O Instituto Bola Pra Frente, uma iniciativa dos tetracampeões mundiais de futebol Jorginho e Bebeto, promove durante esta semana no Rio de Janeiro, a sétima edição Meeting de Responsabilidade Social. A estimativa é reunir diariamente 200 representantes de empresas de grande e médio portes, de diversos segmentos para debater questões como Esporte Social, Tecnologia Social, cidadania empresarial, marketing ligado a causas, casos de sucesso, incentivos fiscais e avaliação de resultados e impacto social.
Além das palestras, o evento traz apresentações artísticas dos educandos da entidade, com a participação especial de atletas profissionais, jornalistas e artistas. O tema anual do instituto, que permeará todo o evento é “Pelo direito de competir. Pelo dever de se superar”, uma reflexão sobre direitos e deveres, com base no Estatuto da Criança e do Adolescente, que tem os Jogos Olímpicos de Pequim como eixo condutor. O evento ocorre na sede do instituto, em Guadalupe, zona norte do Rio de Janeiro, nos dias 17, 18 e 20 de setembro de 2008.
Criado em 2000, o instituto atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, na faixa etária de 6 a 17 anos, por meio de seis programas sociais, com atividades nas áreas de educação, esporte, cultura e qualificação profissional.
Entre os projetos desenvolvidos, destaque para o “Campeão de Cidadania”, voltado para adolescentes de 15 a 17 anos e que objetiva promover a qualificação profissional e facilitar a inserção dos jovens no mercado de trabalho. Pela iniciativa, os adolescentes têm aulas de português, matemática, inglês, além de orientação para o trabalho, curso de informática e aprendizado sobre qualidade em atendimento, legislação trabalhista, gestão organizacional, ética e cidadania. O projeto inclui atividades como aulas expositivas, dinâmicas de grupo, vídeos, jogos empresariais, palestras, visitas às empresas, elaboração do currículo e encaminhamento a empresas conveniadas.
Em oito anos de existência, a instituição criou e consolidou uma metodologia própria, que está se tornando uma Tecnologia Social. A equipe utiliza o fascínio do futebol e a imagem de atletas consagrados para atrair o público beneficiário. No “Craque de Bola e de Escola”, que atende crianças com idades entre 6 e 9 anos, a temática do futebol está nas mais diversas atividades, como nas aulas de português, matemática, história, geografia, educação artística, ambiental e nutricional.
Instituto Bola Pra Frente – Tel.: (21) 3359-5586
Também nessa Edição :
Entrevista: Luis Fernando Guedes Pinto
Artigo: Sustentabilidade ambiental e avaliação de terrenos com potencial de contaminação
Notícia: O que deu na mídia (edição 62)
Notícia: Balada Ecológica
Notícia: Iniciativa privada abre as portas do interior do norte do país para a cultura
Notícia: Ato de cidadania no zoológico de Brasília
Oferta de Trabalho: Procura-se (09/2008)
Leave a Reply