
Cooperativa mineira participa de festival na França que valoriza produtos ecologicamente corretos fabricados no Brasil
Entre os dias 26 de maio e 05 de junho, a cidade francesa de Lyon sediará a 12ª edição do Festival Moda Ética. A mostra homenageará artistas do Brasil e divulgará produtos que valorizam o comércio sustentável e a reciclagem. Entre os participantes estará a cooperativa Futurarte, que beneficia 21 artesãos da zona rural de Betim, uma comunidade de baixa renda de Minas Gerais. A proposta é mostrar ao público que é possível produzir grandes trabalhos, sem deixar de lado a consciência ambiental.
Para a coordenadora e administradora da Futurarte, Roberta de Moura, a participação no festival europeu fortalecerá ainda mais a presença da marca no exterior. Hoje os produtos fabricados pela cooperativa já são comercializados para os Estados Unidos e para países da Europa, como Alemanha, Inglaterra e a própria França. Segundo ela, os artesanatos são mais valorizados lá fora, uma vez que no Brasil as pessoas ainda preferem comprar produtos industrializados.
“Ao contrário da maioria, os produtos desenvolvidos pela cooperativa são vendidos pelo mesmo preço no Brasil e nos demais países, uma vez que não são cobrados impostos para os artigos artesanais”, destaca Roberta de Moura. Atualmente, as exportações da cooperativa rendem cerca de R$ 15 a 20 mil por ano.
Fundada pela Instituição Social Ramacrisna em 2004, com o patrocínio da Petrobras, a instituição desenvolve uma grande variedade de produtos, como bolsas e pastas. A produção tem como principal característica a utilização de matéria-prima reaproveitável como o jornal e sacos de cimento. Por meio do uso do tear mineiro, artesãos também produzem artigos usando como base um produto natural: o algodão. Da criatividade, surgem tapetes, caminhos-de-mesa e jogos americanos.
Outras marcas brasileiras, como 1001 Retalhos, Domingos Totora e Melissa também participarão da mostra. Nos anos anteriores, criadores do Senegal, do Paquistão, do Mali, da Argélia, da Ilha da Reunião e do Marrocos já haviam participado do evento. Paralelo ao festival, será realizado no dia 29 de maio o fórum das associações do Festival 6 e Continent, um dos parceiros do evento. O objetivo é sensibilizar o público para as questões ligadas à consciência ecológica. No ano passado, o fórum recebeu mais de 10 mil visitantes.
Cooperativa de Artesanato Futurarte – Telefone: (31) 3596-2828
Também nessa Edição :
Perfil: José Tolovi Jr
Entrevista: Chyntia Barcellos
Artigo: Brasileiro se preocupa com aquecimento global, mas muda pouco
Notícia: O que deu na mídia (edição 95)
Notícia: Capacitação profissional devolve autoestima a cariocas
Notícia: Informática solidária
Oferta de Trabalho: Procura-se (05/2010)
Leave a Reply