
Indígena do Xingu
Cerca de 300 adolescentes atendidos por ONGs se encontram com índios do Xingu. Votorantim leva jovens de seis cidades de São Paulo para conhecerem cultura indígena
Conhecer a cultura indígena de perto é mais do que descobrir tudo aquilo que se vê na televisão, nos livros, jornais e revistas; é entender diversos porquês que sustentam valores e raízes brasileiras há mais de cinco séculos. Essa idéia guiou cerca de 300 adolescentes ligados a ONGs de seis cidades de São Paulo em um encontro com índios habitantes da Reserva do Xingu, na última semana de abril, na fazenda Santa Luiza, em Sales Oliveira.
A viagem, realizada pela Votorantim Celulose e Papel (VCP), tem a intenção de divulgar a cultura dos povos indígenas. “Quando as pessoas conhecem essa cultura e a relação do índio com a natureza, passam a entender muitos aspectos culturais da nação”, comenta Rosa Maria Thienne, consultora de comunicação da VCP. “Ver pessoalmente e poder tocar essas informações aumentam as chances desse conhecimento ser valorizado e transmitido”, acrescenta.
Os adolescentes, todos estudantes dessa primeira visita são das cidades paulistas de Luiz Antônio, Rincão, São Simão, Guatapará, Santa Rita do Passa Quatro e Altinópolis. Durante o encontro, o grupo pôde contemplar danças, rituais, lutas, instrumentos musicais, artesanato e outros elementos que compõem a rotina indígena da região do Xingu. As demonstrações foram feitas por 50 índios e certamente consolidaram nesses jovens o apreço e o respeito pela cultura indígena.
Site: www.vcp.com.br
Também nessa Edição :
Entrevista: Prof. Manoel Alves
Entrevista: Mark Loomis
Artigo: Quem é socialmente responsável?
Notícia: O que deu na mídia (edição 35)
Notícia: Responsabilidade Social no DF
Notícia: De sonhadores a protagonistas
Oferta de Trabalho: Procura-se (05/2006)
Leave a Reply