
Voluntários no Dia de Fazer a Diferença
Em dezembro de 2003, os voluntários brasileiros deram um show de solidariedade e união. As ações “Dia V” e “Dia de Fazer a Diferença” conseguiram somar a força de 1,5 milhão de pessoas, que reservaram um dia de seu ano para dedicar-se por inteiro à cidadania.
O ano de 2003 foi um verdadeiro show de solidariedade e participação dos voluntários brasileiros. Mais de 1,5 milhão de pessoas uniram-se, em de dezembro, para dedicar um dia de suas vidas para promover o bem do próximo. Em duas grandes ações – o “Dia de Fazer a Diferença” e o “Dia V” – comunidades mostraram porque o povo brasileiro é considerado tão generoso e alegre. Vale dizer que o “Dia de Fazer a Diferença 2003” envolveu 3,5 milhões de voluntários em todo o mundo. No Brasil, o evento alcançou a marca de 1 milhão de voluntários.
As equipes universitárias da SIFE realizaram ações em Manaus, Niterói, Rio de Janeiro, São Paulo, Campinas, Franca, Rio Grande da Serra, entre outras cidades. A BIC Brasil envolveu todos os seus funcionários em ações sociais em Manaus e Cabreúva, a KPMG mobilizou todos os seus 9 escritórios em cidades como Curitiba, Porte Alegre, Salvador e Belo Horizonte. A Fundação Gol de Letra, através da rede da Vila Albertina, realizou sete pólos com grandes ações sociais na região norte de São Paulo.
A Indicator GFK participou do Dia de Fazer a Diferença pela primeira vez, e conseguiu grandes resultados, como relata a voluntária Lucinéia Alves: “À tarde limpamos e enfeitamos toda a creche, para que pudéssemos receber as crianças e seus pais. Quando eles chegaram tudo estava pronto. As crianças estavam radiantes e contentes. Os pais olhavam tudo com muita admiração, pois a casa velha tornou-se uma bela Creche”. O “Dia de Fazer a Diferença 2004” está previsto para ser realizado no dia 12 de dezembro.
Já a edição de 2003 do “Dia V – Dia de Ser Voluntário”, realizada em 7 de dezembro, em Minas Gerais, bateu todos os recordes de participação. “Nem a chuva, que caiu durante quase todo o domingo em vários pontos do Estado, impediu que os voluntários dessem um verdadeiro show de mobilização”, afirma a diretora do Voluntários das Gerais, Marisa Seoane Resende.
O DIA V 2003 mobilizou nada menos do que 345.885 pessoas, em 100 cidades (97 municípios mineiros, dois do Espírito Santo (Anchieta e Guarapari) e um de São Paulo (Registro). Um número total de 27.354 voluntários realizou 1.578 ações. E os maiores destaques ficaram para a excelente adesão de 1.036 organizações, entre empresas públicas e privadas, órgãos governamentais e ONGs parceiras, e para o número de comitês de mobilização (224), o qual foi quadruplicado em relação a 2002 (54). Já o número de organizações representa mais que o dobro do obtido em 2002, quando 491 empresas foram mobilizadas. Em relação ao ano passado, outro destaque foi o número de ações, que também quase dobrou, subindo de 880 para 1.578.
Tel.: (11) 3275–3275 – E-mail: diav@voluntariosdasgerais.org.br
Também nessa Edição :
Perfil: Patrus Ananias (2004/03)
Entrevista: Sérgio Ried e Jacques Pena
Artigo: Terceiro Setor e Governo: A máquina social
Notícia: O que deu na mídia (Edição 21)
Notícia: Tênis sobre Rodas
Notícia: Quero Ler – Biblioteca para Todos
Leave a Reply