As jornalistas Cristiane Ostermann e Karen Mendes Santos apostaram em ferramentas lúdicas para levar cidadania para crianças do ensino fundamental do Rio Grande do Sul. Trata-se do projeto MudaMundo, que distribui livros que tratam, principalmente, sobre ética, cidadania e respeito ao meio ambiente. A proposta é formar cidadãos críticos e comprometidos com a transformação social.
O conteúdo das obras também é adaptado para o teatro em esquetes, costurados com trilha sonora inédita – um recurso criativo para sensibilizar o público infantil quanto aos temas e à importância da leitura. O projeto inclui, ainda, cartilha do professor, que traz sugestões de atividades para serem desenvolvidas em sala de aula e oficinas para os educadores.
Somente nos anos de 2007 e 2008, mais de 145 mil exemplares dos livros foram doados para 3.028 escolas de 57 municípios gaúchos e mais de nove mil crianças assistiram à peça. Neste ano, novo acordo com a Secretaria Estadual de Educação já foi firmado para a manutenção do projeto, e parceria com a iniciativa privada garantiu a realização da iniciativa em 13 cidades do interior do estado.
O bom resultado da ação expandiu os horizontes das profissionais, especialistas em elaboração de relatórios e balanços sociais. A partir do projeto, elas deram início às atividades da Signi, empresa voltada para a implementação de estratégias em responsabilidade social empresarial. “Passamos a desenvolver uma série de trabalhos diferenciados para corporações, como criação de programa de voluntaria o, relacionamento comunitário, engajamento com as partes interessadas, monitoramento de projetos sociais e elaboração de relatórios”, enumeram.
A atuação é bastante abrangente e envolve os três pilares da sustentabilidade (ambiental, social e econômico). “Nosso papel é auxiliar as organizações a qualificar a relação com seus diversos públicos (acionistas, colaboradores, fornecedores, clientes, consumidores, meio ambiente, comunidade, governo e sociedade). Para tanto, identificamos oportunidades de diálogo que possam contribuir no processo de busca pelo desenvolvimento sustentável”, explicam.
Integrantes da Rede Ethos e com experiência na área de consultoria, elas mantém contratos com dez empresas de diversos segmentos e portes. Segundo as jornalistas, para este ano a meta é atingir mais municípios do Rio Grande do Sul e estender o trabalho para Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Questionadas sobre a crise financeira, elas argumentam que a turbulência deverá atingir todos os setores, inclusive o social, mas acreditam que as empresas sérias deverão manter os projetos em andamento. “Quando o social e o ambiental não são apêndices, mas ações internalizadas, arraigadas, é muito difícil que elas deixem de acontecer. As empresas que optarem por descontinuar suas ações certamente terão que investir muito mais recursos e esforços quando decidirem retomá-las”, destacam.
Signi Estratégias para Sustentabilidade – Tel.: (51) 3019-3913 / 3936
Também nessa Edição :
Entrevista: Veet Vivarta (2009/02)
Artigo: Os custos do assédio moral
Notícia: O que deu na mídia (edição 72)
Notícia: Desperdício na berlinda
Notícia: Tripé sustentável
Notícia: DF em busca da educação
Oferta de Trabalho: Procura-se (02/2009)
Leave a Reply