
Jovens têm aulas gratuitas de auxiliar de serviços administrativos, inglês, informática, recursos humanos, entre outras
Inscrições para 9ª edição do Projeto Pescar Sabin podem ser realizadas nesta semana
A partir do dia 1º de fevereiro estão abertas as inscrições para a nona edição do Projeto Pescar. A iniciativa, realizada pelo Instituto Sabin no Distrito Federal, objetiva ofertar qualificação profissional para jovens de baixa renda. Podem participar, pessoas com idades entre 16 e 19 anos, matriculadas no ensino médio em escola da rede pública de ensino, no período noturno, e ter renda mínima per capita de até meio salário mínimo.
As aulas são gratuitas e contemplam cursos de auxiliar de serviços administrativos, inglês, informática, recursos humanos, etiqueta social e contabilidade. Acompanhamento psicopedagógico, material didático, alimentação e vale-transporte estão incluídos em todo o período de formação. As inscrições podem ser feitas até 3 de fevereiro.
Maiara Lopes de Oliveira, de 16 anos, participou do projeto no ano passado e já comemora resultados. “Nesse curso, a gente não aprende só as matérias do currículo. É trabalhada toda a parte emocional e psicológica. Até a minha forma de vestir mudou”, diz. Até 2010, a jovem estudava durante o dia e trabalhava numa fazenda nos finais de semana.
O Sabin é a primeira empresa da região Centro-Oeste a implantar uma unidade do Projeto Pescar, criado no Rio Grande do Sul. Após receber parte do treinamento, os adolescentes podem ser contratados como jovem aprendiz, pelo próprio laboratório.
O curso tem duração de nove meses e estão disponíveis para esse ciclo 30 vagas, o dobro do número ofertado nos anos anteriores. A inscrição deve ser feita pessoalmente pelo candidato no Laboratório Sabin Areal, na Av. Areal, QS 5 lote 36, das 8h às 16h, com uma foto 3×4, CPF, RG e comprovantes de residência, matrícula escolar e renda familiar.
Dados divulgados pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) apontaram que que, na América Latina, a taxa de desemprego urbano dos jovens com idades entre 15 e 24 anos é de 14,9 %, mais do dobro da taxa geral e o triplo da dos adultos. De acordo com a pesquisa “Panorama Laboral 2011”, a população entre 15 a 29 anos é a principal vítima do trabalho informal.
Projeto Pescar Sabin – Telefone: (61) 3329-8000
Também nessa Edição :
Entrevista: Zunara Carvalho
Entrevista: Salomão Medeiros
Artigo: Liderança para a sustentabilidade, um recurso renovável
Notícia: Evento debate atuação do investimento social privado em medidas para reduzir a pobreza
Notícia: Pão de Açúcar adota solução para gerenciar emissões de carbono
Leave a Reply