
Papa pede urgência para o meio ambiente – “Greenpeace” – 18/06/2015
A menos de seis meses da próxima rodada de negociações das Nações Unidas sobre o tema das mudanças climáticas, a COP 21, a encíclica do Papa Francisco é um forte sinal de que o mundo precisa de um acordo relevante e que os líderes mundiais precisam dar uma resposta à altura do desafio climático. O Papa mostra que acompanha a escalada dos anúncios globais sobre o clima ao trazer direcionamentos valiosos para a proteção do meio ambiente e dos seres humanos. “O Greenpeace considera extremamente valiosa a intervenção do Papa Francisco na batalha de toda a humanidade para evitar mudanças climáticas catastróficas.
Juventude defende meta ambiciosa – “TN Sustentável” – 19/06/2015
“O trabalho que vocês estão realizando irá moldar o meu futuro. Infelizmente, vocês talvez não estejam lá. Eu estarei”, alerta Raquel Rosenberg, coordenadora geral do Engajamundo, dirigindo-se aos negociadores do clima. Entre 1º e 11 de junho em Bonn, na Alemanha, representantes das nações se reuniram para dar continuidade às negociações rumo a Paris, onde será assinado um acordo global para reduzir as emissões dos gases de efeito estufa (GEE) e assim enfrentar os efeitos das mudanças climáticas. Raquel Rosenberg da ONG brasileira Engajamundo foi escolhida para falar em nome de todas as organizações jovens do mundo. “Eu quero ver um mundo que valoriza a vida humana e o bem-estar acima do sucesso da indústria de combustíveis fósseis”, destacou dirigindo-se ao presidente da última sessão da Conferência.
Cidadãos se mobilizam para monitorar e defender rios cariocas – “Envolverde” – 19/06/2015
Os jacarés de papo amarelo que sobrevivem em lagoas e rios da Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, em águas poluídas por esgotos sem tratamento e lixo, em regiões bastante adensadas, não chamam a atenção dos cariocas como fazia o “Teimoso” – um jacaré paulistano que apareceu no poluído rio Tietê no início dos anos 90. A surpreendente persistência do jacaré de São Paulo em viver nas águas contaminadas do Tietê, em plena Avenida Marginal, despertou nos paulistas o desejo de salvar o rio. Esse desejo coletivo, mas adormecido, resultou em uma enorme mobilização, que reuniu mais de um milhão e duzentos mil cidadãos em um abaixo-assinado para despoluição do maior rio do Estado.
Grande operação internacional contra tráfico de animais em 62 países – “Terra.com” – 19/06/2015
A agência policial europeia Europol anunciou nesta quinta-feira uma ampla operação internacional contra o tráfico de animais em 62 países, na qual foram apreendidas grandes quantidades de marfim, chifres de rinocerontes e ossos de baleias. “A operação COBRA III, a mais importante já organizada contra o comércio ilegal de espécies ameaçadas, levou à apreensão de imensas quantidades de contrabando animal”, indicou a Europol em um comunicado. Trezentas pessoas foram detidas, segundo a ASEAN-WEN, uma das associações que participa da operação e que reúne países da Ásia do Sudeste.
Energia solar produz água no sertão do RN – “MMA” – 19/06/2015
O governo federal, em parceria com o governo do Rio Grande do Norte, entregou, nessa quarta-feira (17/06), o primeiro sistema de dessalinização alimentado por energia solar. O projeto piloto, instalado no assentamento Maria da Paz, município de João Câmara (RN), oferta água potável para 220 pessoas. O secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Ney Maranhão, destacou três vantagens significativas do sistema de dessalinização solar: “Agora podemos atender localidades que tenham energia deficitária”, disse. “Os painéis fotovoltaicos garantem maior autonomia às comunidades, que deixam de depender da prefeitura ou outra instituição para arcar com a conta de luz e o custo per capta da adaptação para captar a energia do sol é baixo.”
Antecipando o encontro que as Nações Unidas vão sediar entre os dias 25 e 27 de setembro deste ano, em Nova York para a adoção da agenda de desenvolvimento pós 2015, o Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (Centro Rio+) realizará uma série de eventos relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em parceria com o governo brasileiro, começando em junho. O primeiro desses eventos acontecerá dia 19 de junho no Rio de Janeiro, ocasião em que o Centro Rio+ promoverá um encontro entre a representação do Mercosul e Chile no Grupo Interagências de Especialistas sobre indicadores dos metas de desenvolvimento sustentável. Entre os dias 29 de junho e 1 de julho, o Centro Rio+ organizará, em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o “Encontro de Produtores de dados para a Agenda de Desenvolvimentos pós 2015”, também no Rio de Janeiro.
AmCham Rio abre inscrições para 11º Prêmio Brasil Ambiental – “AmCham” – 20/06/2015
Estão abertas as inscrições para o 11.º Prêmio Brasil Ambiental, uma iniciativa da Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro (AmCham Rio) que reconhece e incentiva ações de sustentabilidade do setor empresarial no Brasil. “Nós entendemos que não existe desenvolvimento sem responsabilidade com o futuro. Por isso, trabalhamos para que a premiação anual atue como catalisadora do compromisso do setor empresarial por um país mais desenvolvido e sustentável”, explica Kárim Ozon, presidente do Comitê de Meio Ambiente da AmCham Rio. O prazo para inscrição encerra no dia 14 de agosto. Podem participar da 11.ª edição empresas com atuação no país que tenham projetos de sustentabilidade já concluídos ou em fase final de implantação.
IBGE faz raio X do desenvolvimento sustentável do país em 63 indicadores – “Globo.com” – 20/06/2015
O IBGE lançou nesta sexta-feira (19) um extenso relatório com 63 indicadores, incluindo várias séries históricas, que traçam um panorama da sustentabilidade da forma de desenvolvimento do Brasil. A 6ª edição dos Indicadores de Desenvolvimento Sustentável (IDS) Brasil 2015 mostra que o país está avançando em diversas áreas ambientais, sociais e econômicas, mas tem muito por avançar em outras. A proporção do uso de energia não-renovável, por exemplo, aparece em queda no relatório do IBGE, enquanto o consumo de energia em geral cresce mais rapidamente que a população. O desmatamento da Amazônia tem diminuído, mas ainda consome milhares de quilômetros quadrados de floresta a cada ano.
Em 16 anos, desmatamento da Amazônia Legal foi quase o tamanho de SP – “Veja” – 20/06/2015
O desmatamento da Amazônia Legal, no período de 1997 a 2013, chegou a 248 mil quilômetros quadrados, quase o tamanho do estado de São Paulo, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados são da pesquisa Indicadores de Desenvolvimento Sustentável (IDS), divulgada na última sexta-feira (19). A pesquisa também mostra que o desmatamento entre 2005 e 2013 foi 89.158 quilômetros quadrados, extensão que pode ser comparada a uma área do tamanho do Espírito Santo com o Rio de Janeiro. O número é menor que o de 1997 a 2004, quando foi somada uma área de 159.078 quilômetros quadrados. Nesse caso, o total desmatado da Amazônia Legal superou o estado do Amapá.
O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) atribuiu hoje (19) o aumento dos casos de violência contra os povos indígenas em 2014 à demora das demarcações de terras tradicionais e às decisões judiciais que contrariam os interesses dos índios de todo o país. A declaração foi feita durante a apresentação do relatório de Violência contra os Povos Indígenas em 2014. Segundo o Cimi, o número de índios assassinados subiu de 53, em 2013, para 70, em 2014. “Todas as formas de violências [contra os índios] têm causas e motivações, que são o descaso em relação à demarcação de terras indígenas, à saúde e aos legítimos anseios desses povos”, afirmou o presidente do Cimi, dom Erwin Kräutler.
Terra passa por novo período de extinção em massa – “Terra.com” – 21/06/2015
Terra entrou em um novo período de extinção em massa, de acordo com um estudo feito por três universidades americanas. E os humanos podem estar entre as primeiras vítimas. A descoberta confirma os resultados de um estudo publicado pela Universidade de Duke no ano passado. “Estamos entrando agora no sexto grande período de extinção em massa”, disse um dos autores do novo estudo. O último desses períodos ocorreu há 65 milhões de anos, quando os dinossauros foram extintos, provavelmente devido a um grande meteoro que atingiu a Terra.
Decretada ‘emergência ambiental’ em Santiago por causa da poluição – “G1” – 21/06/2015
A capital chilena enfrentará nesta segunda-feira (22) sua primeira “emergência ambiental” em 16 anos, devido aos altos índices de poluição, uma medida que paralisará 40% do parque automotivo de Santiago, informou a administração municipal. “Amanhã, emergência ambiental”, anunciou em sua conta no Twitter o intendente (prefeito) de Santiago, Claudio Orrego, depois de três dias consecutivos de “pré-emergência ambiental” devido aos níveis críticos de contaminação. A emergência ambiental é a medida máxima de alerta que a legislação chilena contempla quando os níveis de poluição superam o nível 500 de Material Particulado 2,5. A medida, a primeira tomada desde 1999, paralisará 40% do parque automotivo de Santiago e mais de 3 mil fábricas e outras fontes fixas de poluição da capital chilena, que tem 6,7 milhões de habitantes.
Sistema reduz desperdício de água usada na agricultura em até 30% – “Sbera” – 22/06/2015
Um novo sistema que permite evitar o desperdício de água em até 30% no manejo da irrigação é uma nova aposta para economizar na área da agricultura. A tecnologia inclui um sensor que mede a umidade do solo e um equipamento eletrônico sem fio que envia as informações obtidas para um computador, que realiza a análise dos dados ao produtor, explica Sonia M. Zanetti, pesquisadora do Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Araraquara (SP). A solução, criada pelo Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), em parceria com a empresa de tecnologia Sencer, pode ser aplicada em todas as produções agrícolas, é sustentável e fácil de manusear. Além de ser compatível com diversas plataformas, o sistema é de baixo custo e não precisa de manutenção.
Japão pretende prosseguir com polêmico programa de caça de baleias – “Globo.com” – 22/06/2015
O Japão tem a intenção de prosseguir com o polêmico programa de caça de baleias, apesar da Comissão Baleeira Internacional (CBI) não ter conseguido determinar se este era “científico” ou não, afirmou o principal negociador japonês, citado pela imprensa. “Não há nenhuma mudança em nosso programa, que pretende capturar 3.996 pequenas baleias de Minke na Antártica nos próximos 12 anos”, declarou Joji Morishita, o principal negociador japonês na CBI. “O comitê científico não conseguiu chegar a um consenso sobre o conjunto do programa (de caça da baleia japonês)”, afirma a CBI em um relatório. “Alguns cientistas consideram que as informações adicionais apresentadas pelo Japão eram suficientes para autorizar o programa, outros não”, completa.
Desmatamento não é mais o único vilão – “Envolverde” – 22/06/2015
Desde que o clima entrou na agenda global, ainda nos anos 1990, o Brasil se acomodou a ter como meta unicamente o combate ao desmatamento como fator de redução de suas emissões de gases que provocam as mudanças climáticas. O país teve sucesso nessa empreita e, agora, às vésperas de mais uma COP (Conferência das Partes) sobre clima, em dezembro próximo, em Paris, parece ter abdicado da ação propositiva e de liderança que buscou assumir em 2009, na COP 15, em Copenhague. Na época a mobilização contagiou o país, e o governo de São Paulo também se adiantou na construção de uma Política Estadual de Mudanças Climáticas. O cenário mostrava compromisso em direção à construção de uma economia de baixo carbono.
Onda de calor deixa quase 200 mortos no Paquistão – “Diário Catarinense” – 23/06/2015
Cerca de 200 pessoas morreram no Paquistão devido a uma onda de calor que atinge atualmente o sul do país e que obrigou o governo a pedir ajuda ao Exército para apoiar os afetados. Ao menos 180 destas mortes foram registradas em Karachi, a maior cidade do país com cerca de 20 milhões de habitantes, onde as temperaturas alcançaram os 45 graus centígrados no último fim de semana. Além disso, outras 11 pessoas faleceram no sul da província central de Punyab. Estas mortes ocorreram um mês após a vizinha Índia sofrer a segunda onda de calor mais mortífera de sua história, com mais de 2 mil mortos. Um balanço realizado pela AFP a partir das informações fornecidas por cinco hospitais de Karachi revela que o número pode ser de até 249 mortos.
Projetos de agricultura familiar vão receber R$ 13 milhões – “Portal Brasil” – 23/06/2015
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) divulgaram, na última sexta-feira (19), o resultado do segundo edital da chamada pública de 2013, que vai investir cerca de R$ 13 milhões em projetos de organizações da agricultura familiar. Cada projeto receberá entre R$ 50 a R$ 70 mil. Esses são recursos financeiros não reembolsáveis. Foram selecionados 291 projetos de organizações da agricultura familiar, o que representa 36% do total de inscritos. A região que teve maior número de propostas contempladas foi a Sudeste, com 118, seguida do Nordeste, Sul, Centro Oeste e Norte, cada um com 85, 34, 32 e 22, respectivamente. Entre os selecionados, 16 são projetos de associações ou cooperativas formadas exclusivamente por mulheres e 17 são de organizações orgânicas e agroecológicas.
Eles sobreviveram aos grileiros de terras que os ameaçavam, expulsavam e matavam. Hoje, em três reservas extrativistas (Riozinho do Anfrísio, Iriri e Xingu), da Terra do Meio produzem castanha-do-Pará, borracha, copaíba, babaçu, óleo de andiroba e mais uma cesta de produtos extraídas da floresta amazônica que ajudam a proteger e onde seus filhos têm saúde e educação. Já pensou em consumir produtos e alimentos de origem conhecida, comercializados com preço justo, feito por pessoas que tocam coletivamente seu próprio modelo de negócio? Se já chegou até aqui, chegue mais perto e conheça a castanha-do-Pará, borracha, copaíba, babaçu, óleo de andiroba e mais uma cesta de produtos extraídas do meio da floresta amazônica e que começam a chegar nas prateleiras dos mercados de todo o País. É a cadeia de valor da Terra do Meio, no sul do Pará.
Mudança climática pode aniquilar avanços na saúde, apontam médicos – “G1” – 24/06/2015
A mudança climática poderá aniquilar os avanços médicos dos últimos 50 anos, com acontecimentos climáticos extremos, como ondas de calor, tempestades, inundações, ou secas – advertiu um comitê de especialistas nesta terça-feira (23). Para o professor Hugh Montgomery, da University College de Londres e copresidente da comissão criada pela revista médica britânica “The Lancet”, “a mudança climática é uma emergência médica”. Segundo essa comissão, o controle das emissões de carbono pode beneficiar a saúde, já que a poluição do ar favorece diversas patologias respiratórias e cardiovasculares. Os trabalhos da comissão coincidem com as negociações internacionais, de olho em um acordo no final do ano em Paris.
Japão vai ter maior sistema de armazenamento de energia solar do mundo – “Abril” – 24/06/2015
A empresa japonesa Mitsubishi Electric vai construir em Fukuoka (no Sul do Japão) o maior sistema de armazenamento de energia solar do mundo, com capacidade de 50 mil kilowatts, confirmou nesta quarta-feira (24) a agência de notícias espanhola EFE. O projeto, encomendado pela companhia elétrica japonesa Kyushu Electric Power e que conta com financiamento estatal, consistirá em uma rede de baterias, que ocupará extensão de 14 mil metros quadrados na localidade de Buzen e será capaz de fornecer eletricidade a 30 mil habitações. O sistema permitirá armazenar o excesso produzido por fábricas de energia solar e oferecer um abastecimento estável, mesmo de noite ou quando baixa a produção devido a condições meteorológicas, explicou à EFE um porta-voz da Mitsubishi.
Justiça obriga Holanda a cortar emissões de gases em 25% – “G1” – 24/06/2015
A Justiça da Holanda ordenou que o governo do país determine o corte de emissões de gases causadores de efeito estufa em pelo menos 25% até 2020, em um caso que ambientalistas esperam transformar em um precedente para decisões semelhantes em outros países. Ativistas levaram o caso à Justiça em nome de quase 900 cidadãos holandeses. Os ativistas argumentaram que o governo tem a obrigação legal de proteger seus cidadãos dos perigos da mudança climática. Jasper Teulings, do Greenpeace, afirmou que a decisão foi um “marco”. “Muda todo o debate. Outros casos estão sendo levados (à Justiça) na Bélgica e nas Filipinas. Este é o começo de uma onda de litígios (ligados ao) clima”, disse. Advogados do governo da Holanda não comentaram a decisão da Justiça depois do julgamento ocorrido em Haia.
China e EUA lançam plano para proteger oceanos – “Globo.com” – 25/06/2015
China e Estados Unidos lançaram uma iniciativa conjunta nesta quarta-feira para proteger os oceanos, ressaltando essa cooperação como prova de que os dois países podem trabalhar juntos apesar dos desacordos persistentes. O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, e o conselheiro de Estado chinês, Yang Jeichi, presidiram a primeira reunião de um novo grupo de trabalho sobre os oceanos, no terceiro e último dia de negociações anuais entre Pequim e Washington. “Mais uma vez nós estamos desbravando novos caminhos no que diz respeito à China e à capacidade dos Estados Unidos para encontrar uma área em que podemos cooperar, que tem grande importância…para todos os povos”, disse Kerry.
Polícia Federal faz operação contra a exportação ilegal de sementes no DF – “Globo.com” – 25/06/2015
A Polícia Federal realizou em Brasília uma operação contra a exportação ilegal de sementes e mudas da árvore Jacarandá-da-Bahia nesta quarta-feira (24). A ação, denominada “Operação Dalbergia”, nome científico da planta, contou com a participação do Ibama e cumpriu dois mandados de busca e apreensão. Ninguém foi preso. Segundo a polícia, o homem investigado vendia as sementes e mudas da espécie, ameaçada de extinção, pela internet para clientes da Europa, Ásia, Oceania, Venezuela e dos Estados Unidos. A madeira do jacarandá-da-bahia é uma das mais valorizadas no mercado e utilizada em móveis de luxo, na construção de instrumentos de corda e de pianos. O suspeito vai responder por contrabando e sofrerá sanções dos órgãos de fiscalização ambiental, informou a Polícia Federal.
Conexão COP 21, 25/6/2015 – A poucos dias do encerramento das negociações da Conferência Climática de Bonn, o Programa Climático da Associação Interamericana para a Defesa do Ambiente (Aida), a Climate Action Network América Latina (CAN-LA) e o Grupo de Financiamento Climático para a América Latina e o Caribe (GFLAC) desenvolveram o webinar A Meio Caminho de Paris 2015: Análise da Sessão de Bonn. A atividade contou com a participação de Andrés Mogro, especialista em negociações internacionais sobre mudança climática do Ministério do Ambiente do Equador, Andrea Rodríguez, advogada da Aida, e Suyana Hyamaní, da organização peruana Direito, Ambiente e Recursos Naturais (DAR).
Ferrovia interoceânica pode acabar com o pulmão do mundo: a Amazônia – “Terra.com” – 26/06/2015
Os povos indígenas da Amazônia e a ONG Survival alertaram nesta quarta-feira sobre o risco de destruição que representaria para sua população a construção de uma linha ferroviária que atravesse a Floresta Amazônica do Brasil até o Peru, ligando o oceano Atlântico ao Pacífico. A Survival, uma organização de defesa dos povos indígenas e tribais, informou em comunicado o perigo que representa para a Amazônia o projeto que pretende unir os dois países sul-americanos, com uma ferrovia saindo do Rio de Janeiro até Porto Ilo, no Peru. A China, o maior beneficiado do projeto, proporcionaria o financiamento, capacitação e construção da linha ferroviária que permitiria uma economia de milhares de quilômetros e dólares às embarcações das empresas que transportam mercadorias, principalmente com destino aos mercados asiáticos, e que, atualmente, precisam dar a volta pela Terra do Fogo, no sul da Argentina.
Prêmio internacional estimula jovens inovadores brasileiros – “EBC” – 26/06/2015
Já estão abertas as inscrições para o Prêmio Inovadores com Menos de 35, promovido pela MIT Tecnology Review, publicação do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, Estados Unidos. O concurso é feito em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Este é o segundo ano que o prêmio distingue os melhores projetos inovadores, de autoria de pesquisadores e empreendedores brasileiros abaixo de 35 anos de idade. O objetivo é descobrir e incentivar novos talentos. No ano passado foram premiados dez projetos de jovens que ofereciam soluções para resolução de problemas e carências sociais e econômicas da população, de forma criativa. Um dos vencedores foi o médico David Schlesinger, selecionado pela criação do laboratório Mendelics de diagnósticos genéticos. “O prêmio foi algo excepcional”, disse Schlesinger hoje (26) à Agência Brasil. “As pessoas que ganharam são todas incríveis, e eu me senti humilde junto dos demais premiados tão inteligentes”, completou.
Presidente da ANA defende regras para elevar emprego da água de reúso – “Globo.com” – 27/06/2015
O presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu, defendeu em visita a Campinas (SP) a criação de regras que permitam elevar a aplicação da água de reúso em municípios brasileiros afetados pela escassez hídrica. Além disso, ele reforçou a sugestão para que a próxima outorga do Sistema Cantareira, em São Paulo, contemple faixas durante a distribuição do líquido na capital e cidades do interior. De acordo com Andreu, parte das indústrias ainda é contrária à implantação acelerada da água de reúso e optam pela água da rede pública, ainda que o custo seja maior, em virtude da falta de regulação. Ele frisou que o Conselho Nacional de Recursos Hídricos incluiu a questão em agenda e defendeu mecanismos de integração para acelerar o processo.
Supremo barra plano de Obama de limitar emissões de usinas – “Terra Brasil” – 28/06/2015
A Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu nesta segunda-feira contra a iniciativa do governo do presidente Barack Obama de limitar as emissões de usinas termoelétricas, movidas a carvão. Por cinco votos a favor e quatro contra, o Supremo invalidou a legislação de emissões da Agência de Proteção Ambiental (EPA, na sigla em inglês), por considerar que ela não levava em conta o custo que isso representaria para as termoelétricas. A nova legislação, aprovada em 2011 e em vigor desde abril, limitava pela primeira vez as emissões de mercúrio, arsênico e gases ácidos das usinas térmicas que utilizam o carvão. A indústria energética americana criticava a regulamentação por ser uma das mais onerosas já impostas ao setor.
Prefeitura estuda fechar Avenida Paulista para carros todos os domingos – “Jovem Pan” – 29/06/2015
Ciclovia é inaugurada sob reclamações de pedestres, e Prefeitura planeja fechamento da avenida Paulista aos domingos. O principal cartâo postal da cidade abrigou milhares de pessoas neste domingo (29) ensolarado. Pedestres se queixaram das dificuldades para atravessar, já que há um pequeno espaço no canteiro central onde está a ciclofaixa. O repórter Daniel Lian, esteve na Paulista e constatou que o protesto daqueles que transitam, se deve principalmente, pela falta de sinalização. Os ciclistas comemoraram a implantação da via que possiu 2,7 km. Para eles foi uma conquista para a capital paulista, não só por preservar o meio ambiente, com menos carros, mas pela qualidade de vida. O prefeito de São Paulo diz que a ciclovia não é uma política partidária, nem mesmo de governo, mas é preciso ser abraçada por todos.
Brasil, China, Índia e África do Sul exigem verba por mudança climática – “Globo.com” – 29/06/2015
Brasil, China, Índia e África do Sul manifestaram neste domingo (28) na ONU que estão decepcionados com os países ricos pela incapacidade de não manter seus compromissos de ajuda às nações pobres para combater o aquecimento global. Ministros e negociadores desses quatro países se reuniram em Nova York em preparação para a Conferência Mundial sobre o Clima, a COP 21, que acontece em dezembro, em Paris. Em um comunicado conjunto, os representantes do grupo Brics (mas sem a Rússia) expressaram sua “decepção frente à constante ausência de um plano de ação claro para que os países desenvolvidos aportem US$ 100 bilhões anuais até 2020 e para que aumentem substantivamente seu apoio financeiro depois dessa data”.
Mulheres acrianas discutem impactos das mudanças climáticas – “WWF” – 29/06/2015
Como as mulheres podem ajudar populações e comunidades a lidar melhor com os impactos, prejuízos e novas realidades trazidas pelas mudanças climáticas? Este foi o mote da discussão realizada em Rio Branco (AC), durante a oficina “Gênero, Florestas e Mudanças Climáticas”, promovida pelo Governo do Estado do Acre, junto a várias instituições – entre elas, o WWF-Brasil, por meio de seu Programa Amazônia. A oficina contou com o apoio técnico do grupo ‘Gênero, Desenvolvimento e Mudanças Climáticas’ da Universidade da Flórida (EUA) e foi coordenado pelas especialistas Marianne Schmink, Denyse Mello e Wendy Bartels.
ONU avisa: negociação sobre novo acordo do clima está muito lenta – “Globo.com” – 30/06/2015
A ONU alertou que as negociações para conseguir um acordo global contra a mudança climática até o fim deste ano avançam de forma lenta e reivindicou aos líderes internacionais que se envolvam pessoamente para acelerá-las. “O progresso nas negociações é lento demais. Vai a um ritmo de caracol”, advertiu o secretário-geral da organização, Ban Ki-moon, na abertura de um encontro de alto nível sobre clima, realizado nesta segunda-feira (29), a cinco meses da reunião de Paris, a COP 21. Ban chamou os chefes de Estado e do governo de todo o mundo a dar de forma urgente uma clara “direção política” a seus negociadores para permitir que o processo se acelere e que o acordo seja possível. “Se fracassarmos, estaremos condenando nossos filhos e netos a um caos climático”, avisou o diplomata coreano.
Também nessa Edição :
Perfil: Projeto Dançarte
Entrevista: Liane Rotta
Artigo: Brasil, Futuro Próximo: Como Fica a Responsabilidade Socioambiental Empresarial?
Notícia: Food Truck Sustentável chega ao Extra e oferece aulas gratuitas de aproveitamento de alimentos
Notícia: Em nova etapa do Troco Solidário, Comper arrecada mais de R$ 79 mil para creche do Gama
Oferta de Trabalho: Oportunidade de Trabalho
Leave a Reply