O que deu na mídia (edição 182)

app_sphere_news

Prêmio Ghandi será entregue hoje – “Diário do Nordeste” – 30/10/2014

A partir das 19h de hoje, serão revelados os profissionais de jornalismo e publicidade que conquistaram o Prêmio Gandhi de Comunicação. A entrega dos troféus, realizada pela Agência da Boa Notícia (ABN), acontece no Auditório da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec). O mérito foi criado com o objetivo de reconhecer os trabalhos de profissionais e estudantes de jornalismo e publicidade que cooperaram para a corroborar a cultura de paz. Neste ano, foram 78 inscrições, sendo 48 de profissionais e 23 de estudantes.

Vivo vai levar telefonia 3G para 475 distritos – “Diário do Nordeste” – 31/10/2014

Com serviços de telefonia e internet 3G em apenas 60 cidades cearenses, a Vivo – empresa do Grupo Telefônica – celebra parceria com o governo do Estado e anuncia expansão para mais 38 distritos até o fim deste ano, para mais 49 localidades até marços de 2015, podendo chegar a 475 comunidades, distribuídas por 145 municípios do Estado, até novembro de 2016. A operação começou a ser viabilizada recentemente, a partir da assinatura pelo governador Cid Gomes, do decreto Estadual nº 31.499, de 24 de março de 2014. O novo decreto regulamentou a concessão e a utilização do crédito presumido do ICMS, previsto na Lei nº15.494, de 27 de dezembro de 2013, para as empresas prestadoras de serviços de telefonia móvel, que invistam em infraestrutura no setor, em localidades que ainda não são contempladas com telefonia móvel ou que registrem baixo atendimento de comunicação e dados. Dos 38 primeiros distritos selecionados, cinco, – em Icapuí, Morada Nova, Russas, São Gonçalo do Amarante e Trairi, – já começaram, segundo a Vivo, a receber a telefonia 3G.

Rede Walmart monitora e amplia projeto para produtos sustentáveis – “Diário do Nordeste” – 08/10/2014

O desenvolvimento do primeiro sistema de monitoramento de pescado do Brasil foi a principal novidade, ontem, do evento de balanço dos cinco anos do Pacto pela Sustentabilidade Walmart. Também foi anunciada a promoção do desenvolvimento da agricultura familiar por meio do fortalecimento do Clube dos Produtores e a manutenção do incentivo a um maior número de empresas, independentemente do porte, a desenvolverem produtos mais sustentáveis (Programa Sustentabilidade de Ponta a Ponta). Guilherme Loureiro, presidente do Walmart Brasil, convidou a concorrência a participar do pacto, lembrando que alguns dos produtos modificados pelo Programa Sustentabilidade de Ponta a Ponta já são comercializados em outras redes. “Estamos muito orgulhosos por contribuir para esse processo de mudança de mentalidade. Investir num mundo sustentável é o único caminho”.

Mc Donald’s promove quarta edição da maior corrida de rua feminina da América Latina – “Abeje” – 01/01/2014

Patrocinador da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos, o McDonald’s reforça seu compromisso em promover iniciativas que traduzam o respeito pela qualidade de vida e o bem-estar social. No mês de outubro, a rede realiza a quarta edição da “McDonald’s 5K – Mulheres em Movimento”, a maior corrida feminina de rua da América Latina. No Brasil, o evento será realizado dia 19 de outubro, simultaneamente, em Brasília, Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro e pretende reunir cerca de 25 mil participantes. Além disso, a corrida será realizada, durante o todo o mês, em 18 cidades de 14 países da América Latina. O rosa, que representa a força e energia feminina, é a cor oficial do evento, que conta com um percurso de 5 km, definido para contemplar tanto as mulheres que já estão acostumadas com a atividade de corrida de rua, quanto as que estão começando no esporte.

Rede Gazeta na onda da campanha “Outubro Rosa” – “Aberje” – 01/10/2014

Tudo rosa na Rede Gazeta, do Espírito Santo, a partir desta quarta-feira (1º). Como uma das apoiadoras da campanha “Outubro Rosa” na luta contra o câncer de mama, a empresa programou diversas ações para marcar o mês. A fachada da sede, em Vitória, estará iluminada na cor rosa durante todo o mês de outubro e o jornal A Gazeta desta quarta-feira (1º) trouxe uma capa especial, toda na cor rosa, para marcar o início da campanha.

BNDES aprova R$ 15,7 milhões do Fundo Amazônia para combate ao desmatamento em terras indígenas – “Aberje” – 03/10/2014

O Fundo Amazônia, administrado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), aprovou apoio de R$ 15,7 milhões para um projeto de gestão territorial e ambiental sustentável de seis terras indígenas nos estados do Pará e Amapá. Os recursos serão destinados ao Instituto de Conservação Ambiental – The Nature Conservancy do Brasil (TNC), responsável pelo projeto, e contribuirão para o controle do desmatamento na região, beneficiando cerca de 8,8 mil indígenas.As ações do projeto estão voltadas para a elaboração e a implementação de Planos de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas, instrumento importante para a execução da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (PNGATI), do Governo Federal. O projeto abrange, ainda, o fortalecimento institucional das organizações indígenas da região.

Sesi-SP leva informação sobre saúde da mulher para Centros de Atividades de todo o estado – “FIESP” – 22/10/2014

Para alertar sobre a importância da prevenção da doença, o Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP) promove uma série de palestras sobre o câncer de mama e outras doenças que atingem as mulheres, realizados nos Centros de Atividades (CAT). Nesta quarta-feira (22/10), a apresentação foi realizada no Sesi-SP do Catumbi, na zona leste da capital. Com uma plateia formada de funcionários, alunos, pais e moradores da região, a enfermeira do trabalho e gestora do Diagnóstico de Saúde e Estilo de Vida, Veralucia Machado Nígula, falou sobre HPV, importância do Papanicolau, da mamografia e outros exames, a história do Outubro Rosa, além dos fatores de risco e tratamento de câncer de colo do útero e de mama.

Campanha #SigaOs10Caminhos convoca para 10 Caminhos para a Produção e Consumo Conscientes – “Aberje” – 03/10/2014

Por onde começar a mudança para estilos mais sustentáveis de vida? Com o objetivo de nortear escolhas em favor de uma sociedade do bem-estar, o Instituto Akatu identificou os 10 Caminhos para a Produção e o Consumo Conscientes. Para mobilizar consumidores, empresas e governos em torno desse conteúdo, o Akatu realiza a campanha #SigaOs10Caminhos, convocando as pessoas a colocá-los em prática e compartilharem suas experiências nas redes sociais. A ação compõe o calendário do mês de outubro, em que se celebra no dia 15 o Dia do Consumo Consciente.

Feira de troca de brinquedos estimula consumo consciente no Dia das Crianças – “Aberje” – 07/10/2014

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) recebe no dia 8 de outubro mais uma Feira Universidade EcoSolidária. O evento, que está em sua 23ª edição, ocorrerá das 9h às 21h, em frente à Biblioteca Central, no Campus Itajaí, e terá como temática o Dia das Crianças. Para estimular a reflexão sobre o consumo consciente do público infantil no Dia das Crianças, haverá uma Feira de Troca de Brinquedos, a partir das 13h30, promovida pelo projeto Corrente do Bem, do Colégio de Aplicação Univali (CAU), e pela Cooperativa de Trabalho Educacional dos Amigos por um Mundo Melhor (Cooperamme).

Brasilprev inicia segunda fase de seu projeto social de educação financeira – “Aberje” – 15/10/2014

Após o fim da primeira temporada da iniciativa PVPL – Projetos de Vida na Ponta do Lápis, a Brasilprev lança a segunda etapa da ação, que visa atingir cerca de 2.500 pessoas até o final do ano. O intuito é disseminar conceitos de educação financeira para a sociedade por meio de palestras gratuitas. O projeto foi idealizado pela Brasilprev, uma das maiores companhias do mercado brasileiro de previdência privada aberta e especialista nesse segmento, que tem como parte da sua visão o objetivo de contribuir para o desenvolvimento sustentável das pessoas e do país.

GE Celma e SENAI transformam jovens em profissionais de aviação – “Aberje” – 22/10/2014

Quem não gostaria de começar a vida profissional numa grande empresa, estável e com perspectivas de crescimento? Engana-se quem pensa que jovens só conseguem chances como essa nas grandes cidades. Em Petrópolis, famosa cidade serrana do Rio de Janeiro, centenas de novos profissionais já realizaram esse sonho, graças à parceria entre a GE Celma e o SENAI. Há 20 anos os dois parceiros abrem inscrições para o curso de formação de mecânico aeronáutico. Neste ano, 60 profissionais foram selecionados para frequentar um ano de preparação teórica, que vai habilitá-los a estagiar na fábrica de manutenção e reparos de motores da GE Aviation no Brasil. O próximo passo será a chance de, num prazo de cinco anos, após todas as extensões de aprendizado concluídas, obter o certificado de mecânico de aviação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) – órgão nacional que regulamenta o setor. Atualmente, cerca de 70% dos que passam por esses dois anos iniciais de treinamento são contratados. A parceria já empregou mais de 600 jovens na fábrica da empresa.

Honda lança campanha nacional de incentivo à segurança no trânsito – “Aberje” – 24/10/2014

Contribuir para um trânsito mais seguro e premiar os motociclistas conscientes de todo o Brasil é a missão da campanha  Motociclista Nota 10. Lançada nesta semana pela Honda, a ação sorteará uma    CG 150 TITAN EX 2015 e cinco kits de segurança, com capacete, jaqueta e luva, todos os meses até fevereiro de 2015. Para participar, o primeiro passo é adquirir uma motocicleta 0 km em qualquer loja da rede de concessionárias Honda espalhada pelo País. Na sequência, os novos proprietários devem se cadastrar no treinamento online de pilotagem segura pelo site www.honda.com.br/motociclistanota10.

Starbucks realiza este mês a 5ª edição do “Dia Maria Luisa Pela Educação” – “Aberje” – 27/10/2014

Todos os anos, a Starbucks se une a seus clientes e parceiros em memoria à Maria Luisa Rodenbeck, empresária responsável pela implementação da marca no país em 2006. Durante o dia 28 de outubro, toda venda líquida* de sua bebida favorita, o Caramelo Macchiato, é revertida para a Fundação Gol de Letra, em prol da educação de crianças e jovens no Brasil. “Nós mantemos essa ação anualmente para lembrar a pessoa que ela era e seus ideais, que estão presentes até hoje em cada uma de nossas lojas. Maria Luisa era uma grande amiga e gostaríamos de perpetuar sua força visionária e empreendedora que priorizava não só a prosperidade do país, mas de toda a sociedade, principalmente de crianças e jovens”, comenta Norman Baines, diretor geral da Starbucks Brasil.

Fundação Caterpillar doa US$ 1 milhão para a luta contra o ebola – “Aberje” – 29/10/2014

Em resposta à crise do ebola, a Fundação Caterpillar anuncia que acrescentará mais US$ 1 milhão – cerca de R$ 2,4 milhões – aos US$ 7,5 milhões – cerca de R$ 18 milhões – já investidos na Campanha “The ONE” pelo trabalho de apoio à luta contra a pobreza extrema e prevenção de doenças na África. O recurso é destinado especialmente a ajudar a organização a combater o surto de ebola na África Ocidental.

Relatório Social e Ambiental demonstra compromisso da Roche Regional na América Latina – “Aberje” – 29/10/2014

A Roche Pharma Regional América Latina lançou seu primeiro Relatório Social e Ambiental no segundo semestre de 2014. Trata-se de uma reflexão da contribuição econômica, social e ambiental da empresa à região no período de dois anos, de 1º de janeiro de 2012 a 31 de dezembro de 2013. O relatório documenta os esforços e contribuições da Roche para atingir um modelo sustentável, que equilibre as necessidades sociais e ambientais com a viabilidade financeira em longo prazo.

 

 




Também nessa Edição nº: 182
Perfil: Pinheiro Neto Advogados
Artigo: Responsabilidade social empresarial e sustentabilidade para a gestão empresarial
Notícia: Imposto de Renda devido pode ser doado para projetos sociais e culturais