
Monitores fazem demonstração da produção de extrato de camomila
Iniciativa oferta aulas sobre o meio ambiente para estudantes do DF
A Farmacotécnica, empresa de manipulação de ervas medicinais do Distrito Federal, lança no dia 14 deste mês, a edição 2010 do Projeto Preservar. A iniciativa, voltada para estudantes e educadores da rede pública e privada de ensino, objetiva estimular a preservação do meio ambiente e resgatar o conhecimento popular sobre as ervas medicinais.
A expectativa é de que duas mil pessoas participem do projeto, que consiste em visitas monitoradas a chácara Vargem Bonita. Nos encontros será abordado o respeito ao equilíbrio do meio ambiente por meio do cultivo das ervas medicinais, uma vez que a empresa é a única farmácia em Brasília que adota essa conduta, com o objetivo de evitar o extrativismo, prática que degrada o meio ambiente.
Além de conhecer as plantações de diferentes tipos de ervas medicinais, os estudantes visitarão o centro de processamento e secagem das ervas, onde têm a oportunidade de observar uma aula experimental de manipulação de fitocosméticos (shampoos e condicionadores) e fitoterápicos (extratos e tinturas para o preparo de xaropes e também a utilização das ervas medicinais no preparo de chás).
A coordenadora do projeto, Evanete Santos, afirma que o contato do educando com essa prática facilita a compreensão da teoria vista em sala de aula. “Observamos o aumento da autoestima de cada monitor e a descoberta de novos valores e talentos. A cada ano, percebemos que o interesse dos alunos em saber mais e levar este conhecimento para os seus familiares e colegas aumenta”, explica.
Segundo Andréa Saboya, farmacêutica da Farmacotécnica, conta que o principal objetivo da iniciativa é manter viva entre as crianças a curiosidade sobre a cultura dos antepassados, “adquirida por meio da observação da natureza e provocada pela necessidade de sobrevivência da espécie, o que desencadeou a utilização de plantas para a saúde e bem-estar”.
Hoje, a empresa é a única no Centro-Oeste que produz a camomila, planta típica do Sul do país. Por conta disso, a Farmacotécnica se tornou referência internacional em técnicas de plantio, colheita e secagem.
Desde a sua criação, o projeto já recebeu mais de 15 mil visitantes. Neste período, foram capacitados mais de 200 monitores e, este ano, cerca de 20 acompanharão os visitantes. Nessa edição as visitas começaram no último dia 02 e seguem até o dia 17. Os encontros são gratuitos e abertos ao público. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (61) 3901-4352.
Lojas Farmacotécnica – Telefones: (61) 3901-4352 / (61) 3346-7984 / 3346-2273 – Endereço: Chácara da Farmacotécnica em Vargem Bonita
Também nessa Edição :
Perfil: Dorina Nowill
Entrevista: Sergio Bacellar
Artigo: O que aprender com o caso BP
Notícia: Município paulista prepara diagnóstico sobre alunos com deficiência
Notícia: Projeto monitora segunda maior baía do litoral brasileiro
Notícia: O que deu na mídia (edição 103)
Oferta de Trabalho: Procura-se (09/2010)
Leave a Reply