• Skip to primary navigation
  • Skip to main content
  • Skip to primary sidebar
  • O que é Responsabilidade Social?
    • Quem somos
  • Divulgue seu Projeto
  • Envie seu artigo
  • Anuncie
  • Contato

Responsabilidade Social

  • Entrevista
  • Noticias
  • Artigo
  • Charge
  • Oferta-de-trabalho
  • Perfil
  • Editorial
You are here: Home » Noticias » Tripé sustentável

Tripé sustentável

February 29, 2020 by admin Leave a Comment

Projetos sociais desenvolvidos pela rede Carrefour

Projetos sociais desenvolvidos pela rede Carrefour

Sucesso econômico do Carrefour está aliado à geração de emprego e à preservação ambiental

Para o líder de mercado no setor supermercadista e um dos maiores empregadores do Brasil, Carrefour, o bom desempenho econômico está atrelado ao compromisso social e respeito ao meio ambiente. Com mais de 55 mil funcionários no país e cerca de 15 mil lojas por todo o mundo, a rede mantém uma política de responsabilidade social com foco no desenvolvimento comunitário local. E, para obter êxito nesse setor, os parceiros internos e externos são continuamente mobilizados.

“Com a ambição de fazer do grupo referência no mercado varejista moderno quanto á saúde, segurança do consumidor e proteção ambiental, foram determinados três eixos de compromisso, envolvendo todo seu público de relacionamento”, destaca o diretor de sustentabilidade do grupo, Paulo Pianez. Ele se refere ao apoio ao voluntariado; às ações de geração de emprego e renda; à capacitação profissional e à economia de recursos naturais, entre outros projetos apoiados e desenvolvidos pela empresa na área sócio-ambiental.

Desde 2007, por exemplo, a corporação utiliza em todas as unidades papel reciclado, que em média, gera uma economia de aproximadamente 38 milhões de folhas de papel A4 por ano. Somente em 2007, a iniciativa resultou na redução de 65.505 kg de CO2, preservação de 1.572,12 árvores e numa economia de 2.567.796 litros de água e 104.808 Kwh de energia. O prédio da matriz em São Paulo e diversos hipermercados da rede também contam com um sistema de captação de água da chuva para reuso.

A rede é a primeira empresa do varejo nacional a participar do Projeto Repensar, em parceria com a Plastivida Instituto Socioambiental dos Plásticos, que recicla isopor descartado. “Esse material é largamente usado pela indústria e comércio, mas por não ser biodegradável, seu descarte na natureza é uma ameaça ao meio ambiente”, alerta Pianez. Há mais de um ano, todo o isopor descartado nas unidades de São Paulo é coletado, cumpre o ciclo total da reciclagem e é transformado em bens de consumo, como artigos escolares e utensílios domésticos. Inicialmente, o volume mensal reciclado somou 36 toneladas. A meta para os próximos anos é implantar o projeto nas demais regiões do país com meta de 400 toneladas de isopor reciclado por ano.

Boas soluções para o público interno tornaram-se referência para o trabalho da instituição. Exemplo é o “Aula de Cidadania”, que desde 2002 alfabetiza, em salas de aula montadas nas lojas, funcionários que não tiveram a oportunidade de freqüentar uma escola. Por meio de parcerias com o Ministério da Educação e organizações sociais, a ação se estendeu e hoje leva além da alfabetização, curso de suplência do ensino fundamental e médio para comunidades próximas às unidades da rede. Só em 2005, o projeto beneficiou os municípios de Bayex e Cabedelo (Paraíba), Caucaia e Maracanaú (Ceará), num total 775 alunos atendidos.

O grupo não revela o volume total destinado para as ações sociais. Mas, para se ter uma idéia do investimento, somente para o “Integrar Arte e Vida”, que promove atividades esportivas e culturais para crianças e adolescentes, entre 6 e 17 anos, a rede desembolsou entre 2007 e 2008 recursos da ordem de R$ 800 mil. Para este ano, o grupo já anunciou a doação de mais R$ 400 mil ao projeto, valor suficiente para manter os quatro núcleos localizados em Santos e Guarujá (SP), que atendem 716 jovens.

Em parceria com o braço social da rede, a Fundação Internacional Carrefour, o grupo apoiará também em 2009 três projetos voltados para a preparação e qualificação de jovens, entre 16 e 24 anos, para o mercado do trabalho. As iniciativas escolhidas receberão individualmente um valor máximo de 83 mil euros, proveniente da fundação, para ser usado no prazo de um ano. Serão privilegiadas propostas que contemplem a geração de renda, de modo a garantir a auto-sustentação financeira do projeto também a médio e longo prazo.

“Decidimos apoiar esse tipo de projeto, porque acreditamos na capacidade de transformação dos jovens e valorizamos o trabalho das instituições que criam espaços e oportunidades para o crescimento pessoal e profissional desses cidadãos”, declara o diretor do Instituto Carrefour, Antônio Uchoa. “Entendemos também que as organizações necessitam de ajuda para ampliar e melhorar seus resultados. Mas os projetos precisam contar com suas próprias fontes de recursos para que se mantenham ao longo do tempo e as mudanças sejam efetivas” afirma Uchoa.

Balcão de bons projetos
A rede mantém, ainda, o “CDI”, iniciativa voltada para fortalecer escolas de informática instaladas em comunidades com alto índice de violência. O público-alvo visa pessoas a partir dos 10 anos, que cursem o ensino fundamental em cidades localizadas nos estados do Ceará, Distrito Federal, Paraná, Recife, Porto Alegre, São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Goiás e Minas Gerais.

Há, ainda, ações pontuais, que englobam atividades na Semana do Meio Ambiente, campanhas para vacinação infantil, arrecadação de alimentos, livros, brinquedos e roupas em datas especiais como Natal, Páscoa e Dia da Criança. O grupo promove também ginástica para terceira idade, casamento comunitário e cursos de culinária. Destaca-se, ainda, o programa de voluntariado, que mobiliza os colaboradores para promoção de atividades nas comunidades de baixa renda e beneficia mais de 25 mil jovens.

Outra frente de atuação é investir em produtos com certificação de qualidade diferenciada. Trata-se do “Garantia de Origem”, que atesta que materiais, sejam carnes, peixes, frutas ou legumes, são preparados do campo à gôndola, dentro de conceitos rigorosos de qualidade, responsabilidade ambiental e social. “Todas as nossas ações convergem para uma atuação ética junto a todos os nossos públicos, desde fornecedores até clientes. Dessa forma, pretendemos fazer das nossas lojas um espaço que valorize as práticas sustentáveis e colabore com a educação ambiental, estimulando o consumo consciente”, conclui Pianez.


Carrefour – Tel.: (11) 3750-5034

Também nessa Edição :
Perfil: Cristiane Ostermann e Karen Mendes Santos
Entrevista: Veet Vivarta (2009/02)
Artigo: Os custos do assédio moral
Notícia: O que deu na mídia (edição 72)
Notícia: Desperdício na berlinda
Notícia: DF em busca da educação
Oferta de Trabalho: Procura-se (02/2009)

Filed Under: Noticias

Reader Interactions

Leave a Reply Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Primary Sidebar

Veja mais

Os Benefícios de Adotar um Animal de Estimação em Vez de Comprá-lo

March 20, 2024 Leave a Comment

A Importância das Redes Sociais para Prefeituras e Municípios no Brasil

February 2, 2024 Leave a Comment

Energia Solar: Transformando Luz em Sustentabilidade Ambiental

January 30, 2024 Leave a Comment

Recent Posts

  • Os Benefícios de Adotar um Animal de Estimação em Vez de Comprá-lo
  • A Importância das Redes Sociais para Prefeituras e Municípios no Brasil
  • Energia Solar: Transformando Luz em Sustentabilidade Ambiental
  • A Importância Da Doação De Sangue
  • Transformando o Mundo: Startups Sociais e Suas Inovações Locais

© Copyright 2002 - 2025 Responsabilidade Social — ISSN: 1677-4949. Website support service