Programa estimula a geração de trabalho e renda em Porto Alegre

Durante o evento de apresentação do balanço, convidados puderam participar de oficinas práticas

Durante o evento de apresentação do balanço, convidados puderam participar de oficinas práticas

Iniciativa beneficiou mais de 1,2 pessoas em 2012 com oficinas de customização de roupas e de corte e costura

Uma verdadeira rede do bem. Assim pode ser definido o Programa “Envolva-se: Costure esta Ideia” que atua em Porto Alegre e Região Metropolitana há nove anos. A iniciativa estimula a geração de renda em comunidades carentes. Somente em 2012, o projeto beneficiou mais de 1,2 mil pessoas com capacitação profissional.

As ações contemplam oficinas educativas de customização de roupas, de corte e costura, de patchwork, pintura em tecidos, além de qualificação administrativa e de empreendedorismo. Os encontros são mensais e gratuitos e contam, principalmente, com a participação de mulheres. Neste ano, segundo os coordenadores da iniciativa, foram realizadas 84 oficinas.

Todo o trabalho inicia a partir da doação de matérias-primas feita por empresas. Nas oficinas, materiais como jeans, retalhos de tecidos, persianas e banners são transformados em peças como pufs, cortinas, almofadas, bolsas, acessórios, bonecos, entre outros.

“O que vemos é uma transformação através da educação. Com esse trabalho, há a disseminação de conhecimentos e, ano a ano, temos conseguido ampliar nossa atuação em prol das pessoas tanto quantitativamente, quanto qualitativamente”, disse o diretor regional do Serviço Social do Comércio (Sesc), Everton Dalla Vecchia, durante apresentação do balanço 2012 do programa, no último dia 5.

De acordo com ele, o trabalho é baseado em relações de parceria estabelecidas pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc com empresas doadoras, entidades receptoras e voluntários. Somente em 2012, a rede distribuiu mais de 78,4 mil quilos de materiais para 100 instituições sociais cadastradas.

Vale destacar que o número de empresas parceiras passou de 18, em 2010, para 26 em 2012. Já o número de pessoas capacitadas saiu de 656 para 1.212 no mesmo período. “Antes de participarmos do Envolva-se tínhamos dificuldade no descarte de grandes volumes de resíduos. Hoje, sabemos que por meio das oficinas o aproveitamento do material é integral”, destacou Juarez Venço, da empresa Renova Lavanderia Industrial, parceira da iniciativa.

O programa alcança grupos comunitários ligados ou não a instituições beneficentes que desenvolvem oficinas semanais de produção de peças e que mantém, no mínimo, 10 pessoas no Envolva-se. Ainda segundo os organizadores, a iniciativa conta com forte participação de voluntários, uma legião formada tanto por pessoas físicas quanto jurídicas.

“Com esse trabalho, despertamos os empregados para a solidariedade. Percebemos o entusiasmo dos funcionários em colaborar com a triagem e repasse dos materiais. Isso mostra que eles entenderam o espírito do programa”, reforçou Paulo Roberto Vasques de Ataídes, representante da CEEE, também parceira da iniciativa.


Programa “Envolva-se: Costure esta Ideia” - Telefone: (51) 3224-1268

Também nessa Edição nº: 149
Entrevista: Paula Galeano
Entrevista: Nigel Topping
Artigo: Além do possível
Notícia: Novo relatório sobre MDL aponta que setor já recebeu US$ 215,4 bilhões em investimentos
Notícia: Novelis apresenta 10 metas para reduzir impacto ambiental
Oferta de Trabalho: Procura-se (12/2012)