Assunto: Efeito Estufa

Noticias:

Montadora comprará US$ 40 milhões em créditos de carbono de universidades norte-americanas

A Chevrolet, marca de automóveis que pertence à General Motors, anunciou neste mês que destinará US$ 40 milhões para a implementação de iniciativas de redução de emissão de gases do efeito estufa (GEEs) em universidades dos Estados Unidos. Essas iniciativas resultarão na geração de créditos de carbono, que serão então entregues para a montadora.

Editorial:

Esforço reconhecido

O relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) divulgado em Yokohama, no Japão, no final de março, considerou que o Brasil se tornou um dos países mais preparados no combate aos avanços e impactos do aquecimento global.

Estratégias do Brasil para as negociações sobre o clima

Ante o impasse entre as nações desenvolvidas e as emergentes e em desenvolvimento na Conferência da ONU sobre o Clima (COP-19), recentemente realizada em Varsóvia, na Polônia, o Comitê de Mudanças Climáticas da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) entende não ser razoável que o Brasil indique metas antes de ter alguma clareza sobre os compromissos que os países ricos estão dispostos a negociar. Afinal, já antecipamos algumas ações e temos nos mostrado flexíveis.

Desenvolvimento sustentável em debate

A edição 168 do Responsabilidade Social.com destaca a realização da COP-19, que segue até o dia 22 de novembro, em Varsóvia, na Polônia, com uma chamada para alcançar um novo acordo que diminua a emissão de gases de efeito estufa no meio ambiente. A secretária-executiva da Convenção-Quadro da ONU sobre.

Boas novas! (2012/12)

A última edição do boletim Responsabilidade Social.com de 2012 traz uma entrevista com a coordenadora-geral da Fundação Tide Setubal, Paula Galeano. A seção notícias destaca o compromisso socioambiental da empresa Novelis, líder global em laminados e reciclagem de alumínio. Também há nessa seção uma matéria sobre o estudo “Benefícios do.

Maus presságios

A partir do início do próximo ano, nenhum país do mundo estará obrigado a cumprir metas de emissão de gases causadores do efeito estufa. Trata-se do fim dos compromissos assumidos no Protocolo de Kioto, assinado há 15 anos. Representantes de quase 200 países estão reunidos em Doha, no Qatar, para.

Legislação e meio ambiente

A edição 141 do Responsabilidade Social.com tem como foco legislação e meio ambiente. A seção entrevista, por exemplo, traz uma matéria com Renato Dolabella. O advogado especialista em terceiro setor destaca os principais avanços da Lei de Acesso a Informações, em vigor desde maio. Ele também mostra as implicações da.

Nova rodada em prol do clima

Teve início no final de novembro, em Cancun, no México, a COP-16, que se propõe a lançar metas e estabelecer medidas para a superação das mudanças climáticas. Para muitos especialistas, a reunião terá o mesmo desfecho da reunião realizada no final do ano passado na Dinamarca: sem resultados concretos. Mas.

Voos altos

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) anunciou nesta semana que uma das matérias-primas que está pesquisando como alternativa para o biodiesel também se torna bioquerosene para a aviação. Nessa segunda-feira (22), foi realizado o primeiro vôo experimental da América Latina utilizando biocombustível para a aviação a partir do óleo.

Educação e meio ambiente

A edição de número 102 do Responsabilidade Social.com traz uma entrevista exclusiva com o ex-secretário de Educação de São Paulo, Gabriel Chalita, que faz um balanço sobre a área de educação no país e principais desafios para a próxima década. Autor de leis importantes, como estadual de SP anti-bullying, Chalita.

Boas práticas pelo país

A edição 93 do Responsabilidade Social.com traz entrevista com Cláudio Tieghi, presidente da Associação Franquia Sustentável (Afras), braço social da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Tieghi fala sobre o programa Franchising de Baixo Carbono, que tem como objetivo estimular e orientar redes de franquias a reduzir e compensar suas emissões.

Entrevista:

Scott Poynton

Hoje, o TFT é uma organização não-governamental presente em 14 países, com uma equipe de 120 pessoas e 80 clientes importantes. Segundo Scott Poynton, a rápida evolução do TFT se deve ao fato de conseguirem adicionar valores reais a seus clientes.

Marcos Rossa

Marcos Rossa, gerente de Sustentabilidade e Segurança do Trabalho do Grupo Libra, um dos maiores operadores portuários e de logística de comércio exterior do país, detalha o Relatório Anual e de Sustentabilidade referente ao exercício de 2012. A instituição foi a primeira empresa do setor portuário a reunir os seus.

Daniela da Silva

A gerente de programa no Escritório das Nações Unidas para Serviços de Projetos (Unops), Daniela da Silva, fala sobre formas de incentivar as empresas que investem na sustentabilidade e oportunidades para o Brasil nesse campo. Ela se formou na Copenhagen Business School e atua em projetos internacionais em cenários os.

Rosangela Coelho

Norteada pelo princípio do tripé sustentável, que prevê sucesso econômico, com respeito ao meio ambiente e responsabilidade social, a Embraco, criada há mais de 40 anos no Brasil, é líder mundial no mercado de compressores herméticos para refrigeração.Com mais de 12 mil funcionários nas fábricas e escritórios localizados no Brasil,.

Maurício Voivodic

A fazenda Daterra, localizada em Patrocínio, interior de Minas Gerais, recebeu da Rede de Agricultura Sustentável (RAS) o título de “amiga do clima”. Trata-se da primeira propriedade da América do Sul a conquistar esse selo, que observa, por exemplo, se o empreendimento tem medidas de produção ambientalmente adequadas e boas.

Ivânia Palmeira

A coordenadora de gestão social da Basf, Ivânia Palmeira, mostra como o setor químico incorporou critérios socioambientais no dia a dia dos negócios. Na avaliação dela, a importância dessa ciência é cada vez maior para o meio ambiente e encontrar soluções para o paradigma entre a necessidade de consumo dos.

Cláudio Tieghi

O programa Franchising de Baixo Carbono, uma iniciativa da Associação Franquia Sustentável (Afras) em parceria com o Instituto Socioambiental (ISA) mostra que gerir uma empresa levando em conta aspectos socioambientais não é algo viável apenas para os grandes negócios. A ação, lançada no início de abril, teve como objetivo estimular.

Paul Simpson

Empresas de serviços, extrativistas, petrolíferas, químicas, siderúrgicas, de pequeno ou grande porte. Todas, sem exceção, estão diante do desafio de mensurar, gerir e reportar suas emissões de carbono. As que ainda não o fazem terão que adaptar seu modelo de negócio para internalizar os custos das mudanças climáticas, atendendo a.

Claudio Sales (2010/02)

O Brasil ocupa posição confortável no mercado de carbono, que movimenta bilhões por ano. O país é o terceiro do mundo em números de projetos de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), atrás somente da China e da Índia. Em relação ao potencial de redução de emissões com os projetos, o.

Perfil:

Nicole Oliveira

Para a especialista em Mudanças Climáticas do Vitae Civilis, Nicole Oliveira, o impasse nas negociações em Bonn, Alemanha, onde aconteceram conversas preparatórias à 19ª COP climática, agendada para o final do ano, na Polônia, explicita que nem todos querem barrar as mudanças climáticas. O embaraço levou a Convenção Quadro da.

Maurice Strong

“Devemos ter cautela. Não há muito a comemorar e celebrar. Estou muito preocupado com o futuro da civilização… Há enormes lacunas para a implementação do que foi acordado na ECO-92. O hiato entre ricos e pobres também cresceu nos países desenvolvidos e não se materializaram as negociações em favor dos.

Jacques Marcovitch

O professor e ex-reitor da Universidade de São Paulo (USP), Jacques Marcovitch, lança na próxima segunda-feira (14), em Manaus (AM), o livro “A Gestão da Amazônia”. Na obra, editada pela Edusp, o autor evidencia o contraste entre a exuberante biodiversidade dessa região e a gravidade de suas condições socioecônomicas.Direcionado para jovens.