Imposto de Renda devido pode ser doado para projetos sociais e culturais

sicredi_30_04_2014

Pelo quinto ano consecutivo, o Sicredi, por meio da Fundação Sicredi, está promovendo a campanha de doação de recursos para projetos sociais e culturais, com o tema “Aqui o leão é amigo da cooperação”. A inciativa estimula que o contribuinte decida onde quer investir parte do Imposto de Renda devido.

A instituição financeira cooperativa capta recursos, via Lei Rouanet e Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMCDA), para ampliar os investimentos em projetos que promovem a cultura e o desenvolvimento sustentável. Pessoas físicas que declaram o Imposto de Renda de forma completa podem realizar doações com dedução limitada a 6%, até o dia 30 de dezembro. Para pessoas jurídicas que desejam doar é preciso que sua contabilidade seja pelo lucro real e o limite é 1% nas doações para o FMCDA. Já na Lei Rouanet, o limite é de 6% para pessoa física e 4% para pessoa jurídica.

Para doar ao Fundo Municipal, o contribuinte pode escolher por um dos municípios listados no site de doação, onde o Programa A União Faz a Vida está inscrito. No caso da Lei Rouanet, os projetos teatrais “Zum, zum, zum, a união faz a vida” e “Qual vai ser?” podem ser beneficiados.

A simulação da doação está disponível no site http://www.doefundacao.sicredi.com.br. Neste mesmo espaço, o interessado seleciona a iniciativa para qual quer doar. O site é apenas o cadastro de intenção de doação, para que ela seja efetivada, é necessário que o doador, realize o crédito para a conta da iniciativa escolhida, conforme os dados fornecidos no momento do cadastro da intenção de doação. Para a declaração de IR no ano seguinte, o contribuinte declara que realizou a doação e o valor será deduzido.

Conheça os projetos
“Zum, zum, zum, a união faz a vida”

Devido ao sucesso de público, em 2015, a peça retorna para 100 novos municípios. A história fala sobre dois irmãos, Leona e Artur. Leona que é cadeirante e vê em seu irmão um grande amigo. Em uma noite de brincadeiras, as crianças escutam o som de uma pequena abelha que pede ajuda aos dois para uma grande missão, partindo, assim, para uma viagem inesquecível. Eles conhecem a Rainha Mau-Mau e o Cacunda, dois personagens que não sabem o valor da cooperação e lutam para que o mal vença sobre o bem. E é aí que os dois heróis entram em ação, mostrando aos vilões a importância de valores como respeito e união.

“Qual vai ser?”
Misturando as linguagens de comédia e stand-up, a peça aborda as decisões de um jovem com dúvidas sobre qual profissão escolher. De forma subliminar o tema da educação financeira permeia toda a trama. O espetáculo percorrerá 100 cidades. É direcionada para jovens do último ano do Ensino Médio e 1º semestre de graduação.

“Programa A União Faz a Vida”
O objetivo do Programa A União Faz a Vida é construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania, por meio de práticas de educação cooperativa, contribuindo para a educação integral de crianças e adolescentes, em âmbito nacional. A iniciativa acredita em um futuro com cidadãos mais justos, solidários, empreendedores, que respeitam a diversidade e que dialogam para tomar decisões. Tudo isso só é possível, porque o Programa está alicerçado em uma rede de compromisso atuante em que gestores, parceiros, assessorias pedagógicas e apoiadores se empenham por um mesmo objetivo, caminhando na mesma direção. E, para fazer esses princípios se tornarem ação, a metodologia A União Faz a Vida se desenvolve pelas práticas da expedição investigativa, do trabalho com projetos e da comunidade de aprendizagem. Tudo isso relacionado ao currículo escolar, ao diálogo e ao desejo de aprender do aluno.

Crianças e adolescentes: 192.298
Educadores: 15.521
Escolas: 1.237
Municípios: 221
Ano-base: 2014

Mais informações no site http://www.doefundacao.sicredi.com.br.

Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa com mais de 2,8 milhões deassociados e 1.310 pontos de atendimento, em 11 Estados* do País. Organizado em um sistema com padrão operacional único conta com 101 cooperativas de crédito filiadas, distribuídas em quatro Centrais Regionais – acionistas da Sicredi Participações S.A. – uma Confederação, uma Fundação e um Banco Cooperativo que controla uma Corretora de Seguros, uma Administradora de Cartões e uma Administradora de Consórcios. Mais informações no site sicredi.com.br.
* Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Rondôniae Goiás.




Também nessa Edição nº: 182
Perfil: Pinheiro Neto Advogados
Artigo: Responsabilidade social empresarial e sustentabilidade para a gestão empresarial
Notícia: O que deu na mídia (edição 182)