Viana – Entidade beneficente que atende carentes da região com o objetivo de melhorar sua saúde física, mental e espiritual.
  • Humano e Selvagem O Limite da Distância – Mostra organizada pela RENCTAS Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres.
  • Projeto Viga Dança – Projeto cultural de dança contemporânea direcionado a jovens adolescentes de comunidades carentes nos arredores de São Paulo.
  • United Way Brasil – Filiada à United Way International, é uma organização social sem fins lucrativos, que coordena projetos e ações sociais voltadas para as causas Juventude e Trabalho.
  • Pinheiro Neto Advogados / Chevening Young Lawers Scholarship – Bolsa administrada pelo The British Council, para Mestrado em Direito em qualquer universidade do Reino Unido.

Para maiores informações sobre a Pinheiro Neto Advogados, acesse aqui.




Também nessa Edição nº: 182
Artigo: Responsabilidade social empresarial e sustentabilidade para a gestão empresarial
Notícia: O que deu na mídia (edição 182)
Notícia: Imposto de Renda devido pode ser doado para projetos sociais e culturais