O que deu na mídia (edição 183)

app_sphere_news

Responsabilidade socioambiental é auferir lucro com comportamento ético e responsável – “FIESP” – 06/11/2014

No primeiro painel do seminário “Produção e Consumo Sustentáveis”, realizado nesta quinta-feira (06/11), na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, o tema debatido foi “Política Socioambiental do Sistema Financeiros e Seguros”. A mediação foi da analista no Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), Regina Cavini. Os especialistas convidados focaram suas apresentações na resolução 4.327, de abril de 2014, do Banco Central (BC), que traz diretrizes para implementação da Política de Responsabilidade Socioambiental (PRSA) por todas as instituições do setor financeiro. O assessor do departamento de regulação do sistema financeiro do Banco Central, Antonio Marcos Guimarães, falou sobre as motivações do banco, pioneiro na criação de uma regulação.

Gestoras de RH da Coca-Cola Brasil e Santa Helena Alimentos falam de suas boas experiência de contratação de pessoas com deficiência – “FIESP” – 24/11/201

De suas fábricas na cidade de Ribeirão Preto saem produtos bem conhecidos do público: refrigerantes, chás, energéticos e outras bebidas, da marca Coca-Cola, e os doces à base de amendoim, das marcas Paçoquita e Amendoíssimo, da indústria Santa Helena. Mas, muito além desses produtos, essas indústrias, que empregam respectivamente, 2.200 e 1.400 funcionários, oferecem exemplos de como realizar a real inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Como qualquer indústria de mão de obra intensiva, as duas empresas enfrentaram o desafio de se adequar as exigências da chamada Lei de Cotas, que estabelece a obrigatoriedade de as empresas com 100 ou mais empregados preencherem uma parcela de seus cargos com pessoas com deficiência.

Bradesco faz clínica de rugby com Chester Williams em projeto social – “ABERJE” – 03/11/2014

A quinta-feira, 23 de outubro de 2014, vai ficar na memória das crianças do projeto social Rugby Para Todos, na comunidade de Paraisópolis, São Paulo. Isto porque o Bradesco, apoiador do projeto, promoveu no local uma clínica com o sul-africano Chester Williams, lenda da modalidade. Cerca de 100 jovens estiveram no local e puderam conhecer o ídolo e ouvir seus ensinamentos, além de aprender alguns movimentos específicos de rugby com um ex-campeão mundial. “Para mim foi emocionante ver todas essas crianças que querem virar atletas de rugby, num país que é dominado pelo futebol. Emocionante também porque elas querem crescer fora da pobreza, dessa situação em que estão, e eu espero que todas tenham aprendido um pouco comigo para se tornarem melhores pessoas”, afirma Chester Williams.

Kinross doa livros a pequenos leitores de programa social – “ABERJE” – 03/11/2014

Dia 29 de outubro é o Dia do Livro e nada melhor para comemorar do que apoiar e incentivar a leitura.  Para promover o hábito de ler, a Kinross realizou a doação de 523 exemplares de gibis e livros infantis, arrecadados em campanha interna com seus empregados, para a Biblioteca Paulo Freire da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) Paracatu. O  número de exemplares doados superou a quantidade que o local possuía e as obras agora estão disponíveis para as crianças que participam do programa Integração AABB Comunidade. Atualmente são atendidos cerca de 500 jovens, entre sete e 18 anos, em situação de vulnerabilidade social.

Johnson & Johnson inaugura centro de treinamento para médicos no Nordeste – “ABERJE” – 04/11/2014

Está sendo inaugurado, no campus da Universidade Federal de Pernambuco, em Recife, o Centro Satélite do Johnson & Johnson Medical Innovation Institute (JJMII), que funcionará em parceria com a UFPE e Hospital das Clínicas. Com capacidade para treinar cerca de mil médicos e estudantes de medicina por ano, o Centro atenderá os estados do Nordeste e Nordeste do país oferecendo educação médica continuada nas mais novas e modernas tecnologias cirúrgicas. Todos os treinamentos oferecidos são gratuitos. No Brasil, o primeiro Instituto foi inaugurado em 2010, em São Paulo, e é atualmente o maior parque de simulação cirúrgica virtual da América Latina, tendo treinado mais de 12 mil médicos. Deste total apenas 7% de todos os profissionais de saúde treinados nas instalações em São Paulo provêm das regiões Nordeste e Norte.

Programa “Aprendendo para a Vida” da Diageo ajuda a transformar 100.000 vidas – “ABERJE” – 10/11/2014

A Diageo celebra hoje o sucesso de seu programa mundial de treinamento “Aprendendo para a Vida”, uma iniciativa da empresa global de drinques, que foi implementada para ajudar as pessoas, de diversas regiões, as regiões, a desenvolver suas qualificações e construir oportunidades de carreira. O “Aprendendo para a Vida” é uma pedra fundamental da estratégia de Sustentabilidade e Responsabilidade da Diageo, que foi criado em resposta aos crescentes níveis de desemprego de jovens. O programa já deu suporte, até agora, a mais de 100.000 indivíduos, em 35 países.

Volkswagen promove projeto social para capacitação de jovens – “ABERJE” – 10/11/2014

A Volkswagen do Brasil está desenvolvendo o Projeto Gol – Para seu Futuro, com o objetivo promover a oportunidade do primeiro emprego e qualificar a mão-de-obra entre os jovens de comunidades carentes, oferecendo treinamento técnico e estágio de seis meses na empresa. A ação social é uma parceria com o Estado da Bavária, a Câmara de Comércio Brasil Alemanha, a Instituição alemã BFZ e a Obra Kolping Brasil. Para um estágio de seis meses na empresa, os jovens com idade entre 16 e 17 anos, provenientes de comunidades de alto risco social, são selecionados em testes de habilidades motoras e psicológicas para o trabalho na indústria, além de uma prova de conhecimentos gerais.

Projeto social da Interfarma combate evasão escolar gerada por gravidez na adolescência – “ABERJE” – 11/11/2014

A gravidez na adolescência não é algo raro entre as amigas de Letícia Fernanda de Lima, de 16 anos. Moradora de Engenheiro Marsilac, no extremo sul da cidade de São Paulo, ela acompanhou recentemente a gestação da filha de sua madrasta, que teve um filho aos 16 anos. “Muitas meninas sabem como se proteger, não é falta de informação. Mas elas se iludem, achando que ter uma criança tão cedo vai ajudar no seu futuro”, comenta a adolescente. Essa realidade afeta mais de 530 mil adolescentes no país, que engravidam antes dos 20 anos, sendo que muitas acabam abandonando os estudos. Hoje, a Interfarma (Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa) comemora o primeiro ano do projeto social “Geral na Saúde”, blog voltado para jovens que moram em torno de dez Unidades Básicas de Saúde (UBS) nos bairros de Parelheiros e Capela do Socorro, em São Paulo. O combate ao abandono dos estudos ligado à gestação na adolescência é uma das linhas de atuação do site.

Investimento de farmacêuticas em responsabilidade social cresce – “ABERJE” – 15/11/2014

Os investimentos em responsabilidade social realizados por farmacêuticas associadas à Interfarma (Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa) passaram de R$ 42,5 milhões em 2012 para R$ 44,5 milhões em 2013, segundo relatório que será lançado em novembro, durante a II Jornada de Responsabilidade Social Interfarma 2014. O balanço registra também um aumento de 56% no número de voluntários e programas de voluntariado, que envolveram 5.487 pessoas em 2013. “Os programas promovem diversas ações como doação de presentes e roupas em datas comemorativas, distribuição de kits de saúde, visitas a pacientes internados, captação de recursos e auxílio em eventos de organizações e associações”, esclarece Maria José Delgado, diretora de Responsabilidade Social da Interfarma. Os programas de voluntariado abrangem todas as regiões do Brasil.

Projeto Villa Ambiental dissemina educação ambiental entre os moradores de São Paulo – “ABERJE” – 25/11/2014

Mais de 3,5 mil pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos, já participaram do circuito de educação ambiental do projeto Villa Ambiental, no Parque Villa Lobos, em São Paulo (SP). Promovido pelo GRUPO SEGURADOR BB E MAPFRE, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, o projeto oferece atividades interativas sobre educação ambiental e sustentabilidade entre estudantes das redes pública e privada e a população em geral. As visitas são gratuitas e acontecem diariamente. Durante o circuito, os visitantes aprendem sobre o aquecimento global, desenvolvimento sustentável e uso consciente de recursos, como a água e energia. De segunda a sexta, os passeios são divididos em grupos de alunos da rede pública e privada e, aos finais de semana, os horários são livres para o público do parque. O circuito completo tem duração de 1 hora.

Suzano e Puket firmam parceria na campanha ‘Natal do Bem’ – “ABERJE” – 24/11/2014

A Suzano Papel e Celulose se uniu à Puket® em uma nova campanha que prevê a doação de meias para instituições sociais, em prol de um Natal mais solidário. Durante os meses de novembro e dezembro, a cada três pares de meias vendidos, a Puket® doará um outro par de meias automaticamente a uma instituição parceira do projeto. Além disso, o cliente recebe um calendário 2015 divertido, como reconhecimento do apoio à campanha Natal do Bem. O Natal do Bem é uma das iniciativas do projeto Meias do Bem, da Puket® e, nesta ação, conta com a parceria da linha de papéis Suzano Report®. Lançado em 2013, o projeto sem fins lucrativos une solidariedade e sustentabilidade na doação de meias usadas, rasgadas, manchadas ou sem pares nas lojas Puket® para reciclagem. Apenas neste ano, o projeto arrecadou 120 mil pares de meias, que foram recicladas e transformadas em três mil cobertores.

Coca-Cola Brasil anuncia apoio às Paralimpíadas Escolares, principal evento paralímpico estudantil – “ABERJE” – 25/11/2014

A Coca-Cola Brasil anunciou nesta terça-feira um acordo com o Comitê Paralímpico Brasileiro para o apoio às Paralimpíadas Escolares 2014, tornando-se a primeira marca a apoiar oficialmente o evento desde o seu início, há oito anos. A proposta da Coca-Cola é o de incentivar um estilo de vida ativo entre os jovens e auxiliar a inclusão social através da prática esportiva. A Coca-Cola Brasil também está presente no evento com um estande onde a Tocha Olímpica de Londres 2012 está disponível para interação dos atletas. Nesse espaço, os jovens atletas podem participar de uma experiência lúdica pelos cinco sentidos: visão, audição, olfato, tato e paladar. A Coca-Cola Brasil também é patrocinadora das finais nacionais e estaduais dos Jogos Escolares da Juventude, competição organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB).

Programa da Fiesp contribui para real inclusão de Pessoas com Deficiência – “FIESP” – 24/11/2014

O médico e auditor fiscal do Trabalho, José Carlos do Carmo, também conhecido como Dr. Kal, há mais de dez anos coordena o projeto de Inclusão de Pessoas com Deficiência da Superintendência Regional do Trabalho em São Paulo (SRTE/SP). Especialista no tema, ele acompanhou o programa Sou Capaz, promovido pelo Departamento de Ação Regional da Fiesp, desde o início e acredita que o grande diferencial da iniciativa é aliar a inclusão de Pessoas com Deficiência com capacitação profissional.

Pacientes com câncer ganham peruca – “Diário do Nordeste” – 18/11/2014

Enfrentar um tratamento contra o câncer não é fácil e a perda dos cabelos, em especial para as mulheres, é um baque a mais. Na tarde de ontem, 11 delas, atualmente em combate ao câncer de mama, passaram por um momento especial ao receberem a doação de perucas por meio do Projeto Fio a Fio, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE), em parceria com o Instituto do Câncer do Ceará (ICC). As pacientes foram recepcionadas no salão de beleza do Senac/CE, no Centro, onde passaram por manicure, pedicure e maquiagem, sob os cuidados dos instrutores e alunos do segmento de beleza da Instituição. Depois desse momento, o grupo recebeu as perucas e, cercado de muita emoção, participou de uma sessão de fotografia.

Auge Motos investe na prestação de serviços – “Diário do Nordeste” – 17/11/2014

A retração do crédito afetou, nos últimos três anos, o mercado de motos no Ceará. O semestre passado representou um alívio para o setor com a queda da inadimplência, abrindo espaço para um maior investimento por parte das financeiras voltado para o segmento. O cenário é propício para que as marcas se reinventem, refletindo sobre a melhor forma de fazer negócios. Um dos diferenciais perceptíveis é a especialização cada vez maior dos serviços prestados.

Sinduscon premia os destaques do ano de 2014 – “Diário do Nordeste” – 28/11/2014

Responsável pela geração de 90 mil empregos diretos no Ceará e em lenta recuperação nos últimos meses, alicerçada, sobretudo, pelas obras do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV II), a indústria da construção civil do Estado reúne, nesta sexta-feira, empresários e autoridades locais para reconhecer as ações exercidas em prol do desenvolvimento do setor. Em noite de festa, na 13ª Edição do Prêmio da Construção, serão conhecidos a construtora do ano de 2014 e homenageados os que se destacaram em diversas categorias, incluindo o operário do ano.

 




Também nessa Edição nº: 183
Perfil: Raí Souza Vieira de Oliveira
Artigo: A importância da Responsabilidade Social Corporativa como fator de diferenciação
Notícia: Pinheiro Neto Advogados destina cerca de R$ 7 milhões em investimento social com prioridade para educação